9 hábitos das mães felizes

24 de fevereiro de 2018
A rotina profissional ou familiar nos sobrecarrega. Isso também acontece com as mães. No entanto, existem certos hábitos cotidianos que podemos colocar em prática para que nosso bem-estar emocional não seja afetado pelas obrigações e pelos conflitos.

As mães têm uma das missões mais difíceis, mas também a mais gratificante. As grandes responsabilidades da profissão de ser mãe podem te levar a perder o controle e se sentir sobrecarregada. Por isso, neste artigo você vai descobrir quais são os hábitos das mães felizes para incluir na sua rotina também.

Como mãe, você nunca deixa de se mexer e orientar sua família, o que pode afetar seu bem-estar. Lembre-se de que para cuidar de outras pessoas, primeiro você precisa cuidar de si mesma. Faça coisas que te motivem, que te deem energia e que aliviem seu estresse.

Os hábitos das mães felizes

1.- Pedir ajuda

As mães felizes não têm medo de pedir ajuda aos familiares e amigos. Recorra às pessoas que você ama e que amam você para encontrar um momento de descanso no seu dia a dia. Peça para alguém de confiança cuidar por algumas horas dos seus filhos enquanto você faz alguma coisa que te faz bem.

2.- Evitar ficar fechada em casa

O ar fresco, a luz do sol e o som da natureza são os melhores amigos do relaxamento. Um simples passeio ao ar livre durante alguns minutos todos os dia vai melhorar seu humor e sua disposição. Saia para o parque, seja com seus filhos ou sozinha, e dê uma olhada nas maravilhas que estão ao seu redor.

3.- Planejar atividades divertidas

Além de lavar as roupas, cozinhar, limpar a casa e cuidar da sua família, faça algo por você mesma. Compartilhe com seus filhos momentos divertidos e inclua-os nos seus passatempos. Outra boa ideia é procurar sair de férias fora de casa, mesmo que seja por alguns dias apenas.

“O amor de uma mãe por seu filho não pode ser comparado com nenhuma outra coisa no mundo. Ele não conhece lei nem piedade, se atreve a tudo e esmaga aquele que se opõe”
–Agatha Christie–

4.- Cultivar e fortalecer seu relacionamento

Quando você convive todos os dias com uma pessoa, vocês podem começar a se esquecer dos detalhes e dos momentos amorosos. Por mais ocupações que você tiver na sua vida diária, separe um tempo para a pessoa com quem você formou um lar. Destine um espaço do seu dia para seu parceiro, única e exclusivamente para ele.

hábitos das mães felizes

5.- Dormir bem

Outro hábito das mães felizes é dormir bem. O corpo precisa de repouso suficiente depois de um dia cheio de corridas contra o relógio para resolver tudo em casa.

Acompanhe a boa rotina de sono com uma alimentação saudável para recuperar a energia que você gasta todos os dias.

6.- Cuidar do seu corpo

Faça isso pela sua saúde e também para melhorar sua autoestima e se sentir satisfeita com a mulher que você vê no espelho. Não existem desculpas para não fazer exercícios. Há centenas de vídeos e aplicativos para rotinas de exercício que duram poucos minutos. Os exercícios ajudam a liberar endorfinas e a se sentir melhor.

7.- Conservar suas amizades

Mantenha-se em contato com seus amigos da escola, colegas de trabalho e outras mães. As relações saudáveis de amizade evitam que suas emoções se transformem em estresse e ansiedade. Separe um tempo para cuidar dos seus vínculos afetivos e se comunicar com os outros.

8.- Sorrir com frequência

É fundamental que todos os dias você se divirta e encontre motivos para sorrir e estar feliz com a sua vida.

Procure uma dinâmica familiar que permita a você, seus filhos e seu companheiro compartilharem momentos agradáveis e divertidos. As crianças vão agradecer todos os dia por poder ter uma mãe feliz que irradia amor e bem-estar.

hábitos das mães felizes

9.- Dar e receber afeto

Nada mais reconfortante do que um beijo e um abraço das pessoas que você ama e que te amam. Não subestime o poder de dar e receber afeto das pessoas com quem você convive. Sempre dê um espaço para as demonstrações físicas de afeto e encha seus filhos de carinho.

Agora que você já conhece os hábitos das mães felizes, comece a colocá-los em prática e a desfrutar dos resultados. Todos os dias você pode se renovar e ser uma pessoa mais saudável física e emocionalmente com essas pequenas ações.

Pense em quais outras coisas você pode fazer para viver mais feliz e plena. Por mais difícil que for a experiência de ser mãe, é uma experiência que vai trazer as maiores satisfações da sua vida.