Absorventes para seios: descartáveis ou laváveis?

Você sabe se vai precisar dos absorventes para seios quando seu bebê chegar? Fique por dentro e descubra qual tipo funciona melhor para você com base nas suas necessidades.
Absorventes para seios: descartáveis ou laváveis?

Última atualização: 07 Maio, 2021

Os absorventes para seios são um dos acessórios mais procurados pelas novas mamães, pois entre uma mamada e outra o seio materno pode ter pequenos vazamentos de leite que mancham tanto a roupa íntima quanto as mais externas.

Não tem como saber se você vai precisar deles. Talvez você acabe não precisando, e isso não significa que terá menos leite. Por outro lado, talvez você precise usar vários por dia porque tem vazamentos constantes. Nesse caso, ainda será necessário escolher entre usar absorventes para seios reutilizáveis ou descartáveis.

Independentemente de quais sejam suas necessidades e preferências, a seguir vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre os absorventes para seios.

O que são absorventes para seios?

Absorvente para seios em fundo preto.

Os absorventes para seios são pequenos discos colocados entre a mama e o sutiã e que têm a função de absorver as gotas de leite secretadas pelo seio, evitando irritações nos mamilos e prevenindo manchas nas roupas. Isso acontece principalmente nas primeiras semanas da lactação, quando a quantidade de leite que a mama deve produzir ainda não está regulada.

Atualmente, você encontra no mercado inúmeras marcas, tanto descartáveis quanto laváveis ou reutilizáveis.

Absorventes para seios descartáveis

Os absorventes para seios descartáveis são feitos de fibras sintéticas de celulose ou polipropileno e, como o nome sugere, são adequados para um único uso. São ideais para as primeiras semanas, pois têm uma capacidade de absorção muito boa.

Algumas marcas desse tipo de disco possuem uma parte adesiva para que possam ser colados no tecido do sutiã e, assim, oferecer maior sustentação e segurança.

Absorventes para seios laváveis

Quanto aos absorventes para seios laváveis, podemos encontrá-los de diversos materiais:

  • Tecido: são os mais básicos e são confeccionados de forma simples com tecido, de modo que ficam facilmente molhados e você poderá sentir a umidade em todo o mamilo e na aréola.
  • Algodão: são os mais utilizados e possuem várias camadas, sendo a mais próxima da pele macia e respirável, muito agradável ao toque. A camada do meio tem vários núcleos de absorção e a camada externa é à prova d’água para evitar que manche sua roupa íntima.
  • Ecológico: como as opções feitas de bambu. Oferecem grande maciez para a pele do mamilo que, às vezes, pode ficar irritada. Também possuem várias camadas, como a de microfibra, que seria responsável pela absorção, e a externa, que é impermeável para evitar o vazamento do leite.

Lembre-se de que os absorventes para seios reutilizáveis não têm a mesma capacidade de absorção dos descartáveis. A grande vantagem desses absorventes é que eles são laváveis e podem ser reaproveitados, o que os torna a opção mais econômica. Também é um produto que respeita o meio ambiente, pois não gera resíduos.

Quais são as marcas mais recomendadas?

Atualmente existem muitas marcas que comercializam esses produtos e muitos outros para a amamentação. Entre as favoritas das mães, podemos destacar as seguintes:

Mãe amamentando seu bebê.

  1. Medela: são as preferidas por sua grande capacidade de absorção. Contêm um forro macio de fibras naturais que ajuda a absorver imediatamente a umidade e é muito confortável em peles sensíveis.
  2. Chicco: as mães gostam dessa marca de absorventes por causa de sua absorção, por permitir transpiração e por garantir a sensação de pele seca.
  3. Avent: a textura colmeia desses discos é muito agradável ao toque. Eles são respiráveis e têm um núcleo ultra-absorvente, ultrafino e à prova de vazamentos.
  4. MAM: esses discos se caracterizam por serem extrafinos, discretos, macios e transpiráveis. As mães que optam por essa marca também falam de sua grande capacidade de absorção.

Além disso, podemos encontrar em muitos supermercado ou farmácias vários absorventes desse tipo que também funcionam muito bem. No final das contas, a melhor escolha depende de vários fatores, como qualquer outro produto. Depende muito de como a mãe perde leite para precisar de absorventes com maior absorção ou se já funcionam bem com uma menor capacidade de absorção.

Esperamos ter conseguido responder às suas dúvidas para decidir, com base nessas informações, quais os absorventes para seios que mais se adaptam a você e às suas necessidades.

Pode interessar a você...
5 remédios para aliviar a dor nos seios durante a amamentação
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
5 remédios para aliviar a dor nos seios durante a amamentação

A dor nos seios durante a amamentação ocorre geralmente nas primeiras semanas. Veja alguns remédios que podem solucionar o problema.