Faz bem lavar o cabelo todos os dias? Conheça os benefícios

· 3 de março de 2019
Lavar o cabelo todos os dias é um assunto que levanta opiniões conflitantes. Então, o que você pode fazer? Neste artigo, você vai encontrar várias recomendações para tomar a decisão mais conveniente.

Há muitas mulheres que se perguntam se faz bem lavar o cabelo todos os dias. As dúvidas surgem em vista do fato de que alguns especialistas acham que os fios devem ser lavados diariamente, enquanto outros acham que é melhor deixar vários dias sem lavar. A seguir, você verá algumas razões pelas quais você pode decidir lavar o cabelo diariamente ou não.

Lavar o cabelo todos os dias é saudável?

Sim, lavar o cabelo diariamente pode trazer benefícios. No entanto, depende do tipo de cabelo que você tem. Ou seja, é tudo uma questão de saber se você precisa disso ou não.

Geralmente, um cabelo muito oleoso deve ser lavado com frequência pois, em algumas pessoas, as glândulas sebáceas produzem muita gordura no couro cabeludo. Esse fator é determinado por fatores genéticos.

Por outro lado, se o cabelo for seco, ele vai permanecer limpo por mais tempo. Além disso, nesse tipo de cabelo, você deve evitar o uso diário de produtos químicos, tais como xampus, condicionadores ou máscaras hidratantes.

Podemos usar xampu todos os dias ao lavar o cabelo?

É possível usar um xampu específico para o seu tipo de cabelo, que pode ser recomendado por um cabeleireiro ou dermatologista.

No entanto, é melhor usar uma pequena quantidade de xampu e condicionador, a fim de evitar o acúmulo excessivo de compostos químicos no couro cabeludo. Alguns desses produtos causam irritação e maltratam o cabelo se forem usados com frequência.

É conveniente usar um xampu suave ou neutro para uso diário. Você pode encontrar várias marcas no mercado. As hidratações ou máscaras devem ser aplicadas a cada 10 dias, pelo menos.

 Podemos usar xampu todos os dias

Por outro lado, ao lavar o cabelo todos os dias, é aconselhável optar por xampu e condicionador à base de produtos naturais. Alguns deles são a aloe vera e a pimenta caiena para cabelos oleosos. Enquanto para cabelos secos, você pode aplicar óleo de coco, óleo de argan e de amêndoas, entre outros.

Quando usar xampu a seco?

Se você decidir não lavar o cabelo todos os dias, deve usar xampu a seco apenas se tiver uma situação de emergência. Ou seja, no caso de você precisar dar ao cabelo uma aparência de recém lavado, fresco e brilhante. Você não deve aplicá-lo diariamente, pois é melhor lavar o cabelo com água e xampu.

Um cabelo muito oleoso deve ser lavado com frequência pois, em algumas pessoas, as glândulas sebáceas produzem muita gordura no couro cabeludo.

Queda de cabelo ao lavar

Ao proceder à lavagem, a queda de cabelo é normal. Surpreendentemente para muitas pessoas, perdemos cerca de 100 fios de cabelo todos os dias. Por consequência, quando você esfrega o couro cabeludo, eles caem mais facilmente.

Ficando nas mãos, eles contrastam com a espuma do xampu. Isso faz com que pareça que uma grande quantidade de cabelo cai durante o banho. Por esse motivo, algumas mulheres têm medo de lavá-lo com frequência.

No entanto, o cabelo vai cair da mesma forma, mesmo que não seja lavado diariamente, porque esse fio de cabelo danificado ou morto deve cair quando tocamos em algo ou quando o penteamos.

Lavar o cabelo diariamente é contraproducente para a alopecia?

Segundo especialistas em dermatologia do Hospital de Clínicas San Carlos de Madrid, o primeiro passo no tratamento da alopecia é lavar o cabelo todos os dias.

Além disso, o Coordenador da Unidade de Tricologia do Hospital Ramón y Cajal, Dr. Sergio Vano, argumenta que o uso frequente de xampu não aumenta a alopecia androgenética, já que ele não penetra até o interior da raiz do cabelo. É ali que os andrógenos afetam os folículos capilares sensíveis a esse hormônio.

Queda de cabelo ao lavá-lo

Benefícios de lavar o cabelo todos os dias

Especialistas nessa área concordam que lavar o cabelo todos os dias é um hábito saudável, já que remove sujeira, secreções e descamações do próprio couro cabeludo. Além disso, também mantém o cabelo livre de terra, poeira, odores, gel de cabelo e resíduos que estão no ambiente e que o cabelo absorve facilmente.

Além disso, lavar o cabelo diariamente permite eliminar os resíduos de produtos hidratantes que ficam acumulados na raiz. Isso impede que aplicações posteriores sejam absorvidas de maneira eficiente. Assim, mantendo o cabelo limpo, ele terá uma aparência saudável e um brilho natural.

Em suma, lavar o cabelo todos os dias é, sim, conveniente se o seu cabelo justificar fazer isso. Nesse caso, seguindo essas sugestões, você também pode exibir madeixas bonitas e saudáveis.

  • Yadav, R., Yadav, N., & Kharya, M. D. (2014). Techniques to achieve naturally healthy hair. International Journal of Advances in Pharmaceutical Research.
  • Hielscher, S., Fisher, T., & Cooper, T. (2007). How often do you wash your hair? design as disordering: everyday routines, human object theories, probes and sustainablity. Art and Design Research Centre Papers. https://doi.org/10.1080/14786437608223794