8 truques para ensinar inglês para as crianças em casa
Com o passar dos anos, uma série de métodos foram desenvolvidos no intuito de ensinar inglês para as crianças mais facilmente, como segundo idioma na maioria dos casos. Ultimamente, a metodologia está baseada na pronúncia correta, já que permite o desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças bilíngues.
Como ensinar inglês sem forçar as crianças?
Uma das crenças mais difundidas é que para ser bilíngue a criança precisa falar ou ter contato com ambos os idiomas desde cedo. Entretanto, para outros isso é um mito, já que também se afirma que se pode aprender um segundo idioma em uma idade mais avançada.
O segredo, segundo os profissionais do ramo, é utilizar o procedimento adequado, independente da idade. Esse é o motivo pelo qual nos últimos anos aumentou o uso de métodos de ensino mais divertidos e práticos. Assim, ensinar inglês para as crianças pode ser divertido até o ponto em que eles se divirtam e fiquem ansiosos pela próxima aula.
Uma das apostas mais seguras para ensinar inglês para as crianças é envolvê-las por completo nesse ambiente, quer dizer, que durante a aula o desenvolvimento seja total nesse idioma.
Assim, elas terão contato permanente com a pronúncia correta ou fonética do idioma e se acostumarão ao seu uso e à expressividade da língua falada.
É bastante provável que à princípio exista certa resistência e isso é totalmente normal, já que é mais fácil nos comunicarmos da maneira que consideramos a mais cômoda. Porém, ao ensinar inglês às crianças dessa forma, você criará nelas a ideia de ver o novo idioma como uma aventura a ser descoberta.
Um dos erros mais comuns é pedir à criança que decore e repita palavras ou expressões em inglês. Devemos entender que essa pressão, na verdade, bloqueia a capacidade de aprendizagem, visto que o cérebro pode levar várias semanas para processar essa informação, organizar as ideias em um novo idioma e por fim expressá-las.
Truques recomendados para ensinar inglês para as crianças
O bilinguismo é a capacidade de falar dois idiomas ou línguas sem que isso suponha maior esforço. Se você levar seu filho a uma escola ou curso de inglês, deverá tentar reforçar esse aprendizado em casa dentro do possível.
Ensinar inglês para as crianças não vai só se transformar em uma tarefa fora de casa, como também em seu ambiente natural . Por isso é bom que você conheça os seguintes truques:
1.- Assistir programas de televisão em inglês
Com pequenos ajustes na tecla “idioma” da TV você pode programar isso. E se certificar de que a mudança envolva programas, filmes ou desenhos animados, para que as crianças também se sintam atraídas.
2.- Relacionar-se com o ambiente
Procure que seus filhos interajam com outras crianças ou pessoas que falem inglês. Claro, que na medida certa para que eles não se sintam intimidados.
3.- Leitura em inglês
Caso você esteja incentivando o gosto pela leitura, seria uma boa ideia oferecer à criança um livro nesse idioma. Pode ser um livro que tenha ilustrações com os personagens, ações ou objetos.
4.- Proponha brincadeiras simples e divertidas
Brinque de dizer as cores, dos carros que passam na rua ou das coisas ao seu redor, em inglês. Lembre-se: ensinar inglês para as crianças tem que ser uma tarefa acompanhada por entretenimento. Sempre.
5.- Através da música
Esse método permitirá associar uma palavra ou expressão falada com uma ação, permitindo a compreensão mais fácil da língua falada. Além, é claro, de ser muito divertido.
6.- Aparelhos eletrônicos
Aproveite os novos recursos tecnológicos para incentivar a compreensão e o aprendizado. Se os seus filhos utilizam tablets, celulares ou outros aparelhos, você pode procurar aplicativos em inglês para que se familiarizem ao máximo com o uso do idioma aliado à tecnologia.
7.- Participe das atividades
Não veja isso como uma coisa sem sentido. Você pode pedir autorização no trabalho para assistir ou acompanhar uma aula no curso. Seus filhos observarem você interagindo na aula será bastante motivador para eles.
8.- Tempo
Você deve estabelecer o que se conhece como a estratégia do tempo. Lembre-se de que estamos falando de crianças bilíngues. Assim que se você intercalar dias para falar em um idioma diferente, elas manterão o domínio de sua língua materna e o aprendizado do inglês sem ficarem saturados.
Tenha em mente que para ensinar as crianças corretamente é preciso estabelecer um vínculo emocional com elas. A curiosidade da criança e um ambiente familiar apropriado farão uma grande diferença para que ela consiga dominar perfeitamente um segundo idioma.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ghasemi, B., & Hashemi, M. (2011). Foreign language learning during childhood. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 28, 872-876.
- Olulade, O. A., Jamal, N. I., Koo, D. S., Perfetti, C. A., LaSasso, C., & Eden, G. F. (2015). Neuroanatomical evidence in support of the bilingual advantage theory. Cerebral Cortex, 26(7), 3196-3204.