7 animais de estimação para quem mora na cidade

05 Setembro, 2020
O espaço para animais de estimação em áreas urbanas tem características especiais. Afinal, não é o espaço mais adequado para animais que têm grande necessidade de movimento, como é o caso de alguns cães de raças propensas à caça. No entanto, existem muitas opções para a escolha do animal de estimação adequado.

A criação e a educação das crianças podem ser bastante beneficiadas pela convivência com os animais. No entanto, você deve ser muito consciente e responsável ao escolher os animais de estimação para crianças caso você more na cidade, para que todos se sintam confortáveis ​​e felizes por estarem juntos.

Os melhores animais de estimação para quem mora na cidade

É importante notar que o comportamento de um animal de estimação vai depender fundamentalmente da educação e do ambiente fornecidos pelo tutor. Até mesmo o animal mais carinhoso pode desenvolver problemas comportamentais quando exposto a contextos negativos.

No entanto, existem alguns animais que, por causa do seu temperamento mais equilibrado e amável, tendem a se adaptar melhor à convivência com crianças.

Além disso, certos animais de estimação exigem cuidados relativamente mais simples, seja por causa do seu tamanho pequeno ou pela sua natureza mais independente. Esse é um ponto muito interessante se estivermos falando de ter um animal de estimação na cidade e em um apartamento.

Para te ajudar a escolher, vamos conhecer a seguir os sete melhores animais de estimação para quem mora na cidade. Também te convidamos a aprender mais sobre cada uma dessas espécies antes de adotá-las como o companheiro da família.

1. Gatos

Os gatos podem ser o equilíbrio ideal entre um animal de estimação carinhoso, equilibrado e independente. Eles se adaptam muito bem à vida em ambientes fechados e não precisam de tanto espaço quanto os cães, de modo que são ideais para apartamentos.

Além disso, os gatos geralmente se acostumam muito bem às grandes cidades porque não precisam sair para passear, desde que tenham um ambiente enriquecido em casa.

recomendações de animais de estimação para crianças caso você more na cidade

2. Hamsters

Sem dúvida, os hamsters são um dos melhores animais de estimação para crianças caso você more na cidade. Além de exigir pouco espaço, uma vez que vivem principalmente dentro de uma gaiola, eles também precisam de cuidados simples e não consomem tanto tempo quanto cães e gatos.

É preciso ter em mente a importância de enriquecer a gaiola do hamster para ajudá-lo a manter um peso saudável. Dessa forma, evitamos os problemas comportamentais associados ao estresse e ao tédio.

3. Coelhos

Os coelhos também são excelentes companheiros para as crianças por causa da sua personalidade brincalhona, gentil e carinhosa. Eles também são muito dispostos ao adestramento e podem aprender a responder pelo nome, fazer as necessidades no lugar certo e até mesmo obedecer comandos e executar tarefas.

No entanto, esses roedores precisam fazer muito exercício físico. Portanto, devem ter liberdade para saltar e correr livremente pela casa ou em alguma área externa.

4. Tartarugas

As tartarugas são uma boa opção para quem procura um animal de estimação mais calmo e independente para os filhos. Elas se adaptam facilmente à vida dentro de um apartamento e não precisam sair para passear.

Embora esses pacíficos animais exijam cuidados relativamente simples, é essencial prestar muita atenção à sua nutrição para evitar quadros de constipação ou problemas digestivos. Além disso, também devemos ter o cuidado de escolher o terrário ideal para a espécie de tartaruga que escolhemos adotar.

“Certos animais de estimação exigem cuidados relativamente mais simples, seja por causa do seu tamanho pequeno ou pela sua natureza mais independente”.

5. Canários ou papagaios

Por sua vez, canários e papagaios são excelentes aves para fazer companhia às crianças e encher a casa de alegria. No entanto, é preciso prestar muita atenção à higiene da casa e da gaiola para evitar infestações de parasitas e outros patógenos.

Também é importante lembrar que as aves são animais muito inteligentes. Por esse motivo, elas devem ter um ambiente enriquecido para estimular a mente e, assim, evitar problemas comportamentais e sintomas de estresse.

6. Peixes

Certamente, os peixes não podem interagir com as crianças da mesma maneira que os outros animais dessa lista. No entanto, eles podem ser bons animais de estimação, especialmente para as famílias que têm pouca disponibilidade de tempo e espaço.

Para escolher o peixe mais adequado, será essencial ter atenção à escolha das espécies que vão conviver no aquário, bem como à manutenção da água.

recomendações de animais de estimação para crianças caso você more na cidade

7. Os melhores animais de estimação: cães

Jamais poderíamos deixar os melhores amigos do homem – e das crianças – fora dessa lista. Os cães são capazes de ensinar muitos valores para as criançastais como amizade, lealdade, perseverança, respeito pelas diferenças e amor livre de qualquer preconceito.

Os cães são animais muito sociáveis, mas requerem atenção e cuidados específicos para manter uma boa saúde. Portanto, antes de adotar um deles, é essencial avaliar a disponibilidade de tempo e espaço para oferecer uma vida digna e feliz ao animal.