6 ideias de aperitivos rápidos

9 de junho de 2019
Muitas vezes, chegamos em casa depois de um longo dia de trabalho e o que menos queremos é começar a cozinhar. Ou então alguns amigos vêm jantar em casa sem avisar e você precisa improvisar. Por isso, neste artigo, te daremos 6 ideias de aperitivos fáceis com os quais você fará sucesso.

Você é dessas pessoas que não quer cozinhar quando chega em casa? Ou é daquelas que têm amigos ou parentes que chegam de surpresa em casa para o jantar? Se a resposta foi afirmativa para qualquer uma dessas perguntas, continue a ler. A seguir, daremos algumas ideias de aperitivos rápidos para que o seu tempo gasto na cozinha seja o menor possível.

6 ideias de aperitivos rápidos

1. Sanduíches

Quando falamos em aperitivos rápidos, o primeiro prato que vem à nossa mente são os sanduíches. Eles salvam as nossas vidas a qualquer hora do dia: no meio da manhã, na hora do almoço, caso você não tenha muito tempo para ele, na hora do lanche ou então para o jantar, se você tiver comido algo pesado e não estiver com fome.

A facilidade para prepará-los faz com que esta seja uma das nossas ideias de aperitivos rápidos. Você só precisa de pão de forma e do recheio. Esse recheio pode ser praticamente qualquer ingrediente.

Existem sanduíches mais simples, como os de embutidos ou de patê, mas você também pode fazer alguns mais elaborados. Deixamos uma série de opções a seguir:

  • Tomate e pesto.
  • Acelga, ovo e queijo.
  • Salmão.
  • Berinjela e queijo.
  • Creme de siri.

Como você pode ver, são muitas as opções e levará apenas alguns minutos para que os sanduíches estejam prontos para serem servidos.

2. Sanduíche aberto

Outra ideia de aperitivo rápido são os sanduíches abertos. Você precisará de pão para a base e de uma carne ou peixe para colocar no topo. Como complemento, e para que a carne ou o peixe não fiquem secos, você pode usar um molho ou um creme.

Com os ingredientes prontos, a preparação desses sanduíches levará 5 minutos e a apresentação na mesa será muito boa.

A segunda alternativa para os sanduíches abertos é usar pão de miga redondo e sem o miolo. Por estar sem o miolo, você poderá colocar dentro dele os mesmos ingredientes de que falamos anteriormente. Essa é outra forma de apresentação para jantares improvisados.

Sanduíches: aperitivo rápido

Finalmente, como terceira e última alternativa aos sanduíches abertos tradicionais, você pode colocar na mesa pãezinhos e diferentes molhos e patês. Da cozinha ao prato em menos de 2 minutos.

3. Tomate e queijo branco

Para fazer esse aperitivo você precisará de:

  • Tomate em fatias finas.
  • Queijo branco fatiado.
  • Pão fatiado.
  • Como ingrediente opcional, azeite de oliva virgem.

Se você tiver todos esses ingredientes, então basta colocar o tomate e o queijo em cima do pão. Como dica, recomendamos que o azeite de oliva virgem seja colocado na mesa para que cada convidado possa optar por incluí-lo ou não.

4. Tâmaras com bacon

Outra das ideias de aperitivos rápidos são os espetinhos de tâmaras com bacon. Embora você provavelmente tenha que usar um eletrodoméstico dependendo de como queira prepará-los, levará apenas alguns minutos.

Você precisará de tâmaras sem caroço e bacon. Você deve enrolar uma fatia de bacon em cada tâmara e colocar um palito no meio para que o enrolado não se desfaça. Depois de prepará-los, você pode fritá-los em uma frigideira. Ou, se preferir que o bacon não solte muita gordura, leve-os ao forno ou ao micro-ondas.

5. Wraps

Os wraps estão se tornando uma refeição comum atualmente. Por essa razão, você pode usar esse prato para os seus jantares ou para um dia em que você não tenha vontade de ficar na frente do fogão.

Você precisará de tortilhas de milho para envolvê-los. Os outros ingredientes, que são o que você vai incluir dentro da tortilha, podem ser escolhidos de acordo com a sua preferência. Bacon, presunto, frango, legumes salteados, etc. Existem muitas opções que você pode usar para fazer os wraps.

Se você não conseguir se decidir por apenas um deles, pode cortar as tortilhas em pequenas porções e, dessa forma, incluir diferentes ingredientes para cada uma delas.

Os wraps estão se tornando uma refeição comum

6. Aperitivos rápidos: espetinhos

Sem dúvida, os espetinhos são outra das ideias de aperitivos rápidos. Mais uma vez, você pode usar os ingredientes que preferir, desde diferentes queijos, passando por frango com legumes, até camarão com abobrinha…

Misture as possibilidades de acordo com as suas preferências e as dos seus convidados, se você tiver visitas. Coloque pequenas porções de cada ingrediente em um palito longo e, assim, você terá o espetinho pronto em apenas alguns minutos.