6 coisas para preparar um chá de bebê
Um chá de bebê é o evento no qual o nascimento é celebrado, seja o primeiro filho ou não. Nessa ocasião, a alegria e a emoção, geradas pelo fato de receber esse novo ser humano, são compartilhadas tanto com familiares quanto com amigos. Mas você sabe quais são as 6 coisas que devemos preparar para ter um chá de bebê incrível?
O bem-estar é fundamental em qualquer comemoração. Ele pode ser alcançado através da satisfação das necessidades básicas e, naturalmente, de um ambiente agradável no qual certos caprichos sejam garantidos.
Certamente, isso também inclui a futura mamãe. Não devemos nos esquecer de que ela deve ser a primeira a se sentir feliz e bem tratada.
6 coisas para preparar um chá de bebê
Os aspectos a seguir vão te ajudar a organizar um chá de bebê incrível. Lembre-se de que você deve levar em consideração os gostos e as preferências da futura mamãe, mas também os dos convidados, para que todos possam aproveitar. Você vai perceber que nem tudo se trata da decoração e dos presentes.
1. Quem organiza um chá de bebê?
Originalmente, a festa era organizada por uma amiga ou parente próxima (tia, irmã, prima ou cunhada). No entanto, há mães que gostam de organizar a sua própria festa. Tudo vai depender de cada caso. Às vezes, a organização é até mesmo delegada a uma empresa especializada em festas e eventos.
2. O lugar e a data
Um aspecto importante a ter em mente é o local onde o evento vai ocorrer. Isso vai determinar os tipos de atividades e, certamente, o número de convidados. É necessário se certificar de que ele seja confortável o suficiente para todos. Afinal, um salão pequeno lotado de convidados pode ser insuportável.
É necessário criar um ambiente calmo e confortável para todos, embora também seja possível fazer o chá de bebê no jardim da pessoa que está organizando o evento (algo que será, sem dúvida, uma surpresa muito agradável).
Quanto à data, o ideal é fazer o chá de bebê 1 ou 2 meses antes do nascimento. Além disso, ao definir a data e a hora do evento, é necessário tentar garantir que pelo menos a maioria dos convidados possa comparecer.
3. Os convidados
Em geral, as primeiras pessoas a serem convidadas são os parentes mais próximos, tais como avós, tias, sobrinhos, bem como os amigos próximos. Caso uma amiga esteja organizando a festa, é necessário ter cuidado para não deixar nenhum ente querido de fora.
4. Decoração e presentes
É necessário levar em consideração as preferências da futura mamãe, o sexo do bebê e as tendências do momento. O tema pode ser tão variado quanto a quantidade de cores que existe. O mais importante é ser original e evitar excessos. Geralmente, podem ser usados como inspiração:
- Filhotes de animais: ursos, cegonhas, pássaros variados, entre outros.
- Personagens infantis (tradicionais ou atuais).
- Acessórios de bebê (mamadeiras, berços, bichos de pelúcia).
- Balões de diversas cores, etc.
Quanto aos presentes, caso seja uma festa surpresa, é conveniente fazer uma lista para ajudar os convidados que não saibam o que dar para a futura mãe ou para o bebê. Embora não seja obrigatório presentear algo, é sempre bom dar um presente agradável e memorável.
Além disso, pode ser preparado um cartão no qual todos os convidados escrevam os seus bons votos para a mãe e o bebê.
5. Aperitivos, bebidas e afins
Em um chá de bebê, a comida a ser compartilhada sempre é muito importante. Se a festa for à tarde, o mais recomendável é organizar um lanche. No entanto, se a festa for próxima do meio-dia ou à noite, será conveniente servir um almoço ou jantar, conforme apropriado.
6. Brincadeiras e atividades
As brincadeiras são a parte mais divertida da festa e um momento perfeito para rir com os convidados. Algumas delas são:
- No meu lugar. Peça aos convidados que coloquem um balão bem inflado embaixo da roupa e, em seguida, tentem calçar os sapatos sem estourar o balão. A ideia é imitar a futura mamãe de uma forma divertida.
- Quanto mede a cintura da mãe? Todos os participantes devem adivinhar o tamanho da barriga da futura mamãe. Para fazer isso, cada participante coloca uma fita ao redor da cintura, faz o cálculo e depois corta a fita. A que mais se aproximar da medida real ganha.
Você pode incluir outras atividades como competições de dança ou jogos de adivinhação relacionados à mãe e ao bebê, por exemplo. A ideia é que todos se divirtam.
Por outro lado, no final da festa, em muitos países há o costume de dar lembrancinhas aos convidados. Elas são um sinal de gratidão por terem participado desse momento tão especial.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pérez Miralles, P. (2018). La maternidad en la fotografía. El milagro de la vida [Tesis de doctorado, Universitat Politècnica de València]. https://riunet.upv.es/handle/10251/108944
-
Zugazagasti, I., Lorea, A., Rivero, U., González Baragaña, M., & Orkolaga Fernández, O. (2017). Criterios para organizar eventos. Red de Consumo Consciente, Responsable y Transformador de Donostia. https://docplayer.es/71165891-Criterios-para-organizar-eventos.html