Oitava semana de gravidez

As futuras mamães gostam de saber sobre o desenvolvimento da sua gravidez e sobre as mudanças pelas quais seu bebê passa. A seguir vamos descrever o processo pelo qual o bebê passa na oitava semana de gravidez. Claro que é preciso levar em consideração que alguns aspectos vão depender de cada mulher e seu organismo.

Nessa semana, o bebê mede aproximadamente 13 milímetros, ou seja, é do tamanho de um grão. Por essa razão não se pode observar um volume muito visível na barriga da mãe. Além disso, o feto ainda continua dentro da pelve.

Formação do feto durante a oitava semana de gravidez

Mudanças externas

Durante a oitava semana de gravidez, os dedos das mãos e dos pés começam a se formar. No entanto, os dedos começam a se formar como uma unidade. Ou seja, não é possível distinguir cada um. As pálpebras dos olhos e a ponta do nariz também começam a se diferenciar.

Mudanças internas

  • Ao longo da oitava semana de gravidez, os tubos respiratórios e os pulmões começam a se formar.
  • A coluna tende a se endireitar, enquanto a cabeça continua inclinada para frente.
  • As células nervosas começam aumentar de tamanho e a se desenvolver para se conectar entre si. Dessa forma, são criados os canais neurais primitivos.
  • As articulações dos cotovelos e dos joelhos estão completamente desenvolvidos. Mas apenas no relacionado à anatomia, já que o bebê ainda não pode movimentá-las.
oitava semana de gravidez

Como seu corpo muda?

Durante a gravidez, o corpo começa a mudar não apenas fisicamente, mas sintomaticamente também. Isso se deve ao fato de que o organismo da mulher se desestabiliza e passa por transformações devido ao excesso de produção dos hormônios.

Na oitava semana de gravidez, é possível notar a barriga, embora ainda seja muito pequena. Portanto, é normal que as outras pessoas ainda não a percebam. Não se preocupe, em breve o útero vai crescer de maneira impressionante. Você também pode sentir cãibras ou desconfortos no seu corpo, principalmente no baixo ventre, nas costelas e nas pernas. Esse sintoma depende de cada mulher e da sua tolerância à dor, pois o grau de desconforto é diferente em cada pessoa.

Durante a oitava semana de gravidez, os dedos das mãos e dos pés começam a se formar. As pálpebras dos olhos e a ponta do nariz também começam a se diferenciar.

Por outro lado, é comum que desde a oitava semana de gravidez a mulher apresente dores que vão desde as nádegas até os pés. Isso ocorre devido ao crescimento do útero, que faz pressão exatamente na região do nervo ciático. Provocando, portanto, uma dor contínua e cãibras nessa região.

Conselhos

Durante a gravidez, um dos aspectos mais importantes que você deve controlar é manter uma alimentação ideal e equilibrada. Estamos falando de fornecer ao organismo os nutrientes e os alimentos necessários para compensar a energia gasta nesse período. Além disso, é muito importante ter cuidado com os medicamentos que você pode tomar.

  • Nutrientes e alimentos que você deve consumir

Existem nutrientes que oferecem os valores alimentares necessários para ter uma gravidez saudável. Alguns desses nutrientes são o ferro, o cálcio, o iodo, o zinco, o ácido fólico, a vitamina D, os ácidos graxos e o ômega 3.

Por isso, costuma-se recomendar a ingestão de certos alimentos que fornecem tais nutrientes para o seu organismo durante a gravidez. Entre eles estão os legumes, as verduras, as frutas, as carnes magras, os ovos, os peixes, as frutas secas e os laticínios.

oitava semana de gravidez

  • Enjoos ou náuseas

Algumas mulheres apresentam enjoos e náuseas constantes durante o primeiro trimestre de gravidez. Esse sintoma não tem uma razão específica. Esse tipo de sintoma se deve às diferentes mudanças hormonais pelas quais o corpo da mulher grávida passa.

Esses sinais podem variar muito de uma grávida a outra. Não é preciso se preocupar se não acontecer com você. Cada corpo reage diferentemente, à sua maneira. Ao mesmo tempo, se o primeiro trimestre já passou e você continua com os enjoos, não se assuste. Esse sintoma está dentro da normalidade.

Existem algumas técnicas às quais você pode recorrer para combater esse tipo de sintoma. Uma das mais comuns e recomendadas é comer mais vezes (5 ou 6) ao longo do dia, mas em porções menores, em vez de comer poucas vezes em grandes porções.

  • Medicamentos

É extremamente importante não ingerir nenhum tipo de medicamento durante a gravidez, com exceção de analgésicos leves. O ideal é que as grávidas façam uso de remédios naturais em vez de fármacos. Por exemplo, consumir chá quente ou alguns alimentos específicos que contenham ingredientes que ajudem a combater certos sintomas.

Em qualquer caso, nunca fique em dúvida. Se você perceber qualquer coisa estranha na sua gravidez, consulte seu médico imediatamente. Ele vai saber te aconselhar da melhor maneira.

Recomendados para você