A importância de aprender a administrar o tempo em casa
Geralmente, a casa é o espaço onde a família passa a maior parte do tempo. Os momentos vividos nela devem ser bons e úteis para uma convivência de qualidade. A criança deve aprender a administrar o tempo em casa. Dessa forma, ela vai aproveitá-lo da melhor maneira possível.
Cada integrante da família tem as suas próprias necessidades materiais, pessoais e emocionais, que variam de acordo com a idade. O lazer é uma parte necessária da vida em casa, pois é essencial para viver com bem-estar. No entanto, se dedicarmos muito tempo ao lazer, isso vai nos impedir de alcançar muitos outros objetivos de vida.
É importante saber como administrar o tempo em casa adequadamente. A ideia é que ele seja proveitoso em todos os momentos do dia e leve ao bem-estar e à conquista de objetivos mais importantes.
Aprender a administrar o tempo em casa
O tempo é um investimento e tudo o que é feito com ele tem consequências. Embora a existência seja, por natureza, caótica, os seres humanos evoluíram através do conhecimento. Dessa forma, eles se organizaram para obter o maior bem-estar possível.
Os benefícios da organização da vida diária podem ser observados em qualquer idade. Os adultos são responsáveis por fazer com que as crianças comecem a administrar o tempo disponível de forma responsável.
A má administração do tempo pode ter consequências negativas, até mesmo mais graves do que imaginamos. Um bom recurso para ensinar os mais jovens são os exemplos reais.
Dicas para otimizar o tempo em casa
Planejar um cronograma de tarefas
Isso ajuda a nos lembrar o que está pendente ou o que é mais importante, já que podemos nos esquecer devido ao grande número de tarefas urgentes.
Em suma, a ideia é priorizar o que é realmente importante, para fazer isso em primeiro lugar. No entanto, o cronograma não deve ser inflexível. Ele é apenas uma ferramenta pois, no fim das contas, o que importa são as pessoas.
As rotinas diárias oferecem segurança, mas podem ser excessivas. As listas escravizam e, às vezes, desviam o foco do que é realmente essencial. Por isso, às vezes, é necessário ignorá-las.
Um equilíbrio entre o tempo dedicado aos deveres e ao lazer
Nem tudo se trata de deveres e tarefas. É necessário ter momentos para o descanso, para o entretenimento ou simplesmente para não fazer nada.
Para as crianças, esse lazer é ainda mais importante. É a hora das brincadeiras, dos esportes e do “faz de conta”, que são indispensáveis para o seu crescimento e aprendizagem.
As brincadeiras infantis só se tornam um problema quando ultrapassam demais as outras atividades produtivas. Isso é especialmente observado entre crianças e adolescentes ao passarem muito tempo em frente à televisão, com os aparelhos eletrônicos ou os jogos sedentários.
“Os adultos são responsáveis por fazer com que as crianças comecem a administrar o tempo disponível de forma responsável.”
Reservar um tempo para o afeto e a interação social e familiar
O afeto, às vezes, é algo que fica bastante esquecido na convivência. Assim, colocar o hábito do afeto em um cronograma é uma excelente maneira de não esquecê-lo.
Nós não somos autômatos: precisamos de beijos e abraços, bem como de expressões verbais de afeto, comunicação afetiva e conversas. Com isso, adquirimos autoestima e alcançamos uma boa integração e um bom ambiente familiar.
A casa também é um lugar para projetos de vida
Os projetos pessoais que são a base do futuro não se limitam ao espaço escolar ou ao trabalho. Eles continuam em casa e, por essa razão, deve haver um tempo para continuar a desenvolvê-los nela.
Incluir passeios e férias
É necessário sair de casa de vez em quando. Além de representar um momento de descanso, à distância, é possível apreciar e valorizar o ninho ainda mais.
A casa não é uma prisão. Na imaginação das crianças, as memórias dos passeios divertidos e das férias em família permanecerão para sempre.
Benefícios de uma boa administração do tempo em casa
Aprender a administrar o tempo em casa diminui a tensão e o estresse. Isso proporciona bem-estar físico e psicológico, pois dá uma sensação de controle.
Além disso, é uma tarefa que deixa muitos aprendizados. Entre eles:
- Adquirir responsabilidade e maturidade desde pequenos.
- Organizar-se, hierarquizar, internalizar o valor do planejamento e concluir o que foi começado.
- Aquilo que é aprendido na escola em relação à educação afetiva, à convivência, ao respeito, aos valores e ao ato de compartilhar é complementado. Isso determina como as crianças serão com seus pares adultos no futuro.
- Cuidar da casa, de si mesmos e dos seus entes queridos.
Em resumo, ensinar as crianças a administrar o tempo não é apenas um capricho infundado dos pais. Os benefícios são reais e muito importantes para o futuro.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Prieto Ruz, T., España, E., & Martín, C. (2012). Algunas cuestiones relevantes en la enseñanza de las ciencias desde una perspectiva Ciencia-Tecnología- Sociedad. Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de Las Ciencias.
- Escuela Nacional de Antropología e Historia (Mexico), C. L. (2003). Entre lo colectivo y lo individual: La experiencia de la escuela a través de relatos de vida. Nueva antropología.
- Murga, H. V. (2014). Tipo de familia y ansiedad y depresión. Revista Médica Herediana.