A 12ª semana da gravidez

· 28 de dezembro de 2017

Na 12ª semana da gravidez, a atividade do feto se torna mais intensa e seus órgãos começam a tomar forma, se fixar nos seus lugares e inclusive a funcionar.

Nessa semana, a última do primeiro trimestre, seu bebê chega a medir ente 5 e 6 centímetros e pesar entre 8 e 14 gramas. Seu coração bate muito forte, aproximadamente 160 pulsações por minuto e seus movimentos começam a se multiplicar, ainda que sejam imperceptíveis para você.

O tamanho de seu bebê é igual ao de uma ameixa a esta altura da gestação. De fato, entre a última semana e esta, ele cresceu aproximadamente 15%. Suas extremidades já estão formadas, os órgãos começam a amadurecer rapidamente e inclusive seus intestinos, até agora conectados a base do cordão umbilical,  se deslocam da cavidade abdominal.

Sua cabeça já adquiriu sua forma arredondada. Sua boca já pode se abrir e fechar e as orelhas já estão no lugar correto. As unhas começam a se definir, assim como as cordas vocais. Durante a 12ª semana da gravidez, os rins começam a gerar pequenas quantidades de urina e inclusive aparecem os primeiros vestígios de pelos no corpo.

Porém, ainda não se pode distinguir o sexo do bebê através da ecografia, o aparato genital está em pleno desenvolvimento nesta etapa. A essa altura, além disso, o bebê já é capaz de bocejar, soluçar e engolir. É aqui quando verdadeiramente as maravilhas da natureza começam a ocorrer nas nossa frente ao ver o que nosso filho, que está a caminho, já é capaz de fazer.

Essa costuma ser uma etapa decisiva para anunciar ao mundo esse acontecimento. Se por acaso você ainda não contou, não falta muito para que todos possam notar

Sintomas das mães durante a 12ª semana da gravidez

  • O principal (e o de maior alívio) é que os enjoos começam a desaparecer. Isso porque eles eram causadas por fatores hormonais, especialmente ligados ao HCG. O mesmo hormônio que se detecta nos testes de gravidez. Mas atenção, isso não significa que desapareçam por completo. Isso só costuma ocorrer por volta da 16ª semana.
  • Como consequência indireta do tema anterior, o apetite regressa. Certifique-se de comer o suficiente e de ingerir os nutrientes que você e seu bebê necessitam. Isto não significa, entretanto, que você deva “comer por dois”.
  • Mesmo que o aumento de tamanho da barriga ainda não seja muito visível, já é perceptível nas mamães mais magrinhas. Na 12ª semana o útero começa a ser notado sobre os ossos da pélvis. Contudo, nada que ainda possa provocar dores nas costas.
  • Mudanças na pele. Ainda que se note mais suave ao tato, o aumento de secreção das glândulas sebáceas pode vir a causar acnes. Não se preocupe, são temporárias. Também podem surgir pequenas linhas vermelhas nos seios e nas pernas, devido ao aumento da circulação sanguínea na pele.
Es importante cuidar la dieta en la semana 12 del embarazo.

A ecografia na 12ª semana de gravidez

Como ponto alto do primeiro trimestre, a décima segunda semana costuma ser o momento ideal para realizar um exame sobre esta fase da gravidez: na primeira ecografia, se comprova que os órgãos estejam se desenvolvendo da forma correta. Também se verifica o tamanho e peso do bebê, assim como a presença da translucência nucal, o líquido que todos os fetos tem na nuca.

É um momento extremamente importante, já que os especialistas afirmam que entre 60 e 70% dos problemas de má formação que o feto possa apresentar podem ser detectados já nesse momento.

Por outro lado, a espessura da nuca do feto é medida e seu valor é incluído no relatório do primeiro trimestre, o que permite detectar o risco de uma anomalia no número de cromossomos (conhecida como aneuploidias), especialmente a trissomia do par 21 ou a síndrome de Down. Isto se realiza a partir do cruzamento entre esses dados e outros dados que incluem:

  • A idade materna.
  • Os valores hormonais.
  • O valor da translucência nucal.
ecografia-semana-12-del-embarazo

Entre 60 e 70% dos problemas de má formação do feto podem ser detectados na primeira ecografia.

O mais emocionante dessa semana, além de perceber as primeiras atividades do feto, é a estimativa da data prevista para o parto. Apesar disso, e sem nenhuma intenção de acabar com as suas esperanças, essa data só se confirma em 5% dos casos.

Algumas recomendações para a mãe

Durante a 12ª semana da gravidez, é recomendável que você obedeça certos conselhos sugeridos para esta etapa. Em primeiro lugar, você deve manter uma dieta saudável, já que isso influencia diretamente tanto na sua saúde quanto na do feto. Por outro lado, a higiene bucal também é fundamental. 

Outras recomendações consistem em aspectos menos pessoais, porém não menos importantes. Neste sentido é importante organizar um orçamento para os próximos gastos do bebê. Além disso, não se deve esquecer de outros aspectos, como por exemplo, ao viajar de carro, você deve estar sempre com os cintos de segurança colocados e com o adaptador correspondente, para evitar possíveis danos ao feto em caso de acidente.