7 atividades com bexigas coloridas para o seu bebê

· 27 de setembro de 2017

As bexigas coloridas são um excelente estímulo sensorial ao bebê. Suas cores e seus movimentos estimulam a visão e a textura que têm ajudam os pequenos a conhecerem um material, que até o momento desconheciam.

As bexigas coloridas são uma dessas coisas que as mães sempre têm em casa e que chamam a atenção dos pequenos, porque para aprender sobre o mundo que os rodeia e se divertir, os bebês precisam de muito pouco.

Atividades com bexigas coloridas para o seu bebê

Bexigas coloridas presas nos tornozelos

Os bebês adoram espernear e, por outro lado, adoram objetos que se movimentam.

Tendo em mente essas características próprias da infância, amarre nos tornozelos dos pequenos um par de bexigas coloridas. Você vai perceber o quanto eles vão gostar de mexer as perninhas e ver como as bexigas se mexem.

Se você colocar o bebê em frente a um espelho no qual consiga se ver por completo, seu entusiasmo vai se transformar um frenesi.

A cor é o tato dos olhos, a música dos surdos, uma palavra na escuridão

—Orhan Pamuk—

Bexigas coloridas amarradas no berço

uma casa sendo levada por muitas bexigas coloridas

Para que seu filho possa tocar e ver as cores das bexigas, amarre-as ao redor do berço.

O melhor é quando as bexigas ficam na parte da frente em uma posição boa, que permita que os pequenos interajam com elas sem problemas.

Deixe que seu filho se divirta e “converse” um pouco com as bexigas. Quando ele se cansar, você pode ligar um ventilador na direção das bexigas para fazê-las se mexer em todas as direções.

Bexigas de hélio

Procure bexigas de hélio e coloque-as no quarto do seu pequeno.

Feche as portas e as janelas para que as bexigas não saiam do quarto e mantenha o ambiente em uma temperatura agradável.

O ar (do ventilador ou do ar condicionado) vai fazer com que as bexigas “andem” pelo teto de um lado para o outro.

Seu filho vai ficar encantado com essa agitação sobre sua cabeça.

Bexigas na água

Nem sempre o momento do banho é agradável para os bebês.

Muitos deles adoram a água, mas sempre há alguns que não se sentem confortáveis dentro da banheira e, enquanto a mamãe os limpa, não param de chorar.

Se seu filho for desses que brincam na água ou se for daqueles que choram no banho, não importa, quando você for colocar seu pequeno na banheira, coloque também algumas bexigas na água.

Se o bebê já consegue ficar sentado, talvez queira ficar brincando um pouco com seus novos brinquedos.

Bexigas com brinquedos dentro

menina sentada em um campo perto de bexigas coloridas

Junte algumas bexigas transparentes e coloque brinquedos dentro delas.

As bexigas devem ser transparentes para que seu filho possa observar seu conteúdo facilmente, e os brinquedos de dentro devem ser de plástico leve ou de algodão.

Abra a boca da bexiga e empurre os brinquedos para dentro. Pegue a bexigas e sopre como se não tivesse nada dentro, assim como você faz quando enche qualquer bexiga. Ao final, amarre a ponta e pronto! Você só deve evitar encher muito essas bexigas com brinquedos dentro.

Estimula a audição

Além da visão e do tato, as bexigas podem servir para estimular a audição dos bebês.

Para isso, fique na frente do seu filho, segure uma bexiga e faça barulho passando um dos seus dedos pela superfície dela. Você vai perceber que, no começo, seu filho vai ficar quieto vendo e escutando o que acontece, mas à medida que perceber que se trata de uma brincadeira, vai começar a mexer os braços e as pernas mostrando que está gostando do que você está fazendo.

Bexigas para comer mais

Não acontece o mesmo em todos os casos, mas, em geral, quando os bebês estão interessados em alguma coisa, prestam menos atenção ao que estão comendo e na quantidade do que comem.

Se as bexigas chamarem a atenção do seu bebê, e se ele for um desses pequenos que não querem comer, talvez você possa usar essa alternativa para desviar a atenção para as bexigas e fazer com que seu bebê coma enquanto as observa.

Dê para ele a bexiga que quiser e deixe-o sujar a bexiga com um pouco de papinha, pode ser que ele goste e que fique ainda mais animado para ingerir os alimentos que você oferecer.

Qualquer ideia é boa para estimular uma criança que não quer comer, não é mesmo?

Mamãe, quando você for deixar seu filho brincar com as bexigas, precisa ficar atenta à segurança.

Tenha em mente que as bexigas, diferentemente de outros brinquedos, estouram e seus restos podem chamar a atenção do bebê que provavelmente vai querer colocá-los na boca.

Deixe seu filho brincar com as bexigas, só não o perca de vista.