5 dicas para ir à praia com o bebê

· 7 de fevereiro de 2019
Para ir à praia com o bebê, é necessário levar muitos aspectos em consideração. Entre outras coisas, o protetor solar, os cuidados na areia e outros itens básicos para o seu divertimento e bem-estar.

Com a chegada do bebê, um dia na praia assume um significado totalmente diferente. Por isso, este artigo tem como objetivo te dar algumas dicas para ir à praia com o bebê e aproveitar o dia sem problemas.

A primeira coisa a saber é que os dias em que você simplesmente deitava ao sol e ficava aproveitando a brisa fresca acabaram. Por sua vez, a chegada do bebê permite que você possa passar o tempo vendo a criança aproveitar os muitos benefícios que a praia e os seus arredores podem oferecer.

No entanto, você não pode relaxar totalmente. Entre outras coisas, você deve ter cuidado com o que a exposição ao sol pode causar na pele sensível do pequeno. Esse é apenas um exemplo de como levar as crianças à praia precisa de planejamento e organização.

5 dicas para ir à praia com o bebê

Se você decidiu ir para a praia com o bebê pela primeira vez, recomendamos dar uma olhada na lista a seguir. Isso é tudo o que você precisa saber!

1. Bolsa de praia

Se você quiser ir para a praia com o bebê, você deve ir bem equipada para não ter nenhum imprevisto. Para fazer isso, você deve levar uma bolsa de praia com os seguintes itens para os cuidados com o bebê:

  • Uma toalha grande para trocar fraldas e deixar o bebê brincar sobre ela.
  • Óculos de bebê com uma boa proteção.
  • Camiseta e blusa leve de mangas compridas.
  • Calças.
  • Chapéu.
  • Protetor solar para bebês.
  • Água.
  • Aperitivos.

2. Escolha as horas de menor exposição solar

Uma das coisas mais importantes que você deve ter em mente quando vai à praia com o bebê é escolher as horas de menor exposição ao sol. Como as crianças não conseguem regular a temperatura tanto quanto os adultos, é melhor ir à praia durante as horas mais frescas e com menor intensidade dos raios solares.

Escolha as horas de menor exposição solar

Sem dúvida, os melhores momentos para ir à praia com o bebê são as primeiras quatro horas após o nascer do sol e também as últimas três horas antes do pôr do sol.

3. Protetor solar

Um elemento essencial quando você vai à praia é o protetor solar. Recomendamos que as crianças menores de 6 meses de idade evitem a exposição direta ao sol por meio de chapéus, roupas de manga comprida e guarda-sol.

Somente se recomenda o uso de protetor solar para bebês em qualquer parte da pele que possa ser exposta ao sol, como, por exemplo, o rosto e as costas das mãos.

Além disso, para bebês de 6 meses ou mais, recomenda-se aplicar protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicar a cada 1-2 horas. Você pode até mesmo considerar esse hábito todas as manhãs durante os meses de verão.

“Ao ir à praia com o bebê, você não pode relaxar totalmente. Entre outras coisas, você deve ter cuidado com o que a exposição ao sol e à areia causam em sua pele sensível”

4. Cuidados com a areia

Outra das nossas dicas é que você deve ter cuidado com a areia. Isso implica não deixar o bebê nu na praia, pois a areia pode irritar a pele frágil do bebê. Para as meninas, a areia pode até mesmo causar vulvite.

Além disso, a areia esconde uma grande quantidade de bactérias que podem causar infecções. Portanto, se você perceber que o bebê está com um pouco de areia na fralda, você deve limpá-lo com uma toalha úmida.

Por outro lado, se você perceber que o bebê está comendo areia, não entre em pânico já que isso é comum. Faça-o cuspir e lave a sua boca com um pouco de água.

Cuidados com a areia

5. Faça com que for divertido para ele e fácil para você

Se você quiser que o bebê aproveite a água e um pouco mais de tranquilidade, então levar uma piscina inflável para a praia pode ser uma boa ideia. Dessa forma, você deve posicioná-la embaixo de um guarda-sol e colocar água para que o bebê possa se divertir com os seus brinquedos de areia favoritos.

Certamente, essa é uma ótima alternativa para o bebê ter um primeiro contato com a água salgada. Isso vai permitir que você relaxe enquanto o bebê entra e sai da piscina. Entretanto, não se esqueça de colocar o bebê sob um guarda-sol para minimizar a exposição ao sol.

Da mesma forma, para os bebês com menos de 6 meses de idade, recomendamos que você leve um berço de praia portátil com guarda-sol. De fato, esse modelo fornece proteção contra o sol, mas também uma boa ventilação para manter o bebê fresquinho.

Para finalizar, esperamos que nossa lista com dicas para ir à praia com o bebê seja interessante para você.

Nós te encorajamos a colocar essas precauções em prática. Dessa forma, você vai poder aproveitar uma das mais belas experiências que a chegada do verão e da maternidade podem te oferecer.