4 dicas para educar as crianças de maneira saudável

9 de abril de 2019
Educar seus filhos do ponto de vista do equilíbrio entre a mente e o corpo vai significar uma melhora na qualidade de vida de toda a família. Vá em frente e incorpore esse estilo de vida!

Nossos filhos aprenderão mais com o exemplo que lhes damos do que com qualquer outra coisa. Por isso é tão importante ter bons hábitos no nosso dia a dia, a fim de educar as crianças de maneira saudável.

Entretanto, manter um estilo de vida saudável vai além da nutrição. A convivência familiar, o trabalho e os cuidados pessoais também estão incluídos nessas atividades.

Quando nos tornamos pais, aspiramos exercer nosso novo papel da melhor maneira possível. No entanto, tendo em vista a nossa inexperiência generalizada, é provável que cometamos muitos erros.

O importante é sempre buscar apoio e se preparar. Na internet, nos livros e nas palavras de muitos especialistas, podemos encontrar muitas informações que nos ajudarão a melhorar.

A quantidade de tempo que passamos com nossos filhos é muito importante, mas sua qualidade é muito maior. Em todos os intervalos de tempo que compartilhamos com eles, devemos ter em mente nossa missão de educá-los.

Essa tarefa é cumprida principalmente através do exemplo e minimizando as imposições caprichosas e vaidosas apenas para satisfazer a nossa própria vontade. Caso contrário, a imagem que projetaríamos seria limitada a sermos severos por algumas horas para, logo depois, se transformar em indiferença ou abandono.

Educar com amor e qualidade

Ao educar as crianças de maneira saudável, garantiremos que no futuro teremos homens e mulheres convencidos de que o melhor jeito de viver é mantendo um estilo de vida que respeite completamente o próprio corpo e o das outras pessoas, que evite abusos e excessos e que viva em harmonia com o meio ambiente.

Portanto, essas crianças serão multiplicadoras daquelas práticas que seus pais lhes incutiram no seio do lar, principalmente através do exemplo.

educar as crianças de maneira saudável

O sucesso da educação infantil se baseia, em grande medida, em entender que nem todas as crianças são iguais; portanto, devemos aceitar suas diferenças, virtudes, habilidades e fracassos.

Dessa forma, podemos saber até que ponto chegam as suas capacidades e não corremos o risco de forçar as crianças a coisas que não são do seu agrado nem àquelas para as quais elas não têm competências. Assim, evitamos gerar aversão a certas práticas.

Dicas para educar as crianças de maneira saudável

Lembre-se de que, quando falamos de educar de maneira saudável, não nos referimos apenas aos hábitos alimentares, mas também ao relacionamento dos membros da família, ao tipo de atividades que fazem e ao modo como são projetados emocionalmente. Em outras palavras, falamos de saúde física, emocional e espiritual.

Aqui estão algumas dicas para orientar a educação dos seus filhos para um estilo de vida saudável e compartilhar com eles o lado positivo de ter um corpo e uma mente saudáveis:

1. Alimentação

Desde pequeno, tente acostumá-los a apreciar um cardápio saudável. Lembre-se de que a comida que as crianças conhecem é aquela que você apresenta para elas. Ao iniciar a dieta complementar, inclua vegetais, cereais, entre outros.

Prepare uma quantidade suficiente para você e seu filho para que ambos saboreiem ao mesmo tempo um prato gostoso e saudável.

“Um estilo de vida que respeite completamente o próprio corpo e o das outras pessoas, que evite abusos e excessos e viva em harmonia com o meio ambiente é a melhor forma de viver.”

2. Fazer exercícios

Incentive seu filho a praticar esportes desde a infância. Você pode ter que experimentar várias modalidades até que ele decida de qual realmente gosta.

O importante é que se mantenha em alguma atividade que, além de melhorar seu condicionamento físico, ajude a construir o caráter. Muito importante: não exija nada do seu filho que você não possa exigir de si mesma.

3. Entrar em contato com a natureza

Encoraje sempre os encontros entre o seu filho e o meio ambiente. Um café da manhã no parque ou uma tarde de piquenique vai encantar a toda a família.

Essas atividades vão ensiná-lo a respeitar o meio ambiente e cuidar dele mesmo para continuar aproveitando. Quando vocês estiverem em espaços abertos, fale sobre a importância de cuidar do planeta e dos animais, transforme o passeio em uma oportunidade educacional brilhante.

A educação ambiental para crianças deve começar em casa.

educar as crianças de maneira saudável

4. Promova a socialização

Permita que seu filho expanda seu círculo de amizades. Isso aumentará sua sociabilidade e, assim, ele vai compreender a importância de trabalhar num ambiente respeitoso e ajudar os outros.

Por fim, educar as crianças de maneira saudável em uma estrutura de amor, justiça e bondade é o melhor presente que você pode dar a elas para o resto de suas vidas.