9 dicas para tomar sol no verão

2 de maio de 2019
Você quer aproveitar o verão para relaxar ao sol e bronzear a sua pele? Então, não perca estas dicas para cuidar da sua pele e, de quebra, obter um bronzeado mais eficaz e duradouro.

Uma atividade característica da época de verão é deitar-se ao sol para alcançar a desejada pele bronzeada. No entanto, se não forem tomadas precauções suficientes, essa prática pode ser perigosa. Evidentemente, todos os extremos são prejudiciais. E quando se trata de tomar sol no verão, cautela nunca é demais.

Muitas pessoas aproveitam as altas temperaturas dessa estação para tomar um banho de sol, seja na praia, em uma piscina, em casa ou em qualquer lugar com incidência direta de luz solar.

É, sem dúvida, um momento bastante relaxante. Para muita gente é o programa dos feriados tão esperados. No entanto, é necessário tomar certas precauções para que a exposição ao sol não traga problemas de saúde.

Recomendações para tomar sol no verão

Em seguida, listaremos alguns conselhos que todos devemos conhecer antes de tomar sol no verão. Ao colocá-los em prática, você vai aproveitar ainda mais os seus dias sem deixar que o sol prejudique a sua saúde. Lembre-se do famoso ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”.

1. Moderação, sempre

Em primeiro lugar, é preciso começar a tomar sol gradualmente. Isto é, comece aos poucos nas primeiras vezes em que for tomar sol. O ideal é começar com 20 minutos e logo se proteger do sol. No dia seguinte, adicione 15 minutos e volte para algum lugar coberto, e assim sucessivamente.

Nunca exagere no tempo de exposição direta. Além disso, o uso de protetores solares não é apenas obrigatório, mas também contínuo. O produto deve ser reaplicado a cada certo tempo.

2. Use protetor solar sempre

Todo mundo deve usar filtro solar, mesmo as pessoas “resistentes” ao sol, isto é, aquelas que não sofrem queimaduras superficiais. Não se esqueça de verificar a data de validade e não use protetor solar de anos passados. Naturalmente, a sensibilidade da pele de cada indivíduo vai indicar qual fator deve ser utilizado.

Antes de se expor ao sol, não aplique colônias, perfumes, desodorantes ou maquiagem, pois podem causar o aparecimento de manchas na pele.

Em relação à sua aplicação, é prudente lembrar que todo filtro solar deve ser aplicado cerca de meia hora antes da exposição ao sol. Da mesma forma, é preciso passar novamente se entrarmos na água ou a cada duas horas, o que acontecer primeiro.

Tomar sol no verão requer muitos cuidados

3. Hidratação constante

Consumir água impedirá que o organismo use todos os seus recursos para manter a pele fresca e regular a temperatura corporal. Portanto, procure refrescar o corpo regularmente e ingerir bebidas que mantenham o corpo hidratado. É importante lembrar que as bebidas alcoólicas não se encaixam nessa classificação.

A alimentação é outro ponto chave a ser considerado se você quiser tomar sol no verão. Depois de passar algumas horas ao sol, procure consumir frutas e verduras com antioxidantes e cereais com alto teor de fibras.

4. Não confie nas nuvens

Você conhece alguém que sofreu com os efeitos dos raios solares em um dia nublado? Provavelmente sim. Isso porque, embora não consigamos ver por causa das nuvens, os raios UV chegam à nossa pele.

Além disso, tenha em mente que a areia, a água e fazer escaladas ou caminhada em montanhas, por exemplo, são fatores que podem aumentar o impacto dos raios solares.

“Depois de passar algumas horas ao sol, procure consumir frutas e legumes com antioxidantes e cereais com alto teor de fibras.”

5. Proteja a cabeça e os olhos

É muito importante que você use óculos de sol. Além de estiloso, você pode evitar o aparecimento de doenças específicas nos olhos. Da mesma forma, não exponha a cabeça à incidência direta de raios solares, sempre tenha um chapéu para amenizar a incidência dos raios.

Outras áreas sensíveis são o pescoço, o rosto, o peito e as orelhas, portanto, se proteja. Depois de um dia na praia, considere também aplicar produtos que reidratam e nutrem o cabelo.

Quanto às roupas, procure sempre vestir roupas leves. Evite as cores escuras, pois elas absorvem o calor. Em vez disso, opte por tecidos leves, como o algodão.

Dicas para se bronzear melhor quando tomar sol no verão

Dicas para se bronzear melhor quando tomar sol no verão

Embora a saúde seja o mais importante na hora de tomar sol no verão, também apresentaremos outras dicas para você tirar o maior proveito desses momentos tão relaxantes. Anote e prepare-se para as tardes de verão da melhor forma.

  • Alimentos que favorecem o bronzeado. Devido aos seus nutrientes, alimentos como cenoura, manga, pimentão, abobrinha, tomate e ovos oferecem diversos benefícios na hora de obter um bom bronzeado.
  • Consuma castanhas. Incluir as castanhas em sua dieta irá ajudar a prolongar o bronzeado que você conseguir.
  • Adicione vitamina A aos seus cremes. Essa vitamina pode ser obtida por meio de cápsulas. Ela favorece a produção de melanina e nutre a pele. As vitaminas C e E também são boas para proteger a pele durante o bronzeamento.
  • Use loções autobronzeadoras. Se você é uma daquelas pessoas que não gosta de passar muito tempo ao sol, sempre há essa alternativa. Mas tenha cuidado: verifique se elas não são contraindicadas para o seu tipo de pele. Consulte um dermatologista para ter certeza.

Em suma, o relaxamento ao tomar sol no verão pode ser ainda maior se tivermos certeza de que estamos cuidando da nossa saúde. Com apenas algumas precauções básicas, você pode evitar grandes complicações no futuro.