Cadeiras de descanso para bebês

30 de janeiro de 2019
As cadeiras de descanso para bebês são um tipo de cadeira, acolchoada e muito confortável, na qual a criança pode se balançar, se inclinar e ter alguma liberdade de movimento. Existem muitos modelos diferentes no mercado. Por isso, vai ser necessário escolher o mais adequado para cada caso de acordo com as características da criança.

Quando falamos de acessórios e produtos para bebês, realmente é possível encontrar muitas opções. Um dos produtos mais interessantes são as cadeiras de descanso para bebês. Embora seja um acessório, é bastante prático, principalmente nos primeiros meses de vida da criança. Mas será que ela é realmente útil e necessária?

As cadeiras de descanso para bebês, cadeiras de balanço para bebês ou ainda baby rocker chairs são cadeiras acolchoadas que ficam suspensas no ‘ar’. Por isso, o bebê pode se inclinar e se balançar.

Assim, ela se parece com um pano sustentado por uma estrutura simples, como uma cadeira de praia. Geralmente, tem travas ou cintos para manter o bebê bem seguro e, assim, evitar que ele caia.

Finalidade da cadeira de descanso para bebês

Uma das vantagens mais importantes deste acessório é que, ao contrário do berço, o bebê pode ver o que está acontecendo ao seu redor. Assim, é uma maneira excelente e segura de integrar a criança às atividades da família.

As cadeiras de descanso para bebês podem ser usadas a partir de zero meses de vida. Quando inclinada, o bebê não fica sentado e sua cabeça fica apoiada no encosto. Isso permite que o pescoço não precise sustentar o peso da cabeça do bebê.

Finalidade da cadeira de descanso para bebês

Características das cadeiras de descanso para bebês

A realidade do mercado é muito variada em termos de oferta de cadeiras de descanso para bebês. Por isso, na hora de escolher, é sempre importante levar em consideração as características particulares de cada uma delas. Existem diversos tipos e os elementos que elas contêm podem variar de um modelo para o outro.

Tipos de assento

Para o máximo conforto, recomenda-se que o assento da cadeira de descanso seja bem acolchoado e macio ao mesmo tempo. Também é possível encontrar cadeiras de descanso para bebês com assentos rígidos, que geralmente são feitos de plástico e que, por isso, são muito fáceis de limpar.

Sistema de segurança

Todas as cadeiras de descanso para bebês têm esse recurso, que, sem dúvida, é fundamental. Cada uma tem um sistema de segurança, seja com travas ou cintos. Dessa forma, pode ser ajustado para que o bebê não caia ou escorregue da cadeira.

Base de sustentação da cadeira de descanso para bebês

A base de sustentação da cadeira de descanso pode ser de vários tipos. Algumas são fixas, outras com quatro pés, mas não é possível se balançar em nenhum desses modelos.

Em contraste, as cadeiras de descanso com uma base móvel oferecem movimento, balançando o bebê. Dessa forma, é mais uma ideia para entreter e divertir a criança.

Centro de atividades

Atualmente, muitas cadeiras de descanso para bebês têm um centro de atividades. Ele consiste em um suporte em forma de arco que atravessa a cadeira. Esse elemento é usado para pendurar brinquedos que ficam ao alcance das mãos do bebê para que possa vê-los e também brincar com eles.

O centro de atividades geralmente é muito útil quando o bebê começa a interagir com os elementos do ambiente, ou seja, quando consegue segurar e brincar com o que está ao seu redor.

Capa ou cobertura

A cobertura da cadeira de descanso para bebês é outra característica importante. Embora nem todos os modelos tenham cobertura, ela acaba sendo muito útil quando se deseja um pouco de privacidade para o bebê que está dormindo. Além disso, protege o pequeno do sol, do vento e do frio caso vocês saiam ao ar livre.

 Características das cadeiras de descanso para bebês

Problemas de segurança ao usar uma cadeira de descanso para bebês

É importante considerar que as cadeiras de descanso para bebês só podem ser colocadas no chão. Com o movimento do bebê, as cadeiras de descanso se movem e, se estiverem em superfícies altas, existe o risco de queda.

Por isso, é necessário prestar uma atenção especial a este ponto: é perigoso deixar as cadeiras de descanso em mesas, cadeiras e até mesmo no carro.

Em termos de segurança, é muito importante prestar atenção ao sistema de segurança das cadeiras de descanso para bebês. É necessário se certificar de que as travas sejam ajustáveis para que a criança fique perfeitamente segura. Dessa forma, os acidentes vão ser evitados.

Além disso, também é necessário verificar se ela tem uma trava de segurança para que a criança não consiga se soltar sozinha.

Finalmente, é necessário confirmar se a cadeira de descanso é reclinável. Ela deve ter um sistema de travamento da função reclinável, que permita que fique fixa na posição desejada.

E, assim como ocorre com todos os acessórios para bebês, recomenda-se não abusar do seu uso. Os bebês devem mover o corpo inteiro para desenvolver as suas habilidades motoras e a sua inteligência.