7 atividades para um bebê de seis meses

Um bebê de seis meses é uma caixinha de surpresas a serem descobertas. Aprenda como desenvolver todo o seu potencial.
7 atividades para um bebê de seis meses
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Há muitas atividades para um bebê de seis meses que permitem desenvolver as suas habilidades em todas as dimensões. Esta é uma época na qual você verá grandes avanços e mudanças em seu comportamento e habilidades. É por isso que é tão importante estimulá-lo e lhe dar oportunidades para explorar e alcançar o seu potencial máximo.

“Com 6 meses de idade, o seu bebê fica mais ativo. Uma vez que ele se move mais, é uma boa ideia se certificar de que a casa seja segura. Todos os produtos de limpeza, medicamentos, venenos e objetos pontiagudos devem ser colocados em um local fora do alcance do bebê. Certifique-se de que todas as pessoas que cuidam do bebê saibam como mantê-lo seguro.”

-Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA-

Todos os exercícios que você verá a seguir contribuem para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional do bebê. Eles vão te ajudar a aproveitar o tempo entre pais e filhos para fortalecer o vínculo familiar e também para que o bebê possa se divertir e aprender. Então, tome nota dessas atividades e comece a colocá-las em prática desde já.

As atividades mais produtivas para um bebê de seis meses

1. Espirrar água na piscina

Nessa idade, o bebê já consegue se sentar sem apoio enquanto estiver na banheira. Então, coloque alguns brinquedos ao seu redor e guie a mãozinha dele para que ele possa espirrar a água repetidamente.

Além de ser uma ação extremamente divertida para o bebê, isso também é conveniente para fortalecer os músculos da região lombar da criança, bem como para melhorar a sua postura.

2. Músicas e versos infantis para um bebê de seis meses

Sente-se ou deite-se na frente do bebê e comece a cantar uma canção ou a declamar versos contagiantes e alegres. Acompanhe a sua voz com movimentos, gestos e sons engraçados que provoquem o riso do bebê.

Dance com ele e o encoraje a se mover de acordo com o ritmo. Isso ajudará a desenvolver seu tônus muscular, bem como suas habilidades motoras grossas.

As atividades mais produtivas para um bebê de seis meses

3. Brincadeiras com bolhas

Faça bolhas de sabão perto do seu bebê e deixe que elas toquem o seu rosto e que ele veja todas as suas cores. Tente pegar as bolhas e incentive o bebê a tocá-las e tentar pegá-las com as mãos também.

Com essas atividades simples para um bebê de seis meses, você conseguirá fazer com que ele desenvolva habilidades visuais como o rastreamento de objetos, por exemplo. Dessa forma, a sua coordenação visual e manual também será melhorada.

4. Organizar blocos de construção

Pegue alguns blocos de construção que sejam coloridos e de tamanho apropriado para as mãos do bebê. Coloque-os à sua frente e guie-o para começar a construir torres com as peças.

Mesmo que ele não consiga fazer isso completamente, você já estará ajudando-o a melhorar a manipulação dos objetos e, assim como no exercício anterior, isso vai fortalecer a sua coordenação viso-motora.

Outras atividades para bebês de seis meses

5. Ler histórias

Escolha os livros com as maiores ilustrações e com cores brilhantes. Coloque o bebê no seu colo e leia com uma voz divertida enquanto ele observa cada um dos seus movimentos e desenhos.

As palavras podem não cativá-lo no começo, mas as imagens vão chamar a sua atenção. Por isso, não se surpreenda se você encontrar o seu bebê balbuciando e ouvindo com um olhar de surpresa.

6. Brincar com uma bola de praia

Se você tiver a possibilidade de levar o seu bebê para um espaço ao ar livre, aproveite imediatamente. Sente-se a uma curta distância na frente dele, com as pernas abertas.

Espere até que a atenção dele esteja em você e então gire a bola em sua direção suavemente. Ele tentará alcançá-la, movê-la e acertá-la. Sem dúvida, esses movimentos vão facilitar o seu desenvolvimento muscular.

7. Puxar uma corda

Escolha uma corda que seja feita de materiais macios que não causem atrito na pele do bebê. Coloque uma ponta nas mãos dele e segure a outra.

Então, puxe gentilmente e espere que a criança tente fazer o mesmo. Essa atividade contribui para que a criança possa segurar melhor os objetos e dissociar o movimento dos seus dedos.

Ler histórias

Outras atividades para um bebê de seis meses de idade, tais como mover os pés do bebê simulando uma bicicleta, também permitirão aumentar a sua força muscular.

Todos esses exercícios contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças e permitem que os momentos que você compartilha com elas sejam oportunidades para o seu crescimento. Assim, é possível promover as suas habilidades através de práticas muito simples e que não exigem muito tempo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Blasco, J. (1992). El estadio del espejo. Introducción a la teoría del yo en Lacan. Barcelona: Espacio Psicoanalítico de Barcelona. Universidad Nacional Autónoma de México. https://www.rua.unam.mx/portal/recursos/ficha/74495/el-estadio-del-espejo-introduccion-a-la-teoria-del-yo-en-lacan
  • Cadena, B., León, A., Pasquel, E., & Usamá, Y. (2020). Propuesta de estimulación temprana para el desarrollo infantil. Boletín Informativo CEI, 7(1), 83-89. https://revistas.umariana.edu.co/index.php/BoletinInformativoCEI/article/view/2204
  • Celayeta Lazcano, A., & Cuesta Abil, A. (2015). La fisioterapia como método de apoyo y de prevención durante el desarrollo del bebé sano de 0 a 2 años. Escuela Universitaria Gimbernat. https://eugdspace.eug.es/handle/20.500.13002/527
  • Cepeda, A. (2009). Afecto y aprendizaje en la sala cuna. Experiencias didácticas para niños de 6 meses a 3 años. https://bibliotecadigital.mineduc.cl/bitstream/handle/20.500.12365/16961/Cuaderno-6.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  • Enesco, I. (2012). Desarrollo del conocimiento de la realidad en el bebé. JA Castorina & M. Carretero (Comps.), Desarrollo cognitivo y educación. Los inicios del conocimiento, 1, 165-193.
  • García, Z., & Dennise, M. (2021). Juguete para la estimulación de gateo en niños de 6 a 12 meses. Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
  • González Vargas, A. H. (2014). La adquisición del lenguaje y la gestualidad en la interacción adulto-bebé-objeto. Fuentes Humanísticas, Año 28, Número 49, II Semestre 2014, pp. 97-111. http://zaloamati.azc.uam.mx/handle/11191/5116
  • Guerra, G., & Julio, C. (2012). El agua, espacio de aprendizajes : propuesta metodológica para la estimulación adecuada en niños de 6 meses a 2 años de edad en medio acuático. Universidad del Valle.  https://bibliotecadigital.univalle.edu.co/handle/10893/3871
  • Gusqui-Chano, K. E., Ríos-López, T. D., Caizaluisa-Barros, N. F., & Pazmiño-Arcos, A. F. (2022). La estimulación temprana como medio principal para desarrollar el área socio-afectiva en los dos primeros años de vida. Maestro y Sociedad, 19(2), 732-745. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/5551
  • Martí, J. M. (2017). Cómo potenciar la inteligencia de los niños con la música: Desarrolle sus habilidades motrices, lingüísticas, matemáticas y psicosociales. Ma Non Troppo. https://books.google.es/books?id=DPB4DwAAQBAJ&dq=Canciones+y+rimas+infantiles+para+el+beb%C3%A9+de+seis+meses+tono+muscular+habilidades+motoras&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
  • Mendez, L., & Susana, J. (2015). Juegos de construcción para reforzar la coordinación viso-motriz de los niños y niñas de nivel inicial 1 de la escuela de educación básica los Ositos Graciosos del Cantón La Libertad, provincia de Santa Elena, año lectivo 2015 – 2016. La Libertad: Universidad Estatal Península de Santa Elena, 2015.
  • Morales Suárez, A., & Rincón Lozada, C. F. (2016). Relación entre madurez neuropsicológica y presencia–ausencia de la conducta de gateo. Acta de investigacion psicologica6(2), 2450–2458. https://doi.org/10.1016/j.aipprr.2016.06.008
  • Moreno, J. A., & De Paula, L. (2005). Actividades Acuáticas para el primer año de vida del bebé. In En Actas de II Congreso Internacional de Actividades Acuáticas (pp. 171-188).
  • Ortega-López, L. (2014). Adquisición del lenguaje infantil: Las primeras palabras. Universidad de Jaén, Departamento de Filología Española. https://tauja.ujaen.es/handle/10953.1/1064
  • Sumbland, C. (2008). 50 actividades para estimular a tu bebé: 0-12 meses. Imaginador.
  • Sánchez, N., & Jazmina, E. (2015). Gimnasio portátil para actividades de estimulación temprana en bebés de 6 a 12 meses del programa Creciendo con Nuestros Hijos del Mies. Pontificia Universidad Católica del Ecuador Sede Ambato. https://repositorio.pucesa.edu.ec/handle/123456789/1250
  • Sancho, V. A., de Gauna, C. E. I., Florez, C. C., & Saborit, B. V. (2005). Material sensorial (0-3 años): Manipulación y experimentación. Editorial. https://books.google.es/books?id=8lFq8mS59XwC&dq=pompas+de+jab%C3%B3n+seguimiento+de+objetos+6+meses&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
  • Serrano, P., & de Luque, C. (2019). Motricidad fina en niños y niñas: Desarrollo, problemas, estrategias de mejora y evaluación. Narcea Ediciones. https://books.google.es/books?id=NPikDwAAQBAJ&dq=tirar+cuerda+jugar+pelota+6+meses&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
  • United States Department of Education Ed. (2002). Buen comienzo, Buen futuro: El Bebe de seis meses (healthy start, grow smart: Your six-month old). Bibliogov. https://www2.ed.gov/espanol/healthystart/sixmonthspanish.pdf
  • United States Department of Education Ed. (2011). Buen comienzo, Buen futuro: El Bebe de seis meses (healthy start, grow smart: Your six-month old). Bibliogov. https://www2.ed.gov/espanol/healthystart/sixmonthspanish.pdf
  • Vargas, G., & Hilary, A. (2014). La adquisición del lenguaje y la gestualidad en la interacción adulto-bebé-objeto. Fuentes humanísticas. http://zaloamati.azc.uam.mx/handle/11191/5116

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.