8 dicas para motivar as crianças a estudar
Às vezes é um pouco difícil motivar as crianças a estudar, mas isso não significa que seja uma tarefa impossível. Como pais, nós nos preocupamos com nossos filhos para que eles adquiram conhecimentos adequadamente e tirem boas notas.
É por isso que nossa participação na vida escolar das crianças também é muito importante para o rendimento. Com as dicas que vamos apresentar a seguir, você vai conseguir fazer seu filho se sentir motivado na hora de estudar.
Dicas para motivar as crianças a estudar
Quando uma criança enfrenta o desafio de ir para a escola adquirir conhecimento e fazer provas, os resultados estarão sujeitos a dois fatores muito importantes: a capacidade intelectual e a motivação para estudar. Se a criança estiver passando por problemas com o segundo fator, os seguintes conselhos serão muito úteis para você ajudar seu filho a estudar:
- Conte para a criança diferentes experiências de outras pessoas que tiveram sucesso em qualquer profissão (atletas, advogados, engenheiros, etc.). Isso vai permitir que seu filho compreenda que o esforço vai trazer resultados e valerá a pena estudar para ter sucesso.
- Estabeleça objetivos em curto e longo prazo. Quando, por exemplo, o objetivo for tirar 10 em alguma matéria, como matemática, por exemplo, deve-se deixar escrito em algum lugar visível. Isso vai fazer a criança visualizar a conquista da meta e tê-la sempre em mente.
- É importante reconhecer o esforço e celebrar as conquistas. Frases tão simples quanto “estou muito orgulhosa de você” ou “eu sabia que você era capaz” são palavras muito importantes para a criança.
- Se tirar uma nota que não era esperada, incentive a criança a continuar e seguir em frente. Você não pode cometer o erro de comparar a capacidade de uma criança com outra, como um irmão ou o filho de uma pessoa próxima que tire notas melhores. Lembre-se que cada criança tem seu próprio tempo de aprendizado.
- Se você oferecer uma recompensa por alguma conquista, você deve garantir de que seja do agrado da criança. É melhor, inclusive, oferecer pequenos prêmios por conquistas pequenas. Para que essas recompensas não se tornem um costume, ofereça quando quiser que a criança se saia bem em alguma tarefa ou prova muito difícil para ela.
- Você não deve comentar em público se seu filho tiver um baixo rendimento. A única coisa que você vai conseguir com isso é fazer seu filho se sentir humilhado e completamente desmotivado. Dessa maneira, ele terá menos vontade ainda de estudar.
- Não é positivo que as crianças escutem seus pais criticarem as técnicas de ensinamento dos professores, nem escutá-los dizer que o ensino da escola é fraco.
- É positivo que as crianças vejam seus pais comparecerem nas reuniões da escola, participarem das atividades e colaborarem com os professores constantemente. Isso faz com que a criança sinta que você se preocupa com ela e quer que ela se sinta à vontade.
Como perceber que uma criança está desmotivada?
Muitos pais procuram ajuda psicológica para pôr fim à desmotivação dos filhos. Isso não é errado, mas a solução também pode estar nas suas mãos. Veja alguns sintomas que demonstram que a criança pode estar se sentindo desmotivada:
- Não tem interesse por realizar nenhuma atividade.
- Mostra-se apática e com falta de energia.
- Não se mostra receptiva para coisas novas.
- Não sente paixão por nenhum passatempo ou atividade.
- Parece ser uma criança preguiçosa.
- Não tem iniciativa para fazer tarefas sozinha. Faz apenas aquelas que são exigidas.
- Não parece ficar feliz com nenhuma atividade.
- Faz tudo muito rápido para tirar do caminho.
- Não sente interesse por nada que acontece ao seu redor.
- Não tem vontade de fazer as coisas direito.
- Tem a sensação de que não é compreendida pelas pessoas com quem convive.
- Não sabe o que as pessoas com quem convive esperam dela.
- Não sente que seu esforço é valorizado.
“A técnica dos quadros de incentivo é muito útil para melhorar e valorizar o comportamento das crianças”
O que provoca a desmotivação nas crianças?
A desmotivação nas crianças é uma coisa normal, contanto que não dure muito tempo. Até mesmo os adultos se sentem desmotivados em algum momento das nossas vidas e isso faz com que seja difícil realizar as atividades com energia total. Essa situação também acontece com as crianças. Mas o que pode fazer uma criança se sentir desmotivada?
- Não receber, por parte dos pais, a atenção da qual precisa.
- Não encontrar sentido para as coisas que faz durante o dia.
- Realizar exclusivamente as tarefas que o meio exige e não as que deseja.
- Sentir que as tarefas que são pedidas são difíceis de fazer e isso causa frustração.
- Ter algum problema psicológico que impede ou dificulta o desenvolvimento.
- Desenvolver-se em um meio onde não existe motivação.
- Viver com regras muito rígidas em casa.
- Lidar com um nível de exigência alto por parte dos pais.
- Ter um estilo de criação autoritário em casa.
Cada criança tem sua própria capacidade de entendimento e seu tempo para amadurecer. Motivar as crianças a estudar é de vital importância para que elas possam conquistar cada um dos seus objetivos. Devemos apoiar e acompanhar nossos filhos para que não se sintam desmotivados em nenhuma situação.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cortese, A. (2011). Técnicas de estudio. Metodología de la investigación.
- Narváez, M. R. T., Guzmán, I. T., González, M. D. C. U., & Robayo, A. M. M. (2009). Hábitos de estudio vs. fracaso académico. Revista educación, 33(2), 15-24. https://www.redalyc.org/pdf/440/44012058002.pdf
- Ramos, C. B. (2007). La incidencia de las TICs en el fortalecimiento de hábitos y competencias para el estudio. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, (23), a077-a077. http://edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/497
- Art Markman Ph.D. (2012). Developing Good Study Habits Really Works. Sychonomic Bulletin & Review.
- Robert Bjork y Nate Kornell. (2007). Principles of cognitive science in education: The effects of generation, errors, and feedback. Psychonomic Bulletin and Review.
- Quintanilla Paz Soldán, F. ( última consulta octubre 2019). Hábitos de estudio. [ material de apyo al tutor]. Recuperado de: www.prepa8.unam.mx
- VIU. (17 noviembre 2015). Lad técnicas de estudio mejor valoradas pata niños. Recupetado de: www.universidadviu.es