A moda das barrigas pintadas pode ser perigosa?

· 20 de março de 2017

Existe uma moda hoje em dia chamada Body Painting, que é a arte de pintar no corpo algum desenho expressando uma ideia ou motivo. Mais recentemente, temos visto muitas barrigas de grávidas pintadas, uma moda que não sabemos quais perigos pode causar.

A arte de pintar barrigas de grávidas se chama Belly Painting ou arte gestante. É uma técnica para que as mulheres gestantes tenham uma bonita oportunidade de ter uma lembrança. A moda de pintar as barrigas em plena gestação tem sido um boom entre as mulheres. Não se pode negar que ficam muito bonitas, mas assim como existem vantagens, sempre haverá desvantagens.

Para as mulheres, a gravidez é um dos momentos mais emocionantes onde se vivem muitas experiências. É ideal para praticar atividades com o parceiro e também com toda sua família, ajudando a reforçar a relação com seu meio. Cabe destacar que é um bom momento para sermos criativos e fazermos as recordações desta charmosa fase.

De onde vem a ideia das barrigas pintadas?

Como dissemos anteriormente, já faz algum tempo que entrou em voga a Body Painting. A ideia foi criar arte sobre o corpo. A tela humana suporta criações muito interessantes por meio desta técnica. Os instrumentos mais utilizados nesta técnica são o pincel, aerógrafo e o látex, caso seja preciso algum tipo de relevo no desenho.

5303294c07ed4b6000e9548f86331c45

Os desenhos mais frequentes que chamam muito a atenção são as paisagens e vestuários para algum evento. Se sabe que esta técnica foi utilizada há muitos anos, quando utilizavam o corpo para transmitir alguma mensagem. Algumas pessoas a praticam por passatempo e também se converteu em uma fonte de renda.

Ainda que não pareça, a prática desta arte tem certas vantagens para a gestante. Não se trata somente de uma atividade que se realiza com o objetivo de obter uma bonita foto. Se entende que contribui com o relaxamento da futura mamãe. Além de estabelecer uma conexão muito especial com o bebê.

As mães que tem experimentado asseguram terem vivido um momento inesquecível. É emocionante o processo e também a sessão de fotos no final. Trata-se de uma atividade divertida que vale a pena fazer porque pode unir a toda a família.

A moda das barrigas pintadas pode ser arriscada?

O processo como tal pode ser muito prazeroso e inofensivo. Entretanto, as barrigas pintadas ficam expostas a uma série de produtos químicos que nem sempre são bons ter por perto. Outros materiais utilizados para criar esta arte e a aspiração de produtos pouco apropriados é algo arriscado.

De acordo com os materiais que se utilizam para criar as barrigas pintadas, estes podem ter as seguintes características.

La moda de las barrigas pintadas

  • Algumas pinturas são compostas à base de óleo, esmalte ou látex. Deve se ter muito claro que algumas dessas pinturas podem ser prejudiciais ao feto. É recomendável que a pintura seja à base de água ou que possa ser dissolvida com água.
  • Existem muitos produtos químicos que podem dissolver a pintura. Por exemplo, a acetona que é muito comum entre as mulheres para tirar o esmalte das unhas. Estes produtos ao entrarem em contato com a pele são prejudiciais para a mãe e para o bebê. Em alguns casos, os dissolventes fazem com que o feto nasça com peso abaixo do habitual e até provocar um aborto involuntário.
  • Se a pintura tem algum produto químico forte ou perigoso, o tipo de absorção é grave. Pode ser absorvido pelo contato com a pele ou através da inalação de vapores da pintura. A pintura ao ser absorvida entra no corpo e pode causar reações alérgicas

Recomendações

  • Caso as precauções sejam tomadas é mais legal de fazer a pintura quando a barriga está grande, motivo pelo qual se recomenda que a data adequada para se fazer esse tipo de arte seja aos 8 meses.
  • A pintura pode ser a frio e a base de água. Aquarela solúvel em água ou pintura para os lábios enquanto não provoque complicações no feto. Também deve-se evitar caso você é alérgica a estas pinturas. Nesse caso, é melhor deixar de lado essa ideia.
  • Nada de tatuagens, nada que perfure a pele e abra os poros, permitindo assim a passagem de produtos químicos prejudiciais ao seu bebê.