A biodança na infância
Certamente você quer que seu filho tenha o melhor desenvolvimento de seu potencial. Uma maneira de conseguir isso é desenvolver as habilidades motoras e sua capacidade de se expressar livremente com os outros. A maneira mais eficaz de conseguir isso é através da biodança na infância.
A b iodança é uma atividade que traz múltiplos benefícios. Por exemplo, as crianças aprendem a socializar, experimentar novas sensações, assim como interagir umas com as outras, conhecer melhor o seu corpo, entre outros benefícios.
A b iodança na infância é uma forma de autoexpressão e liberação do próprio ser, através da música e de movimentos corporais livres.
O que é a biodança?
Essa prática é conhecida como a “dança da vida” devido à sua composição da palavra grega “bio” (vida) e da palavra espanhola “danza” (dança).
É um sistema onde as pessoas conseguem se integrar à sociedade através do ritmo da música, com movimentos espontâneos e interações grupais, criando um espaço no qual a pessoa pode exteriorizar a sua personalidade, sem ser julgada.
Através da biodança, um espaço único de diversão e alegria é criado. Além disso, pode-se liberar sentimentos reprimidos e aprender a aproveitar a vida. Isso também traz um aumento da autoestima e da autoconfiança.
Biodança para crianças
Na infância, as crianças têm a possibilidade de desenvolver seu potencial progressivamente. Mas, infelizmente, muitas crianças não conseguem fazer isso devido à falta de autoestima, de interação com os outros, entre outras razões.
Por isso, a biodança é ideal para o seu filho, porque desenvolve suas capacidades em um ambiente confortável. Isso é conseguido através da música, da brincadeira, da expressividade nos movimentos, sempre junto com outras crianças.
Além disso, foi corroborado que a dança, se praticada desde a infância, permite que a criança conheça seu corpo de forma dinâmica, espontânea e, sobretudo, útil para a vida.
O mais curioso é que a biodança na infância não tem coreografias predeterminadas. Nenhuma regra é imposta e a única que se aplica é: aproveite. Dance como se ninguém estivesse olhando e solte toda aquela alegria acumulada dentro de si.
Não são necessários movimentos sofisticados e os gestos simples são valorizados, como um meio de espontaneidade. Por outro lado, o modo de cada um se expressar é respeitado.
Benefícios da biodança na infância
Desenvolvimento de habilidades
Seu filho desenvolve as habilidades motoras finas, isto é, a precisão para realizar certas atividades. Tais como: cortar vegetais, escrever, desenhar, entre outras. O desenvolvimento de habilidades aumenta o bem-estar e gera uma grande satisfação pessoal.
Mantém a saúde do corpo
Ficar em pé ajuda seu filho a ter uma boa autoestima e a socializar naturalmente com os outros. Mas, fazer com que seu filho mantenha a postura requer atenção diária, já que a biodança ajuda as crianças a manter uma boa postura. E como isso acontece? Ao saber que para se movimentar é preciso saber como posicionar as diferentes partes do corpo para não se machucar e conseguir o que é desejado, busca-se a melhor postura e os movimentos são executados de forma inteligente.
Melhora a coordenação motora, estimula o equilíbrio, trabalha a elasticidade muscular e, em geral, promove a resistência e o bom controle corporal, não só para a dança, mas para todas as atividades.
Estimula o funcionamento cerebral
Ao obter bem-estar, liberando a tensão e dando espaço à espontaneidade, o cérebro é muito beneficiado. A atividade física envia impulsos para o cérebro que são transformados em estimulação e, por consequência, efeitos positivos são obtidos no organismo.
Ao caminhar, há uma interação com o cérebro, que é estimulado através do sistema nervoso. Assim como o cérebro é mais estimulado quando andamos de bicicleta, o mesmo acontece quando se dança.
A biodança na infância consegue refinar o sistema nervoso, ao ensinar passos concretos às crianças, conseguindo assim o desenvolvimento intelectual do seu filho que irá lhe beneficiar pelo resto de sua vida.
Por isso, não desperdice a infância de seu filho, ajude-o a desenvolver sua autoestima, sua capacidade de socializar e enfrentar seus medos através da biodança na infância; um sistema divertido e eficaz. Lembre-se de que ele deverá praticar regularmente para aproveitá-la ao máximo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Castañeda Clavijo, G. M. (2009). La biodanza como práctica corporal en relación con la promoción de la salud. http://bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/6373
- Castro, J. (1994). Hacia una pedagogía del cuerpo. Asociación Colombiana de fisioterapia, 39.
- Garcia, C., Gómez, J. A. C., Muñoz, N. V., Sáez, S. P., Martínez, M. J. E., Madrona, N. C., … & GONZALEZ, C. S. (1997). Biodanza. Die Kunst das Leben zu tanzen. Erleben als Therapie. http://www.aqyra.es/wp-content/uploads/2014/06/BIODANZA-I-Sin-grupo.pdf
- Toro, R. (2008). Biodanza. Editorial Cuarto Propio.