5 alternativas ao dever de casa para crianças nas férias
As férias são o momento perfeito para fazer uma pausa e desfrutar de outras atividades sem o rigor da rotina. No entanto, isso não significa que não seja uma possibilidade para dar vazão ao aprendizado e à curiosidade das crianças. Ao contrário, esse período possibilita outras formas de fazer isso, principalmente por meio da gamificação, onde o saber e o brincar andam de mãos dadas. Apresentamos 5 alternativas ao dever de casa para as crianças nas férias.
5 alternativas ao dever de casa para as crianças nas férias
É muito importante poder estabelecer um ritmo diferente durante as férias em comparação com a rotina do resto do ano. É tempo de dar tempo ao descanso e a formas menos reguladas de entrar em contato com as coisas que nos interessam. Vejamos algumas dessas alternativas ao dever de casa nas férias.
1. Organizar atividades ao ar livre
As crianças podem realizar atividades como caminhadas, piqueniques ou camping. Além disso, podemos estimular ou acompanhar o interesse de um tema anterior, mas com uma proposta diferente. Por exemplo, a uma menina interessada em insetos, podemos propor uma excursão ao ar livre para descobri-los, investigá-los e conhecê-los. Ao fazer isso, oferecemos uma experiência ao vivo muito enriquecedora que substitui a visualização de imagens em um livro, algo mais típico do resto do ano.
2. Descubra seus interesses
Uma boa opção é suscitar a seguinte pergunta: o que você quer fazer hoje? Dessa forma, não apenas proporcionamos um espaço para dialogar e descobrir os interesses das crianças, mas também as ajudamos a se conectar com seus desejos e exercer sua autonomia. Às vezes, surgem pedidos interessantes, como dormir mais tarde ou tomar café da manhã na cama um dia.
3. Organize atividades que sempre acabam “ficando para outro dia”
Durante o ano, às vezes não concordamos em procurar um determinado jogo de tabuleiro do fundo do armário porque é muito longo ou porque demoramos muito para prepará-lo. Costumamos descartar o quebra-cabeça de muitas peças porque não há espaço para mantê-lo até terminarmos de montá-lo. Para estes casos, as férias em casa são a oportunidade perfeita para especificar as propostas.
4. Reforce o que foi aprendido na vida cotidiana
Quando as férias são longas, como as férias de verão, podem ser criados momentos para reforçar alguns conceitos ou para voltar ao que foi aprendido. No entanto, isso não deve ser feito como algo primordial, mas em paralelo à atividade central.
Por exemplo, podemos exercitar a memória, a organização e algumas operações matemáticas pedindo às crianças que nos ajudem com a lista e com as compras no supermercado. Ou a leitura e a compreensão podem ser fortalecidas compartilhando uma história com elas à noite.
5. Prepare uma lista de propostas
Cada membro da família pode escolher uma atividade e combinar com todos um dia para realizá-la. Aqui o segredo é a colaboração, o brainstorming que traz a diversidade e também a alternância entre um calendário de planos e momentos para não fazer nada.
Além desta série de alternativas ao dever de casa nas férias, não cometa o erro de procurar substituir uma agenda por outra. Devemos evitar transferir para às crianças o próprio desconforto gerado pela incerteza de não saber o que fazer com elas.
Nesse sentido, não é necessário preencher um caderno de atividades nas férias. Também se trata de ter tempo livre para que as crianças possam se conectar com esse desafio de se adaptar, decidir como querem se divertir e até se cansar. O tédio também é um pontapé para criar e pensar em como se divertir.
Promova outras formas de aprendizado
Como destacamos, as férias podem ser uma oportunidade para reforçar alguns conhecimentos ou dar respostas às preocupações das crianças. No entanto, não se deve confundir o significado de cada tempo. As férias convidam a outros ritmos. Enquanto isso, no resto do ano, respeitamos horários, seguimos rotinas e fazemos lição de casa.
Por outro lado, também devemos expandir nossa própria concepção de aprendizagem. Por exemplo, nadar, andar de bicicleta ou cozinhar também são atividades que colocam nosso cérebro para trabalhar e nos permitem adquirir outras habilidades. A aprendizagem não se reduz apenas ao tempo e ao espaço escolar, muito pelo contrário. Qualquer experiência pode ser de aprendizado potencial.
Você não pode perder os momentos de lazer
É importante que as crianças aprendam desde cedo que o lazer também é produtivo. Nele podemos nos conhecer e dar lugar à criatividade, muitas vezes silenciada ou encoberta por uma lista de obrigações a cumprir. Caso contrário, podemos levá-las a pensar que o único momento que conta é quando fazemos certas coisas (como estudar ou trabalhar), o que leva à culpa pelo prazer e descanso. Possivelmente, os adultos podem precisar trocar esse chip, já que a sociedade em que vivemos nos diz que sucesso e valor são medidos pelo número de horas trabalhadas.
Saibamos dar a cada atividade o seu devido lugar para que possamos desfrutar de tudo e não gerar rejeição.
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