5 tarefas simples que preparam seu filho para a vida real

20 Julho, 2018
São muitas as tarefas que você pode dar ao seu filho para fazer com o objetivo de prepará-lo para a vida. Como mãe é importante que você saiba que, desde bem cedo, seu baixinho deve estar consciente do que significa crescer.
 

Ter responsabilidades que exijam tempo e esforço, e dar valor a tudo o que desfrutar. Isso tudo deve ser parte da educação que você oferece ao seu filho.

Lembre-se de que é você quem deve formar uma criança comprometida com sua família, sociedade e até consigo mesma. Assim, você também estará afastando-a do inconformismo, do egoísmo, da protelação e de outros tantos “males” que podem tomar conta de um ser humano desde a infância.

Divida as tarefas de acordo com a idade do seu filho

Está claro que cada criança deve receber tarefas de acordo com sua idade. Para te dar uma luz, nós do Sou Mamãe vamos compartilhar esses mecanismos conforme as idades: desde o primeiro até o quinto ano de vida.

Tarefa para o seu filho de 1 ano de idade executar

Se o seu filho tem 1 ano de idade, com certeza você pensa que são poucas as coisas que ele pode fazer. Mas você está errada. Uma criança de 1 ano de idade já pode participar nos afazeres e atividades que você pensar.

Com 1 ano de idade, você pode ir ensinando à criança a importância de recolher seus brinquedos toda vez que termina de brincar, por exemplo.

Sabemos que por mais que diga recolhê-los, a criança não vai fazer isso sozinha. Mas colocar o brinquedo perto dela, abrir para ela a gaveta onde costuma guardá-lo e dizer: “guarde” pode ser um bom começo.

Com certeza, a criança não pensará duas vezes em jogá-lo dentro da gaveta, mesmo que o brinquedo caia fora dela.

Para ensiná-la a tarefa de recolher seus brinquedos, toda tarde você deve transformar essa atividade em uma brincadeira. Sempre faça junto com o seu filho e busque uma maneira para tornar a tarefa sempre um pouco mais divertida.

 

Ah! Enquanto você fizer isso, é fundamental que você mostre para ela que vocês estão recolhendo os brinquedos.

tarefas simples

Tarefa para o seu filho de 2 anos de idade executar

Se o seu filho tem 2 anos de idade, já está consciente do que significa guardar e ajudar em casa.  Como tarefa, nessa fase, você pode dar a ele a responsabilidade de pegar os cabides e os pregadores para estender a roupa lavada no varal.

Se você colocar tudo isso em cima de uma mesinha na altura do seu filho, ele vai adorar ajudar você.

Toda vez que ele fizer isso, você deverá premiá-lo com um: “- Bom menino! Como foi prestativo com a mamãe!”

Tarefa para o seu filho de 3 anos de idade executar

As crianças de 3 anos de idade já podem se encarregar de outro tipo de atividades mais complexas. Já não será apenas guardar o que tiver jogado no chão ou pegar algo para você quando você precisar.

Com 3 anos de idade, você pode dar a responsabilidade de colocar as colheres na mesa e os guardanapos debaixo delas. Um para cada pessoa.

Essa será sua responsabilidade diária na hora do jantar e como tal não deve se esquecer nem descumpri-la. Nessa idade, você pode indicar ao seu filho como a tarefa que ele realiza é importante para toda a família.

 

Seu baixinho deve saber que ainda que esteja brincando, assistindo televisão ou fazendo qualquer outra coisa deve cumprir com o seu dever.

Quando chega a hora de se sentar à mesa, a mamãe teve a responsabilidade de preparar os alimentos e o papai de servi-los. Assim, cabe a ele por sobre a mesa os talheres para tomar a sopa e o guardanapo para se limpar.

tarefas simples

Tarefa para o seu filho de 4 anos de idade executar

Aos 4 anos de idade, a criança quer ser cada vez mais independente e importante. Por isso, ela vai imitar e querer ficar com as tarefas dos adultos. Ser útil e demonstrar a todos como já é grande é um objetivo comum nessa idade.

Se o seu filho tem 4 anos de vida, uma boa tarefa para essa idade é levar o cachorro para fazer as necessidades no jardim ou no quintal atrás da casa. É sempre bom lembrar que tem que ser um lugar fechado onde a criança não corra nenhum risco.

Com 4 aninhos, seu filho já pode ir aprendendo quais as consequências de se criar um animal e ser o principal responsável pelo seu cuidado e bem-estar.

Se você deu à criança a tarefa de levar o cãozinho para fazer as necessidades dele, você deve garantir que ele cumpra seu trabalho.

 

Para isso, você pode conversar sobre a necessidade do animal de estimação de fazer as necessidades vitais ou o que acontece quando ele faz dentro de casa, por exemplo.

Tarefa para o seu filho de 5 anos de idade executar

Se seu filho tem 5 anos de idade, ele já pode ter a importante tarefa de acompanhar a mamãe ao supermercado todo fim de semana para ajudar a carregar o peso das compras, por exemplo.

Aqui no Sou Mamãe, nós gostaríamos de saber quais são as tarefas que você costuma delegar ao seu filho com o intuito de prepará-lo para a vida. Compartilhe com a gente também!