A cicatrização dos pontos após o parto

· 26 de fevereiro de 2019
Nos casos em que uma cesariana ou uma episiotomia foi feita, a recuperação pós-parto inclui a cicatrização dos pontos. Como fazer isso de maneira apropriada?

Se você fez uma cesariana ou uma episiotomia, a fase de recuperação dos pontos após o parto é muito importante para que cicatrizem mais rapidamente e não haja infecções. A seguir, falaremos mais sobre os cuidados necessários.

A cicatrização dos pontos após o parto: cesariana

A recuperação de uma mulher que passou por uma cesariana pode ser mais lenta do que a de uma mãe cujo filho nasceu durante o parto normal.

Para aliviar o desconforto ou a dor, é preciso cuidar da cicatrização dos pontos. Algumas dicas para enfrentar essa fase da melhor maneira são:

1. Tome banhos curtos

Durante os dias em que estiver com os pontos após uma cesariana, você não poderá tomar banho em uma banheira ou fazer banhos de imersão.

Para se higienizar, você terá que tomar duchas rápidas e limpar a área com água e sabão neutro caso não esteja com curativos. Além disso, o médico poderá lhe indicar o uso de um sabonete antisséptico especial.

2. Deixe a ferida “respirar”

Embora seja verdade que o curativo ou a faixa que colocam no hospital evita o atrito do local com as roupas íntimas e reduz a dor, também é necessário deixar que o ferimento seja ventilado.

Para fazer isso, você deve remover o curativo e deixar o local descoberto por um tempo. Entretanto, isso não deve ser feito no momento da amamentação, nem quando você estiver dormindo com seu parceiro. O objetivo é minimizar o contato com qualquer elemento externo.

pontos após o parto

3. Não use roupas apertadas

Além de roupas íntimas de algodão, quando você ainda estiver com os pontos da cesariana, não deve usar calças apertadas ou zíperes. 

Por sua vez, recomendamos que você não se movimente de forma brusca e não faça esforços para evitar que os pontos se abram ou que você se machuque.

Nesse período, algumas ações podem ser difíceis de realizar. Para sair da cama, por exemplo, leve o corpo até a borda, abaixe lentamente os pés e coloque um travesseiro na barriga antes de se levantar.

A cicatrização dos pontos após o parto: episiotomia

No parto natural ou vaginal, às vezes é necessário fazer uma incisão no períneo – entre a vulva e do ânus – para o bebê nascer sem problemas e evitar maiores sofrimentos.

Posteriormente, esse corte é suturado com pontos usando um material sintético que os faz “cair” por conta própria e serem reabsorvidos. Também é possível que seja utilizado um material mais espesso, que deverá ser removido pelo médico cerca de 10 dias após o procedimento.

Essa prática é conhecida como episiotomia, que se torna uma ferida que exigirá a cicatrização dos pontos após o parto.

O cuidado com os pontos após o parto é muito importante para que o ferimento cicatrize mais rapidamente e não haja infecções.

Para uma boa cicatrização da episiotomia, é muito importante cuidar da ferida. Quando a mãe está no hospital, a equipe de saúde exerce essa função. Mas quando ela recebe alta, deverá fazê-lo sozinha em casa ou com a ajuda do marido.

Algumas dicas para se ter em mente para a cicatrização dos pontos após o parto são:

1. Mantenha a área limpa e seca

Sempre que você for ao banheiro, deverá se limpar completamente e lavar com água fresca. Não se esqueça de secar a área com movimentos suaves e com uma toalha que não solte fios. Algumas mulheres também secam a área com um ventilador ou até mesmo com um secador de cabelo no modo frio.

cicatriz cesariana

2. Lave com água e sal

Alguns médicos recomendam esse procedimento para acelerar a cura. É claro que a água deve estar morna e você não precisa de muito sal – um punhado é suficiente. Quando terminar, lembre-se de secar muito bem.

3. Use compressas especiais

Como primeiro passo, a roupa íntima deve ser de algodão e folgada. À noite, para dormir, é aconselhável removê-la para evitar a retenção de umidade. Por sua vez, as farmácias vendem compressas especiais que permitem que a área respire e evitam que os pontos grudem.

Em resumo, se o parto foi por cesariana ou uma episiotomia foi necessária, é muito importante evitar infecções nos pontos.

O obstetra indicará o tratamento adequado para acelerar a cicatrização e minimizar as possíveis complicações. Esforce-se para seguir todas as orientações estritamente e tudo vai dar certo.

  • Silva, S. P. C. e, Prates, R. D. C. G., & Campelo, B. Q. A. (2014). Parto normal ou cesariana? Fatores que influenciam na escolha da gestante. Revista de Enfermagem Da UFSM. https://doi.org/10.5902/217976928861
  • Montenegro, C. A. B., & Rezende Filho, J. de. (2013). Operação Cesariana. In Rezende Obstetrícia.