As crianças precisam de férias

A infância é a época perfeita para se divertir, relaxar e explorar novos horizontes. É por isso que as férias são tão necessárias. Vamos esclarecer parte de sua relevância a seguir.
As crianças precisam de férias

Última atualização: 05 Junho, 2021

As crianças precisam de férias como qualquer adulto. Mesmo crianças que frequentam creches precisam passar um tempo fora dela. Por mais que a escola ou os cuidadores do centro onde suas mães as deixam todos os dias sejam “incríveis”, os pequenos precisam ter um tempo para relaxar e se libertar das pressões, da disciplina, dos horários e das rotinas.


Decidimos escrever este artigo porque seu filho precisa e merece férias, boas férias.

A vida na escola

As férias são aquele “tempo longe” das atividades escolares e de todas as exigências dos centros educacionais. Elas foram criadas com o objetivo de proporcionar um tempo para relaxar e espairecer a mente das crianças para que elas possam iniciar um novo ano com a energia e concentração de que precisam.

A escola deve ser vista como o local de trabalho das crianças. Lá, elas devem seguir regras e horários rígidos.

Na escola, nossos filhos passam longas horas sentados assistindo às aulas dos professores, respondendo perguntas, resolvendo exercícios… Os minutos entre uma disciplina e outra servem apenas para respirar e tirar os cadernos da aula seguinte.

Todas as noites, quando chegam em casa, elas têm que fazer a lição de casa que cada professor deixou para o dia seguinte e estudar para as provas que virão em breve.

Mamãe, as crianças podem ficar física e mentalmente esgotadas com tanto aprendizado. Por isso, elas precisam de férias.

Permissões durante as férias

 

Criança dormindo com seu bichinho de pelúcia.

Quando as crianças estão de férias, é necessário ter certa condescendência com elas:

  • De manhã, elas podem ficar na cama o tempo que quiserem. Se não quiserem dormir depois do meio-dia, não precisam fazer isso. À noite, elas podem ficar brincando até mais tarde e dormir um pouco depois do horário normal.
  • Não é necessário ter pressa. O estresse de sempre estar correndo contra o tempo deve ser deixado de lado durante esse período. As crianças poderão se arrumar, se vestir, se pentear e tomar o café da manhã com tranquilidade. E sempre devem ter tempo para tudo. É importante deixá-las gastar o tempo que necessitarem para realizar qualquer atividade. Se quiserem ficar preguiçosas no sofá… deixe que elas fiquem. Isso é estar de férias!
  • Elas vão poder brincar e fazer o que nem sempre lhes é permitido: brincar com água, se molhar no quintal, brincar com lama, cozinhar por conta própria sem importar a bagunça que fizerem na cozinha… Sabemos que tudo isso pode assustar você, mas lembre-se de que se trata das férias dos pequenos. É normal soltar um pouco o freio, você não acha?

O que fazer durante as férias?

Nas férias de verão há muito o que fazer, mas o ideal é que as crianças tenham tempo para se dedicarem a qualquer atividade que durante o período escolar pode ser mais difícil: fazer aulas de natação, aulas futebol, de canto, etc., dedicar dias inteiros para treinar suas habilidades na dança e no bambolê, pular corda, aprimorar suas habilidades em construir e soltar pipas, dominar seu jogo virtual favoritoAs férias também são uma época para aprender.

Durante os meses de verão, as crianças podem visitar lugares exóticos, aqueles que quiseram visitar o ano inteiro. Elas podem viajar com os pais para conhecer outro país, ir a um parque de diversões especial que está na moda, visitar zoológicos, fazer uma excursão ou ir à praia e acampar por vários dias.

As crianças precisam de férias

As crianças precisam de férias para fazer o que amam, para ficarem despreocupadas e ter tempo só para elas. Mas, ouça bem, nas férias, o tempo dedicado a elas deve ser criterioso.

 

Mãe brincando com a filha no parque.

Se durante a época das aulas você estava concentrada no trabalho, seu filho precisa que você fique com ele durante os meses em que ele ficará em casa e se dedicará a várias atividades. É fundamental que você separe um tempo para isso e fortaleça os laços de afeto e de apego entre vocês.

Dê a si mesma a oportunidade de passar algum tempo ao lado do seu pequeno, livre das responsabilidades diárias profissionais que nunca têm fim. Elas sempre estarão lá quando você voltar.

As férias do seu filho não são para que ele fique com a babá ou com os vizinhos, e menos ainda um momento para ficar entediado em casa e não ter o que fazer. Você, como mãe, deve fazer de tudo para que seu pequeno se divirta e aproveite essa fase como ela é: maravilhosa e mágica.

Pode interessar a você...
A síndrome pós-férias em crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
A síndrome pós-férias em crianças

As crianças são especialmente vulneráveis a mudanças, por isso é normal que também sofram com a síndrome pós-férias após o fim dos meses de diversã...