7 conselhos para um pós-parto feliz

29 de junho de 2017

Logo após o nascimento vem um momento complicado. É então que o primeiro contato entre a mamãe e o recém-nascido se torna fundamental. Desse modo, a progenitora e o bebê selam um vínculo imaculado. Mas isso não é tudo. Do que as mães precisam para um pós-parto feliz?

Não podemos nos esquecer que estamos frente a um momento delicado. O corpo está mais fraco e as emoções provocam um tsunami interno. Por isso, é muito importante que a recente mãe fale sobre suas necessidades e seus desejos. Do mesmo modo, familiares e amigos deveriam ser sensíveis a eles.

Por isso, neste artigo de Sou Mamãe, oferecemos à você alguns conselhos úteis para um pós-parto feliz. Preste atenção à seguinte enumeração de detalhes que qualquer pessoa próxima dessa nova família, que começou a se ramificar, deveria levar em consideração.

Elementos chave para um pós-parto feliz

pós-parto feliz

  • Um presente? Intimidade! Essa necessidade é absolutamente normal e lógica. O corpo passa por mudanças e isso às vezes dói. Seja um parto normal ou cesariana, haverá consequências (normais) do nascimento. Além disso, a alimentação do recém-nascido vai se dar pelos seios. Você não poderia fazer o favor de esperar um pouco mais para conhecer a criança com a qual poderá compartilhar toda a sua vida?
  • Um desejo? Sentir o bebê. O ideal é que a mãe possa segurar o bebê a fim de que o caminho percorrido desde o interior do corpo materno até o exterior do mesmo não seja tão brusco. É essencial que a calma prevaleça para permitir que o pequeno consiga reconhecer seu cheiro e seu calor. Além disso, para a criança não existirá nada mais benéfico que sentir as batidas do coração da mamãe. E também vai ser benéfico para a mãe reconhecer seu pequeno percorrendo seu corpinho.
  • Um mimo? Descanso. Um aspecto absolutamente necessário considerando os altos níveis de esforço físico que foram necessários para trazer um filho ao mundo. Por isso, é possível perceber que após o parto, as mamães se sentem esgotadas. Também é preciso considerar as características do sono do bebê nessa fase inicial. Ele dorme bastante, mas em intervalos curtos.
  • Um favor? Não peguem o bebê. Somente quando os pais pedirem ou autorizarem, menos ainda se você for um desconhecido.  São vários os aspectos que passam pela cabeça dos pais nesse momento: a higiene das mãos, qualquer tipo de vírus ou bactéria que pode chegar ao bebê, o respeito pelo sono do recém-nascido, entre outras coisas.
  • Conselhos sobre visitas. O recomendado para um pós-parto feliz é ligar antes da visita. Isso implica uma dose de compreensão por parte dos seres queridos e determinação na hora de realizar esse pedido dos pais. Outra dica é evitar visitas longas ou que incluam muitas pessoas, já que a mãe precisa de calma e das ajudas adequadas.
  • A ajuda bem-vinda! Se você foi ajudar à pedido da mãe, não tem problema ajudar também na casa, com as refeições ou com os irmãozinhos do recém-nascido. Mas também não é preciso dizer que essa colaboração deve acontecer sob os pedidos da nova mamãe, não sob os caprichos das mãos que ajudam.
pós-parto feliz

  • Evitem conselhos não pedidos. Sou uma mãe recente, com um estado emocional inconstante, muito sono e um mar de dúvidas e medos. Meu norte são as recomendações dos médicos especialistas no tema. Se você não for um profissional ou não estiver no meu lugar, economize tempo e saliva. Pois esse é um momento meu e do meu filho, por isso é único. Nos dê a liberdade de percorrer o nosso próprio caminho.

Certamente, nem todas essas necessidades e esses desejos se mostram presentes na vida de qualquer mãe. Pois isso depende exclusivamente do estado físico e mental que a nova mamãe apresenta após o nascimento do bebê. No entanto, falamos sobre a maioria dos fatores que contribuem para um pós-parto mais feliz.

Baseando-se na sua experiência, no seu caso em específico, o que você sentiu após a chegada do seu filho? Se assemelha a esses desejos e essas necessidades que muitas vezes não são respeitados? Você adicionaria alguma outra dica às que foram listadas? Conte pra gente a sua experiência!