Conselhos para cuidar do corpo após o parto

· 1 de dezembro de 2016

Reverter as mudanças produzidas no corpo durante a gravidez é um processo lento e complexo. Por isso, é preciso começar a tratar desse assunto a partir do primeiro instante após o parto.

Para o primeiro passo, o objetivo é tentar voltar à normalidade na medida do possível. Para isso, costuma-se a praticar métodos de higiene e beleza, ideias que nem sempre são acessíveis, mas que certamente muitas mulheres estão dispostas a compartilhar.

A complexidade desse processo se deve ao fato de que todo corpo é afetado, mas nem todas as partes necessitam dos mesmos cuidados. Ou seja, para cada sistema existe um tratamento. Há a recuperação clínica, por exemplo. Recomenda-se proteger a pele e fazer uma higiene adequada que, como sabemos, deve ser diferente em cada área.

A missão é recuperar o organismo por dentro e por fora. Mais que uma questão estética, trata-se de uma questão de saúde física e mental. Nesse sentido, um cuidado apropriado permite uma percepção positiva. Esse fator evita o aparecimento da depressão, de doenças e de outras condições adversas nessa fase tão difícil.

Cuidar do corpo após o parto e quais são as recomendações?

Atualmente, o mercado está cheio de diferentes produtos voltados para o mesmo propósito. Entretanto, existem critérios básicos a considerar nesses casos. Por exemplo, é conveniente buscar elementos que ajudem a recuperar a firmeza, a hidratar e a nutrir a pele. Mas também é importante manter a higiene e a saúde.

Por outro lado, após o parto tem início uma fase diferente, a amamentação, a qual não é compatível com alguns tratamentos de beleza e/ou higiene. Além disso, o organismo precisa se recuperar internamente das condições que precisou manter por um período de nove meses.

Dessa forma, nem todas as recomendações são adequadas a todos os casos. A recuperação de uma mulher que deu a luz por meio de um parto normal não é a mesma daquela que passou por uma cesárea. Entretanto, o parto é um processo que deixa o sistema todo exausto e desencadeia novas condições.

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Para cuidar do nosso corpo adequadamente, é conveniente incluir alguns elementos na rotina e também evitar algumas atividades que eram costumeiras. Os principais conselhos para contribuir com nosso cuidado corporal são:

  • Incorporar bálsamos que ajudem a recuperar a firmeza, a nutrir e a diminuir o aparecimento das estrias. No mercado, existem muitas opções, mas também há muitos remédios caseiros como a cenoura para combater as estrias.
  • Em termos gerais é aconselhável que as novas mães tomem banhos todos os dias para garantir uma higiene correta. Mas devem evitar banhos de piscina ou entrar no mar para prevenir o aparecimento de infecções vaginais ou infecções nos pontos cirúrgicos.
  • Para proteger os mamilos durante a amamentação, é recomendável manter a área limpa. É conveniente lavar os mamilos antes e depois de amamentar e passar cremes ricos em vitaminas e nutrientes para aliviar, reestruturar e proteger a pele. Os bálsamos previnem o aparecimento de rachaduras nos mamilos e a mastite.
  • Recomenda-se o uso de sutiãs especialmente desenhados para evitar que os seios fiquem caídos. Também é apropriado incluir alguns exercícios destinados a melhorar o tônus muscular da área.
  • A região do ventre também requer um controle da flacidez. Para isso existem muitas opções de tratamentos caseiros e outros de origem industrial.
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  • É aconselhável manter os pontos cirúrgicos limpos e secos. Para isso, é preciso lavá-los pelo menos três vezes por dia. Alguns produtos antissépticos são recomendados para esse tratamento, mas também é possível usar água e sal.
  • Para contribuir com uma recuperação completa do corpo após a gravidez  também devemos modificar nossa rotina alimentar. Devemos equilibrar os elementos nutricionais favoráveis a nós e também à amamentação. Inclua alimentos como legumes, frutas, cereais integrais, verduras, peixes e carnes magras.
  • As caminhadas pela manhã são necessárias para melhorar a circulação e começar a reverter o excesso de peso. Além disso, para o relaxamento, recomenda-se entrar em contato com a natureza e liberar o estresse.
  • Cinco meses após ter dado à luz é possível que seu médico recomende que você já possa começar a realizar exercícios moderados para continuar a tonificar seu corpo e a voltar ao seu estado normal.