A importância das rotinas com os bebês

· 29 de março de 2019
Após o nascimento do bebê, é necessário estabelecer uma rotina para conseguir lidar com todos os imprevistos. Descubra a importância das rotinas através deste artigo.

A rotina é um costume ou um hábito que se adquire ao repetir uma mesma tarefa ou atividade muitas vezes. Os adultos fogem dela e sempre buscam novas formas de estimular a vida cotidiana. No entanto, cedo ou tarde, muitas mães de primeira viagem se dão conta da importância das rotinas com os bebês.

Certamente, os bebês funcionam de maneira oposta aos adultos porque, em seus primeiros dias de vida, precisam seguir uma rotina para se sentirem seguros e tranquilos no novo ambiente. Por isso, estabelecer rotinas com os bebês lhes ajudará a se sentirem melhor.

Além disso, esse detalhe pode ajudar a fazer com que a vida seja mais fácil para a família toda. O importante é levar em conta que, durante os primeiros meses de vida do pequeno, é preciso encarar esse momento com calma e ter o tempo necessário para conhecê-lo.

Assim, será possível trabalhar o estilo e os hábitos considerados mais oportunos.

A importância das rotinas com os bebês

No início, o bebê não consegue entender a maioria das coisas que acontecem ao seu redor. Por isso, é necessário ajudá-lo a se acostumar realizando certas tarefas em horários fixos e repetindo as atividades diariamente.

A seguir, você vai encontrar algumas ideias para criar uma rotina que funcione para você e para seu pequeno.

1. Ensine a diferença entre a noite e o dia

Muitos bebês confundem os dias com as noites. Certamente, você poderá observar que, por vezes, o bebê dorme durante períodos prolongados durante o dia e que, em outras, tem dificuldade para dormir à noite. Ensiná-lo a entender essa diferença é um passo importante para criar uma rotina prática.

Para torná-la possível, troque a roupa do bebê antes de colocá-lo para dormir e repita essa atividade quando ele acordar. O objetivo é mostrar a ele a chegada da noite e o começo de um novo dia.

Ao mesmo tempo, durante o dia mantenha a casa iluminada e não evite fazer barulhos; à noite, pelo contrário, tente mantê-la menos iluminada e mais silenciosa.

Essas mudanças vão proporcionar ao bebê a oportunidade de aprender a dormir durante a noite e aproveitar o dia para brincar e socializar.

rotinas com os bebês

2. A rotina do seu bebê é uma prioridade

O ideal é manter a rotina do bebê o mais regular possível, especialmente quando ele ainda está se acostumando. Faça com que seu pequeno seja uma prioridade, pois isso o ajudará a compreender que algumas coisas acontecem em momentos específicos.

Um hábito também pode te ajudar a manter o foco e a ordem no dia a dia, em meio ao constante vaivém de necessidades e atenções que um bebê requer.

Naturalmente, a chegada do pequeno vai fazer com que você fique mais ocupada e nem sempre possa se antecipar a cada contratempo.

No entanto, recomendamos que você tenha um momento diário para sair de casa, como caminhar ao ar livre ou visitar amigos, para acostumar o bebê a sair e descobrir o mundo que o rodeia.

A ideia de sempre colocar a rotina do bebê em primeiro lugar pode ser desanimadora, especialmente para as mães de primeira viagem. Então, não tenha medo de pedir ajudar a amigos, família ou um especialista se sentir necessidade.

“Antes de ensinar as crianças a ler, é preciso ajudá-las a aprender o que é o amor de verdade.”
–Mahatma Gandhi–

3. Aprenda a ler os sinais do bebê

Os sinais são indicações que o bebê emite para te avisar como se sente e do que precisa. Como mãe, você deve aprender o que significam os sinais do seu pequeno e como responder a eles.

Nesse contexto, deixe que o bebê te guie à rotina que mais lhe convier. Se você ler seus sinais, ele te dirá do que precisa.

No entanto, compreender o que seu bebê expressa vai demandar muito tempo e paciência.

Assim, tente observar quando seu filho se mostra cansado, com fome ou pronto para brincar. Essas informações te ajudarão a criar um hábito efetivo e te dará a chance de se antecipar às necessidade do seu bebê.

4. Ajuste a rotina do bebê de acordo com sua idade

Uma vez que você já tenha estabelecido uma rotina bastante previsível com o bebê, pode parecer difícil mudá-la de novo. No entanto, à medida que o bebê cresce, ele vai precisar tirar menos cochilos durante o dia e de mais tempo para brincar e fazer outras atividades.

Por outro lado, por volta dos 6 meses, ele também vai precisar começar a comer alimentos sólidos. Então, você terá que dispor de mais tempo para preparar suas refeições.

À medida que você aprender quais são as necessidade do seu bebê, essas mudanças de rotina vão parecer mais naturais.

rotinas com os bebês

5. Não espere a perfeição

A rotina do bebê nem sempre vai funcionar como um relógio. Embora os pequenos gostem de constância e regularidade, algumas mudanças podem acontecer à medida que eles crescem.

Você deve levar em conta que, por vezes, seu filho não vai querer cochilar à tarde, comer como de costume ou acordar na mesma hora. Assim, arme-se com paciência e se prepare para qualquer imprevisto!

Por fim, depois que você tiver compreendido a importância das rotinas com os bebês, use seus momentos de descanso para repor as energias e dedicar um pouco de tempo para si mesma.

Assistir aos seus programas favoritos ou tomar um bom banho quente vão te proporcionar a energia necessária para continuar aproveitando o crescimento do seu bebê.