7 dicas para grávidas no verão

· 22 de fevereiro de 2019
Você tem medo da época de verão durante a gestação? Não sabe o que fazer para suportar as altas temperaturas? Com essas dicas para grávidas no verão, você pode lidar com isso com sucesso e ter uma gravidez feliz.

O aumento da temperatura corporal é normal na gravidez. Durante a época de calor isso se torna ainda mais evidente, por isso é compreensível que possa ser desesperante. A seguir, daremos algumas dicas práticas para mulheres grávidas no verão a fim de que você possa passar por essa fase de uma forma mais fácil e agradável.

Conselhos úteis e práticos para mulheres grávidas no verão

Com esta série de recomendações simples, você pode minimizar os desconfortos causados pelo calor do verão durante a gravidez. Preste atenção e tenha sempre em mente que você deve:

1. Manter uma boa hidratação

É importante consumir mais água do que o habitual durante a gravidez no verão. Nessas condições, o recomendado é mais de 8 copos de água fresca por dia. Além disso, é bom complementar a hidratação com frutas variadas.

Certamente, os sucos de frutas, a água de coco e as vitaminas são muito refrescantes. Você também pode optar por comer as frutas picadas durante as refeições ou entre elas. Não esqueça das limonadas, dos sucos de laranja, melancia e abacaxi. Aproveite também as frutas da época como maracujá, melão, manga, mamão, etc.

As frutas contêm muita água, o que ajuda a evitar a retenção de líquidos e o inchaço. Elas também fornecem vitaminas, nutrientes e fibras que o corpo da mulher requer durante a gravidez.

2. Usar roupas leves e sapatos apropriados

Use roupas leves com tecidos respiráveis, como o algodão e o linho. Dessa forma, você minimiza as manchas de suor e protege o corpo de erupções cutâneas, que são causadas pelo excesso de calor e geralmente aparecem debaixo do peito e abdômen.

Por sua vez, evite os tecidos sintéticos que grudam na pele e aumentam a sensação de calor. Também é aconselhável que você escolha sapatos confortáveis, que podem ser um pouco maiores que o tamanho normal para não apertar. Lembre-se de que eles não devem ser muito altos ou muito baixos a fim de evitar dores nas costas e pernas.

Dicas para mulheres grávidas no verão incluem fugas para a praia e piscina.

3. Não sair ao sol durante as horas mais quentes e descansar o suficiente

Entre às 10 e 17 horas é aconselhável ficar em local fresco e ventilado, uma vez que nessas horas do dia o calor é mais sufocante. Portanto, é o momento mais favorável para o descanso e relaxamento dentro de casa.

Os banhos de espumas e as massagens com gel frio são muito refrescantes. Se feitos à noite, vão ajudar a descansar e dormir bem.

4. Não parar de se exercitar

Realizar exercícios moderados é uma parte fundamental das dicas para grávidas no verão. A principal razão é que a atividade física previne muitos problemas e facilita o parto. Os exercícios físicos fortalecem o corpo e o mantêm saudável.

É importante consumir mais água do que o habitual durante a gravidez no verão. O recomendado é mais de 8 copos de água fresca por dia.

5. Cuidar da pele durante a gravidez

As alterações hormonais durante a gravidez causam sensibilidade na pele tornando-a mais vulnerável à exposição do sol. Elas causam diferentes alterações na pele como, por exemplo, manchas escuras no rosto e no pescoço.

Para tentar evitá-las, é essencial usar protetor solar de fator alto e hidratar a pele frequentemente. Além disso, como dissemos antes, evite se expor ao sol durante as horas mais quentes.

6. Refrescar-se na praia ou na piscina

As dicas para mulheres grávidas no verão incluem, claro, tomar banho na praia ou em piscinas. A praia é um lugar ideal para fazer caminhas e nadar em áreas seguras, não muito fundas nem com ondas fortes.

Por sua vez, as piscinas são excelentes para nadar durante a gravidez. Isso porque você pode se refrescar, se exercitar e descansar o peso da barriga na água. No entanto, tente não mergulhar na piscina e tenha cuidado com os escorregões ao caminhar na borda.

O mais recomendável é que a temperatura da água esteja entre 27 e 30 graus. Não se esqueça de tomar as precauções necessárias contra o sol e o calor e aproveite a oportunidade para passar um momento refrescante.

Dicas para mulheres grávidas no verão incluem a alimentação saudável e relaxamento adequado.

7. Escolher refeições saudáveis e leves na temporada de calor

Durante a gravidez no verão, é aconselhável comer alimentos leves como sopas frias, legumes e verduras em saladas e frutas. Do mesmo modo, produtos lácteos frescos, saladas de macarrão, arroz e sopas frias também são recomendados.

Se você não tem problemas com açúcar, ocasionalmente pode consumir sorvete e raspadinhas. Por outro lado, evite refeições muito quentes, pesadas e com gorduras, que podem causar desconforto digestivo, azia ou indigestão.

A gravidez no verão não é um problema. Com essas dicas para mulheres grávidas no verão, você pode evitar o calor extremo, que pode causar desconforto e até mesmo alterar o processo de desenvolvimento do futuro bebê.