5 alternativas para cozinhar sem sal

23 de junho de 2018
Embora sejamos conscientes dos danos à nossa saúde, continuamos a adicionar sal às nossas receitas. Veja, neste artigo, algumas ideias simples para evitar o seu consumo e substituí-lo por ingredientes mais saudáveis?

Os riscos para a saúde devido ao alto consumo de sal aumentam cada vez mais. Contudo, não é segredo para ninguém que os alimentos sem sal e mal temperados não são nada agradáveis ao paladar. Aqui te oferecemos dicas para que você possa cozinhar sem sal sem sacrificar o sabor nas suas refeições.

Há muitas pessoas para quem o sal não cai bem, visto que não é bom consumi-lo em excesso. No entanto, estamos aumentando cada vez mais o consumo de sódio em produtos já processados e que estão se tornando mais comuns em nossa alimentação diária.

Isso pode acabar em uma consulta com o médico. Quando isso acontece, eles nos aconselham a adotar uma dieta com baixo teor de sódio. Esse é o momento em que se torna complicado dar sabor às receitas.

Não podemos nos esquecer que temos outros ingredientes que podem devolver o sabor ao paladar e o nosso gosto pela comida. Aqui apresentamos cinco ótimas alternativas para cozinhar sem sal.

5 alternativas para cozinhar sem sal

1.- Aposte nas especiarias

Existem muitas alternativas para cozinhar, e aqueles que amam a cozinha não hesitarão em encontrá-las. Aqui se incluem grandes aliados, como ervas e especiarias; ambas vão muito bem com vegetais, tais como tomate, cenoura, milho, vagem, batata, pimenta, entre outros.

Elas também podem ser combinadas com carnes como a bovina, frango, peru, porco ou frutos do mar.

Entre as ervas mais conhecidas estão o manjericão, a cebolinha, o coentro, a salsa, o orégano, o alecrim e muitas mais. As especiarias mais comuns são curry, páprica, mostarda, pimenta, estragão, alho, canela, noz-moscada, cravo, entre outras.

alternativas para cozinhar sem sal

2.- Cozinhe com vegetais frescos

Nos mercados, temos à nossa disposição grande variedade de vegetais e frutas com baixa quantidade de sal. Por exemplo, tomates secos, que conferem muito sabor para acompanhar pães e pizzas.

Poderíamos citar entre esses vegetais os cogumelos, as cerejas, as cenouras e o espinafre, que podem ser incluídos em saladas ricas, nutritivas e deliciosas.

3.- Elimine os alimentos processados da dieta

Os alimentos processados contêm um teor aproximado de sódio de 75%. Por isso, devemos ajustar o seu consumo. Entre os alimentos que podem ser mencionados nesta categoria estão enlatados, pratos com arroz, sopas, molhos e misturas prontas.

Uma maneira de eliminar ou reduzir o consumo desse tipo de produto é verificar as embalagens a fim de conferir a quantidade de sódio. Se comprarmos grãos enlatados, podemos enxaguá-los com bastante água. Assim, eliminaremos o excesso de sal.

Por outro lado, deve-se reduzir o consumo de gordura, azeitonas, presunto, anchovas ou picles. Todos esses alimentos passam por um processo de salmoura ou conserva. Além disso, é melhor deixar de lado os vegetais congelados e trocá-los por vegetais frescos, mesmo que seja um pouco mais difícil de conservar ou preparar.

4.- Evite alguns temperos prontos

É aconselhável se afastar dos temperos prontos de alho e cebola, pois eles contêm muito sal. Troque por temperos frescos ou tente usar vinagre. Existem muitas variedades de vinagre, como o balsâmico, o tinto, o de arroz ou o de vinho branco. Para garantir sabor ao preparo, devemos adicioná-lo no final do cozimento.

“Há muitas pessoas para quem o sal não cai bem, visto que não é bom consumi-lo em excesso. No entanto, estamos aumentando cada vez mais o consumo de sódio”

5.- Escolha os cítricos

Outra opção para temperar sua comida sem recorrer ao sal é optar por adicionar suco de lima ou limão. Assim, você obterá o mesmo efeito que obteria com o sal, mas de uma maneira muito mais saudável.

Além disso, você dará aos seus pratos uma dose extra de vitamina C. Não se esqueça de que o suco de limão pode ser perfeito para sopas, saladas, frango e peixe; cairá muito bem e potencializará o sabor das suas refeições.

Elimine os alimentos processados da dieta

Conclusão

A cozinha tem muitas variantes e alternativas; apenas precisamos nos informar um pouco mais para encontrar muitas receitas e ideias que podem nos ajudar a substituir certos ingredientes sem perder o sabor. Da mesma forma, faremos isso mantendo nossa saúde adequada e perfeita.

Como mencionamos anteriormente, começar a comer alimentos com pouco sal produzirá um impacto um tanto desagradável em termos de sabor; uma excelente notícia é que o paladar se acostumará gradualmente à mudança e, muito em breve, nem perceberemos a diferença.

Depois de um tempo, esqueceremos o sal ao cozinhar e apreciaremos todas as outras especiarias e alternativas que existem para temperar. Cozinhar sem sal não é apenas possível, mas também muito simples. Vá em frente e experimente essas opções!