A maternidade não é uma competição, aproveite!

· 8 de setembro de 2018
A maternidade não é uma competição e deve ser desfrutada. O objetivo não é ter o filho mais bonito ou mais inteligente. Muito menos consiste em ser a melhor dona de casa, capaz de manter a casa mais charmosa e cozinhar os melhores pratos.

A maternidade é, basicamente, a história que você escreve todos os dias com seus filhos. É isso que dá cor aos seus dias a partir do momento em que você materializou o milagre da vida. Por isso, o segredo da maternidade reside em desfrutar de tudo o que ela implica e oferece, que não é pouco.

Aproveite cada momento da maternidade

Quando você se torna mãe, é verdade que você se sente agoniada pelos conselhos que não deseja receber. Ainda se subjugando por tudo o que acha que deve fazer. No entanto, você só deve se concentrar no que realmente importa: essa vida que você começa a moldar.

Como você vai ver, as crianças crescem muito rápido e quando percebe, já é tarde. Por isso, você deve aproveitar cada fase da criança, cada momento que puder compartilhar. Com o passar do tempo, você se dará conta de que perdeu muito tempo em suas maratonas de organização e limpeza.

uma competição

Mas não há como voltar atrás. Há um momento que é para desfrutar com as crianças e gerar uma conexão única com elas. Uma conexão que não se repetirá nunca mais. Mesmo se você estiver cansada ou quiser encantar a todos com suas habilidades culinárias, brinque com seu filho. É disso que sairá o mel da maternidade.

Deixe de lado algumas tarefas para dedicar alguns minutos ao seu filho, escutando seus originais e engenhosos comentários. Responda também cada uma de suas espontâneas dúvidas e perguntas. Essa fase engraçadinha das crianças pode abrir caminho para histórias hilárias.

Nesse tempo compartilhado da maternidade, criam-se as melhores lembranças para o futuro. Dessa historia escrita em família, fica o melhor legado para seus filhos. Sem dúvida, você deve entregar-se à maternidade e não se preocupar com aquilo que pode deixar para amanhã.

No futuro, você não poderá mais carregar seu filho em seus braços. É assim, os filhos crescem rápido demais. Certamente, chegada essa fase, você não poderá oferecer todas as demonstrações físicas de carinho que dividiu em meio a tantos afazeres. Você terá perdido o tempo, terá perdido esses momentos de brincadeira na época mais maleável e inocente da vida de seu filho.

A maternidade anos mais tarde

Com o passar do tempo, as coisas terão mudado “um pouco” com esse pequeno filho que ontem não conseguia sustentar seu próprio corpinho. Mesmo assim, lembre-se sempre de um lema fundamental para todas as mães: “a maternidade não é uma competição, aproveite!”.

uma competição

Com certeza, essa etapa se apresenta com uma infinidade de dúvidas e medos que rondam a mente de seu filho. Pois, acontecem em razão de uma série de profundas mudanças corporais e hormonais. Ele enfrentará novos ritmos escolares, novas responsabilidades e obrigações.

Seu filho vai travar uma luta entre o humor e o amor. Nesse momento, aparecerão atos de rebeldia. Chega um momento em que a paciência, a temperança e a assertividade se tornarão seu escudo. Esse mesmo instrumento, o escudo, é  o que você deve delegar ao seu filho.

Dê ao seu filho todas as ferramentas que você considera fundamentais para poder lidar com essa fase difícil e complexa. Dotá-lo de armas que possam servir para toda a vida, de modo que se torne uma boa pessoa. Mas para isso, novamente, você deve dedicar tempo.

Solte o esfregão, deixe que o cesto de roupa para lavar se torne uma montanha, esqueça os deslumbrantes pratos de chefe de cozinha. Não é nada disso que seu filho realmente precisa. Ele precisa de você! Dessa forma, viva sempre o presente, acompanhando cada fase de desenvolvimento do seu filho.

Lembre-se de que a maternidade não consiste em uma competição entre as mães. A maternidade é aquilo que acontece enquanto seu pequeno cresce. Basicamente, é ser a melhor mãe para o seu pedacinho de céu. Permita-se aproveitar o presente mais belo da vida.