A importância de cuidar dos dentes de leite

12 de julho de 2018
A certeza de que os dentes de leite não são definitivos não pode ser uma desculpa para não ensinar nossos filhos a cuidar deles. Higiene bucal é saúde. Neste artigo, vamos dizer o que você deve fazer para estimular bons hábitos nos pequeninos.

As mães de primeira viagem costumam ter dúvidas em relação ao momento em que devem começar a cuidar dos dentes de leite do bebê.

Depois de consultar as recomendações de vários odontologistas pediátricos, conseguimos chegar a uma conclusão que reúne a opinião da maioria dos especialistas. A partir dos seis meses, época em que começam a aparecer os primeiros dentinhos, devemos começar os cuidados.

O consumo de cálcio por meio do leite materno é um dos fatores essenciais no cuidado dos dentes das crianças. Uma boa dose de cálcio permitirá que os dentes de leite das crianças cresçam. Ao amamentar os bebês ou dar a mamadeira, estamos cuidando da alimentação e da saúde, incluindo nesse processo a dentição.

O cuidado com os dentes pode começar aos seis meses de idade.

Como cuidar dos dentes de leite antes do primeiro ano

Quando nossos filhos chegam ao primeiro semestre de vida, a amamentação materna exclusiva – recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – começa a ser combinada com outros alimentos como frutas e sopas.

Assim, a boca das crianças estará mais exposta a outros agentes que podem se transformar em focos de infecções.

Evidentemente, antes do primeiro ano de idade não se aconselha usar pasta de dente. Mas a partir dos seis meses, as mães podem limpar as gengivas dos bebês com um pano limpo e úmido.

Ao esfregar as gengivas você estará retirando os restos de leite e também estará fazendo uma massagem que vai aliviar os incômodos oriundos do surgimento dos primeiros dentes.

Quando se trata de bebês tão pequenos, a recomendação é começar a limpar os dentes com uma dedeira de silicone projetada especialmente para o seu dedo indicador.

Esse utensílio é perfeito para massagear as gengivas e limpar os primeiros dentinhos. As dedeiras são tão macias que o bebê vai achar que é o seu dedo. Assim, ele não vai resistir à limpeza.

Essa pequena dedeira é ideal porque na região frontal possui pequenos poros ou relevos que facilitam a limpeza. Dessa forma, limpar a boquinha do bebê será uma tarefa simples e agradável para ambos.

A idade perfeita para criar o hábito

dentes de leite

A escovação é uma rotina que deve ser aplicada pouco a pouco. Por esse motivo, insistimos em começar a aplicar técnicas pouco invasivas com as quais se pode garantir a higiene bucal de nossos filhos.

O objetivo é que, quando eles fizerem um ano de idade, você já possa trocar a dedeira de silicone por uma escova de cerdas macias para aperfeiçoar a limpeza.

Transforme cada sessão de escovação dental em uma divertida experiência.

O ideal é que, assim como nós adultos fazemos, você escove os dentes do seu filho após as refeições. Mas, sempre levando em consideração que um bebê deve se alimentar a cada três horas, você pode tentar limpar esses pequenos dentinhos três vezes ao dia.

É provável que algumas crianças resistam um pouco na hora da escovação. Se esse for o caso, você pode reduzir o número de sessões diárias. Passando, assim, a escovar quando a criança se levanta e quando vai dormir.

Conselhos das mamães

dentes de leite

A partir dos dois anos de idade, as crianças vão pedir para escovar os dentes de leite sozinhas. Mas o problema é que elas ainda são muito pequenas para escovar da maneira correta.

Nesse caso, o melhor a fazer é revezar. Diga ao seu pequeno que depois de você limpar os dentes dele, ele terá a chance fazer isso de novo e sozinho.

Muitas mães concordam sobre a importância de o creme dental não possuir flúor. Essa proposta está de acordo com as afirmações dos dentistas. Eles recomendam que as pastas de dente sejam fabricadas com ingredientes naturais. Dessa forma, é possível prevenir o risco da criança ingerir pasta com flúor, devido à dificuldade na hora de cuspir.

Aproveite os desenhos animados ou as séries infantis para mostrar aos seus filhos que os sorrisos bonitos são resultado de uma boa limpeza. Dessa forma, eles ficarão mais dispostos e felizes por escovar seus bonitos e delicados dentinhos.

Recomendados para você