9 nomes de origem asturiana para meninos

27 de março de 2019
Os nomes de origem asturiana para meninos estão relacionados à realeza, à História e à cultura desse Principado. Cada um deles traz consigo uma personalidade específica e pode ser ideal para batizar um bebê.

Escolher como nosso filho se chamará é uma tarefa que não deve ser ignorada. Se sua ideia é que ele receba um dos nomes de origem asturiana, provenientes de um Principado da Espanha, recomendamos que você leia a lista a seguir. Aqui você encontrará nomes perfeitos de origem asturiana para meninos.

Ideias de nomes de origem asturiana para meninos

O Principado das Astúrias, localizado no norte da Espanha, abriga uma vasta história. Embora o idioma asturiano não seja o oficial, muitas pessoas continuando utilizando-o em reuniões de família e para representações culturais. E, claro, essa língua também é utilizada para dar nome aos filhos.

A seguir, vamos falar sobre alguns nomes de origem asturiana para meninos que você pode escolher para o seu bebê, mesmo que ele não nasça em solo espanhol nem que seus antepassados sejam provenientes dessa região.

1. Abundio

Também pode ser encontrado como Abundiu e quer dizer “abundante”, “muito” ou “copioso”, já que é utilizado para descrever as tempestades, um prato bem servido ou para dar os parabéns aos recém-casados. Abundio é um nome para homens nobres, confiantes e inocentes.

2. Adelín

É a versão masculina de Adelina e acredita-se que sua origem é nobre. Além disso, podemos encontrar o nome Adelu (seu feminino é Adela) com um passado nobre. Por isso acredita-se que, nos primórdios, eram um mesmo nome que foi variando.

3. Adrianu

Em espanhol seria Adrián (de origem latina), mas o Adrianu das Astúrias quer dizer “o habitante de Hadria”, uma localidade com italianos muito próxima da costa do mar Adriático e ao sul de Veneza.

menino e nomes austurianos

4. Alifonso

Quando a filha de Don Pelayo, figura inquestionável da História asturiana, casou-se com Afonso I, na região de origem da rainha consorte, começou a usar o nome Alifonso. Essa variante do monarca castelhano quer dizer “pessoa competente”, pronta e preparada.

5. Bras

Um dos nomes de origem asturiana mais bonitos e simples para meninos. É a versão local de Francisco e quer dizer “o homem francês”.

Aquele que se chamar Bras será uma pessoa com senso de humor, leal à sua família e amigos, bondoso e que vai aproveitar muito o momento. O músico gaiteiro e compositor Bras Rodrigo é originário das Astúrias.

6. Enol

Foi com esse nome um dos famosos lagos de Covadonga foi batizado e, justamente, a tradução para o espanhol de Enol é “lago” ou “água”. Dizem que é um nome para alguém ambicioso, com capacidade para liderar, muito ativo, engenhoso e criativo.

Além disso, esse nome pode ser dado a meninos que confiam demais nos outros, que tomam as decisões com a “cabeça fria” e que aprendem com os seus erros.

“Embora o idioma asturiano não seja o oficial, muitas pessoas continuam utilizando-o em reuniões de família e em representações culturais. E, claro, ele também é usado para dar nome aos filhos”

7. Nel

Pode ser encontrado grafado como Mel ou Nelu, que são variantes asturianas de Manuel e quer dizer “Deus está conosco”. Outra opção é Nalu, mas se trata de um nome havaiano que significa “a grande onda”.

8. Selmo

Outro dos nomes de origem asturiana para meninos que tem sua versão em espanhol: Anselmo. Esse nome quer dizer “aquele que tem proteção divina”, por isso é escolhido por famílias que têm grande fé religiosa.

Considera-se que Selmo é um nome para meninos sensíveis, doces e um pouco tímidos, mas que adoram ter liberdade e trabalhar em equipe. Outras características associadas são a inteligência, a curiosidade e a preguiça.

menino correndo com autonomia

9. Pelayo

Sem dúvida, é um dos nomes mais associados ao Principado, já que é um dos personagens mais importantes da sua História levava esse nome. Referimo-nos a Don Pelayo, o primeiro monarca do Reino das Astúrias (século VIII).

O nome Pelayo significa “mar profundo” e está ligado a homens valentes, teimosos, sensíveis, leais, francos, cautelosos e com certa personalidade, o que pode ser confundido com rigidez ou frieza. Homens com esse nome têm grande capacidade de liderança, são muito comunicativos e diretos.

Se você ainda não sabe com qual nome batizar o seu filho, os nomes de origem asturiana para meninos são uma excelente opção. São alternativas simples e curtas, além de fáceis de pronunciar e escrever.

O sobrenome do seu filho não precisa ser também da região, já que combinam com a maioria dos sobrenomes. E então, você gostou de algum dos nomes sugeridos?