7 benefícios de usar cintas para gestante

7 benefícios de usar cintas para gestante

Última atualização: 12 janeiro, 2018

Durante a gravidez sentimos muitos desconfortos relacionados às dores nas costas. Usar cinta evita que essas dores sejam tão incômodas para nós, e nos permitem realizar determinadas atividades sem maiores problemas. Usar cintas para gestantes é realmente uma opção maravilhosa, muito recomendada e não provoca nenhum prejuízo ao bebê. Você tem dúvidas sobre usar ou não a cinta? Aqui listaremos alguns dos seus benefícios para motivar você.

Alguns benefícios de usar as cintas para gestantes:

  1. Alivia as dores nas costas e na região lombar. Umas das coisas que mais nos incomoda durante a gravidez são as fortes dores nas costas. Usando uma cinta vamos nos sentir um pouco melhor. Além disso, é muito simples de usar.
  2. Oferece estabilidade à coluna e contribui para manter uma boa posição das costas. Contribui para que nossas costas fiquem em uma posição correta e para que nossa coluna tenha estabilidade apesar das mudanças dessa fase.
  3. Reduz a pressão que o bebê realiza na região pélvica. É realmente incômodo quando isso acontece. Graças à cinta essa sensação diminui. E também reduz a pressão sentida no púbis.
  4. Ela se adapta ao crescimento da barriga e às mudanças. Às vezes achamos que usar a cinta vai ser realmente problemático para o nosso corpo, mas isso não é verdade. As cintas se adaptam perfeitamente às mudanças de tamanho da nossa barriga.
  5. Um apoio perfeito para a barriga e as costas. Funciona perfeitamente para que o nosso corpo fique estabilizado.
  6. Fácil de colocar e tirar. Certamente, uma das coisas que mais desperta dúvidas antes de usar as cintas é a questão de como colocá-las. Talvez você possa achar que elas são muito difíceis de colocar, mas não é verdade, são muito simples de colocar e tirar.
  7. Se adapta a cada um dos seus movimentos durante a gravidez. Não se preocupe, a cinta se adapta perfeitamente a cada um dos seus movimentos na gravidez.

Ter um bebê com certeza é o ato mais bonito que duas pessoas podem realizar.

-Anônimo-

benefícios de usar as cintas para gestantes

Recomendações para usar as cintas para gestantes

Você ficou animada para usar as cintas para gestantes? É importante que você esteja também informada sobre o uso correto. A seguir daremos algumas recomendações:

  1. O momento ideal para começar a utilizar a cinta durante a gravidez é entre as semanas 25 e 30. É nesse período que começam a aparecer o incômodos mais fortes.
  2. É importante que seja uma cinta adequada ao seu tamanho e seu peso. Nós comentamos anteriormente que as cintas se adaptam às diferentes mudanças do seu corpo, para isso é muito importante comprar uma cinta que seja adequada ao seu tamanho e seu peso.
  3. Deve ser uma cinta elástica. Quando você for comprar, preste atenção se a cinta é elástica. Lembre-se de que seu corpo vai passar por mudanças e nossos movimentos exigem que a cinta tenha essa características.
  4. Você deve evitar usar uma cinta muito apertada. Lembre-se de que as cintas não servem para moldar seu corpo. A função delas é ajudar a sustentar o peso da barriga e aliviar as dores nas costas. Você também deve prestar atenção ao fato de conseguir se sentar sem problemas e respirar fundo usando a cinta sem sentir incômodos.
  5. Você deve evitar cintas que exerçam uma pressão excessiva no seu abdômen. Se fizer muita pressão, pode comprimir as veias, provocar problemas na circulação, náuseas e enjoos e, em casos extremos, desmaios.
  6. Deve ser fácil de colocar e tirar. A maioria das cintas são realmente fáceis de colocar e tirar, mas há algumas poucas que não são. Preste atenção na hora de comprar. É importante que seja simples para você.
Recomendações para usar as cintas para gestantes

Usar cinta depois da gravidez

  1. Faz com que a pele não fique flácida.
  2. Contribui para que os órgãos que se deslocaram durante a gravidez voltem ao lugar original.
  3. Permite que você possa ter uma boa postura. Essas cintas são de grande ajuda para nossas costas e nossa postura.
  4. Ao usá-las nosso abdômen vai voltar à sua posição original mais rápido.
  5. Fazem com que nossas roupas fiquem melhor no corpo. Isso enquanto perdemos o peso que adquirimos durante a gravidez.
  6. Também ajuda a realçar os glúteos.
  7. E ainda nos ajuda com a dor nas costas. Se a dor ainda não tiver passado após a gravidez, também nos ajuda a aliviar esse incômodo e a manter as costas eretas.

Não hesite em utilizar essas cintas durante a gravidez, elas não vão prejudicar o bebê. Apenas certifique-se de adquirir o tamanho correto para você e sempre consulte seu médico para tirar qualquer dúvida. Seu corpo vai agradecer muito.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cakmak B, Inanir A, Nacar MC, Filiz B. The effect of maternity support belts on postural balance in pregnancy. PM R. 2014 Jul;6(7):624-8.
  • Flack NA, Hay-Smith EJ, Stringer MD, Gray AR, Woodley SJ. Adherence, tolerance and effectiveness of two different pelvic support belts as a treatment for pregnancy-related symphyseal pain – a pilot randomized trial. BMC Pregnancy Childbirth. 2015 Feb 15;15:36.
  • Kalus SM, Kornman LH, Quinlivan JA. Managing back pain in pregnancy using a support garment: a randomised trial. BJOG. 2008 Jan;115(1):68-75.
  • Quintero Rodriguez C, Troynikov O. The Effect of Maternity Support Garments on Alleviation of Pains and Discomforts during Pregnancy: A Systematic Review. J Pregnancy. 2019 Aug 1;2019:2163790.
  • Liddle SD, Pennick V. Interventions for preventing and treating low-back and pelvic pain during pregnancy. Cochrane Database Syst Rev. 2015 Sep 30;2015(9):CD001139.
  • Mens JM, Damen L, Snijders CJ, Stam HJ. The mechanical effect of a pelvic belt in patients with pregnancy-related pelvic pain. Clin Biomech (Bristol, Avon). 2006 Feb;21(2):122-7.
  • Wang SM, Dezinno P, Maranets I, Berman MR, Caldwell-Andrews AA, Kain ZN. Low back pain during pregnancy: prevalence, risk factors, and outcomes. Obstet Gynecol. 2004 Jul;104(1):65-70.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.