O batizado do seu filho: um evento único

25 Outubro, 2017

Integrar o bebê na comunidade cristã é uma coisa bastante importante no Brasil e em outros países da América Latina. O costume é celebrar essa data com uma reunião ou uma festa em família. No entanto, organizar o batizado do seu filho e a sua celebração, nem sempre é tão simples quanto parece. É preciso preparação, planejamento, e um orçamento para as coisas funcionarem bem.

Se você é mãe pela primeira vez e não sabe como começar, a seguir lhe proporcionaremos alguns critérios e dicas essenciais para que o batizado de seu filho seja um evento inesquecível.

Planejamento do batizado

Embora seja um ato religioso sem muitas complicações, o batizado requer alguns conhecimentos básicos. O costume é que os padrinhos atendam a um breve curso  na igreja, no qual eles aprenderão sobre o que consiste o batizado, e qual é o seu papel como padrinhos.

De qualquer forma, durante a cerimônia de batizado o sacerdote orientará os pais e padrinhos em cada etapa. Também é importante que o padrinho e a madrinha participem da preparação e se comprometam com a realização correta deste sacramento.

Devemos lembrar que este evento tem um significado e benefício espiritual para o bebê, que deve estar presente desde o início da celebração. Portanto, se você optar por batizar o seu filho na igreja é fundamental que respeite a cerimônia e certifique-se de que os seus convidados também façam a mesma coisa.

Escolhendo os padrinhos

Os padrinhos devem ser pessoas próximas e comprometidas com os pais e com a criança que vai ser batizada. Na cultura católica é uma tradição que os escolhidos cuidem da criança quando os pais não estiverem presentes, e garantam que a criança tenha um caminho na fé.

bebê segurando o dedo da mão dos padrinhos

Os padrinhos são responsáveis ​​por garantir a fé da criança a partir do dia do seu batismo

Por esta razão, a melhor amiga da mãe que mora longe, ou amigo do futebol do pai podem não ser os candidatos mais adequados. O ideal é escolher pessoas próximas à família ou que tenham uma afinidade real com a criança. Nesse sentido, os parentes serão uma excelente opção.

Não podemos escolher ao acaso essas pessoas que deverão ter uma influência positiva na vida da criança.

Uma boa ideia para engajá-los nesse evento é dar-lhes a responsabilidade de comprar as roupas do bebê para o batismo ou as lembrancinhas, por exemplo.

O batizado do seu bebê deve ser na igreja de sua comunidade

Na verdade, o batizado pode ser administrado em qualquer igreja católica. No entanto é melhor fazê-lo naquela em que você tiver um contato maior. Tudo dependerá das tradições familiares e religiosas de ambos os pais.

É aconselhável realizar esta cerimônia na igreja da comunidade onde o bebê mora. Assim, quando a criança for mais velha poderá realizar o resto dos seus sacramentos na mesma instituição.

Faça um orçamento moderado para a festa

Algumas pessoas gastam quantidades exorbitantes de dinheiro em uma festa de batizado. Não é necessário alugar uma sala de festas, pagar por um menu caro, música ao vivo e outros luxos, que só farão um buraco no bolso da família.

Devemos pensar que oferecer uma festa muito cara tornará esse ano bastante complicado em termos financeiros. Esta celebração não é a única, lembre-se que serão adicionados outros eventos que não podem passar em branco como o aniversário e o Natal.

Portanto, a melhor coisa para ter um batizado econômico é fazer uma reunião mais privada, com parentes e amigos mais próximos da família. E, em vez de pagar pelos serviços é melhor que os pais mesmo organizem a comida e a decoração.

ornamentação da festa de batizado

Algumas opções para a celebração

Em vez de alugar um salão de festa custoso você pode planejar uma celebração mais modesta em casa. Uma festinha ao ar livre pode ser agradável e barata, ao mesmo tempo. Basicamente, o conselho é fazer algumas coisas por conta própria, e gastar apenas no que é impossível ou muito difícil de fazer.

Hoje em dia, há uma tendência de celebrar o batizado e o aniversário da criança ao mesmo tempo. Para isso é necessário agendar a cerimônia com antecedência para que ela ocorra em um fim de semana próximo à data do seu aniversário.

Como você pode ver existem muitas estratégias úteis para realizar o batismo de seu bebê. Lembre-se, o importante é que este evento tenha um impacto positivo no futuro do seu filho.