5 frases positivas que temos que dizer para nossos filhos

16 de março de 2018

Alguns pais demonstram interesse em seus filhos através de ações concretas de cuidado e proteção, mas não dão a devida importância para algo muito importante: expressar este interesse através de suas palavras. Com elas podem dizer frases positivas que chegam a causar um impacto emocional saudável em seus pequenos e na sua relação.

Antes de seguir lendo, responda esta pergunta: Você sabe quais são as frases de maior impacto para usar com seus filhos e ter uma boa reação?

Não fique preocupada se sua resposta for negativa. Neste artigo mostraremos as 5 frases positivas mais importantes que você deve expressar frequentemente para seus filhos. Elas vão ajudar suas crianças a terem mais confiança e segurança em si mesmos e em você. Assim que este texto não é motivo para desconforto e mais do que válida a leitura.

1.- “Você é importante e especial para mim”

É muito importante que seu filho entenda que quando foi criado, ele foi desejado e querido e não algo que simplesmente aconteceu. Faça ele se sentir como verdadeiramente é: um ser único, diferente e especial. E é tudo isso que justamente faz ele ser importante.

Nunca compare ele com ninguém e diga diariamente quão importante e especial ele é para você. Assim você o ajudará a desenvolver uma boa autoestima e maior confiança em si mesmo. Ele ou ela se darão conta que não estão sozinhos e que podem contar com você quando quiserem expressar algo positivo ou lidar com algum inconveniente.

2.- “Estou orgulhosa de você”

A maioria das vezes você pode ter utilizado a segunda destas frases positivas quando seu filho fez algo excelente. Por exemplo, quando teve boas qualificações, uma menção de honra, uma partida ganha, entre outras coisas.frases positivas para dizer para seu bebê

Mas dizer para seu filho que está orgulhosa dele não deveria sair de sua boca só quando obteve excelentes resultados em algum teste. Esta frase premia o esforço que você sabe que seu filho fez para alcançar algum objetivo, independente ou não de bons resultados.

Ao dizer esta frase você vai passar a mensagem que o que importa é ser você mesmo e não o que os resultados e êxitos trazem.

3.- “Sua opinião é importante”

Para que esta frase tenha um grande impacto é necessário manter uma boa comunicação com seu filho. Não imponha suas ideias à força e permita que ele expresse as suas. Mesmo que seu filho tome decisões que na sua opinião pareçam erradas, dê a oportunidade para ele colocá-las em marcha.

Se uma decisão parece equivocada você pode dar sua opinião à respeito, mas lembre-se que é decisão dele aceitar ou não seu conselho. Presta atenção quando ele fale e não fique só dando importância para suas próprias palavras. Assim ele ou ela entenderão que para você, a opinião deles é importante.

4.- “Desculpe”

É importante que você reconheça quando comete um erro com seu filho e que seja capaz de manifestar seu arrependimento pelo dano causado. Isto vai ensinar ele a fazer o mesmo quando ele ou ela tenham errado.

Portanto se em algum momento você gritou ou descarregou sua ira contra ele, vá o mais rápido possível a seu encontro e peça desculpas, mesmo que ainda ache que está com a razão. Isto ajudará em uma reconciliação entre os dois e melhorará sua relação.

5.- “Te amo”

Se seu filho pudesse ter certeza que você o ama, não faria tanta falta expressar qualquer uma das frases positivas anteriores. Mas como isso pode ficar claro para seu filho, se você não aproveita as oportunidades que tem para expressar esse sentimento, justificando tudo com o argumento “falta de tempo”?frases positivas para dizer para seus filhos

O amor é o ingrediente essencial para que uma família seja sólida, unida e saudável emocionalmente. Não deixe passar a oportunidade que você tem hoje de dizer “te amo” a seu filho, porque amanhã pode ser tarde.

Diga frases positivas que demonstrem amor

As frases anteriores são as que muitas vezes seu filho pede aos gritos para poder escutar saindo de seus lábios. Ele necessita de cuidados, comida, proteção, presentes, mas o mais importante e benéfico é o seu tempo.

Ensine valores importantes e diga todos os dias qualquer uma destas frases positivas que você aprendeu hoje. Você verá que elas podem unir sua família. Além disso, seu pequeno aprenderá que falar de suas emoções e sentimentos é algo natural e saudável. Com o passar do tempo, ele ou ela serão adultos com uma grande inteligência emocional.