10 atividades para o desenvolvimento cerebral de seus filhos

· 3 de agosto de 2018
A plasticidade das conexões na primeira fase do desenvolvimento do cérebro é a condição ideal para estimular as habilidades de nossos filhos.

No início da vida de nossos filhos, ao estabelecer rotinas e atividades apropriadas, podemos estimular e aumentar o número de conexões neurais do cérebro dos pequenos.

Veja a seguir algumas das atividades que podem ser praticadas com as crianças para que seu desenvolvimento cerebral seja ideal.

Como melhorar o desenvolvimento cerebral de seus filhos?

Uma boa preparação durante a gravidez

Manter um corpo saudável e um relacionamento familiar estável, sem dúvida, são fatores que interferem no desenvolvimento do cérebro do bebê ainda no útero. A estimulação precoce também é uma boa estratégia para despertar o cérebro do seu bebê.

Conversas significativas

Para estimular a criatividade e a tendência natural aos descobrimentos, é importante que você responda, de maneira lógica e real, todas as perguntas que seus filhos fizerem. Dessa forma, tenha em mente que esses momentos são sempre especiais.

Envolver seus filhos em jogos que incluam movimento

As atividades motoras não são úteis apenas para a estrutura física do corpo. Com os jogos corporais, portanto, as crianças também desenvolvem habilidades de memória e dissociação.

Brinquedos que têm um propósito além da diversão

Os brinquedos devem ajudar às crianças a explorar e interagir com o mundo ao seu redor. Temos brinquedos de encaixar, blocos de construção, quebra-cabeças etc. Todos esses, certamente, ajudam as crianças a desenvolver a relação entre causa e efeito.

desenvolvimento cerebral

Fazer massagens

Como já mencionamos, o desenvolvimento do cérebro e o desenvolvimento físico estão diretamente relacionados. Portanto, uma maneira de estimular ambos é fazendo massagens. Essa atividade relaxa os músculos e reforça o vínculo emocional entre mãe e filho.

Cantar com as crianças

Foi comprovado que a música é um dos melhores métodos para estimular a criatividade e o desenvolvimento intelectual nas crianças. Através das músicas infantis, é possível melhorar as habilidades de comunicação e memória, as noções rítmicas e as habilidades motoras.

Passar um tempo com seus filhos

Como já dissemos em outros artigos, o melhor presente que você pode dar aos seus filhos, sem dúvida, é o tempo. Enquanto você estiver com eles, compartilhe conversas e jogos que os levem a utilizar sua criatividade. Além disso, o contato com adultos promove a linguagem, a cognição e a capacidade de participar de forma adequada em situações sociais.

A leitura

Uma das atividades mais eficazes para melhorar o desenvolvimento do cérebro é a leitura. Tanto os livros de contos quanto aqueles que propõem atividades para cada idade fazem com que os conceitos sejam assimilados de uma maneira mais profunda. Além disso, a leitura em grupo também ajuda a aumentar o vocabulário, promover a discussão e fazer associações das histórias com momentos da vida real.

Ensinar a jogar xadrez

Tanto para você quanto para seus filhos, a prática regular de xadrez traz enormes benefícios. Em um jogo xadrez, são colocadas em evidência habilidades como atenção, controle dos impulsos, memória e planejamento de ações futuras. Ao mesmo tempo, o fato de construir uma estratégia é um grande estimulante para a mente.

desenvolvimento cerebral

Promover atividades artísticas

Além da música, a pintura, a escultura, a dança e o teatro também são espaços que permitem o desenvolvimento integral da criança. A criatividade que é explorada durante essas atividades é ideal para que as conexões neurais de seus filhos se multipliquem.

Alimentos que melhoram o desenvolvimento do cérebro

Ao mesmo tempo, uma boa nutrição também é fundamental para explorar todas as habilidades de seus filhos. Nesse sentido há alguns alimentos que são muito recomendados para incluir na dieta familiar. Veja algumas opções:

  • Fontes de proteína. As proteínas atuam melhorando as células cerebrais para enviar e receber informações.
  • Vegetais verdes. Eles estão cheios de vitaminas e antioxidantes que aceleram o crescimento das células do cérebro.
  • Vitamina D e ácidos graxos essenciais. Eles impedem a perda de memória e outras condições que afetam o cérebro.
  • Ômega 3. Quanto mais ômega 3 tiver a dieta das crianças, mais fácil será para elas se concentrar em suas atividades.
  • Frutos secos e sementes. Esses alimentos têm ácidos graxos essenciais, vitaminas, proteínas e minerais. Todas essas substâncias mantêm o sistema nervoso equilibrado.
  • Aveia. As proteínas e as fibras que estão presentes na aveia melhoram a memória e a circulação do cérebro.
  • Antioxidantes. Evitam a deterioração nas funções cerebrais.

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre o desenvolvimento cerebral de seus filhos, que tal experimentar algumas das atividades que recomendamos com eles?