Por que os bichos de pelúcia são os brinquedos preferidos das crianças?

02 Fevereiro, 2020
Os primeiros amigos dos nossos filhos são personagens geralmente inanimados, que os acompanham, dão confiança e enchem de momentos incríveis os dias deles desde o seu nascimento.

Sem dúvida alguma, os bichos de pelúcia são os brinquedos preferidos das crianças. Todo mundo tem na memória a imagem de sair carregando o seu preferido desde pequeno. Pode ter sido um urso, um elefante ou um personagem de algum filme, os bichos de pelúcia estiveram por aí desde sempre.

Possivelmente, entre as suas recordações mais nostálgicas da infância estará esse pequeno amigo que acompanhou você em cada momento de diversão. Todos nós já tivemos na nossa vida esse “companheiro” que durante a infância nos deu segurança e conforto em diferentes momentos. Na maioria dos casos, costuma ser um bicho de pelúcia.

Esses brinquedos felpudos, macios e abraçáveis costumam dar aos pequenos a tranquilidade e a harmonia que eles precisam quando não podem contar com a presença do seu laço afetivo mais próximo. Aliás, em certo ponto, ele faz o papel da mamãe, do papai ou da vovó em situações específicas.

O melhor amigo e companheiro

A verdade é que os bichos de pelúcia são os brinquedos preferidos das crianças não apenas por serem como eles são, mas também pelo que representam para elas. A sua textura e as suas características físicas criam uma grande empatia entre o objeto e a criança, que a leva a personificá-lo e a criar um laço afetivo com ele.

Desde uma idade precoce, o bicho de pelúcia faz parte dos seus dias, pois seguramente foi um presente de algum parente ou amigo próximo dos pais pelo seu nascimento. A presença do bicho de pelúcia preferido no seu berço ou no seu carrinho trará tranquilidade às suas atividades cotidianas.

A partir dos 8 meses, já será decisão da criança contar com a companhia desse brinquedo ou não. Muito provavelmente, o veremos acompanhando a criança nos seus passeios, na creche, nas consultas com o médico e nas visitas a familiares.

O bicho de pelúcia se transforma, assim, no seu amigo predileto, que lhe dá segurança e confiança quando a mamãe ou o papai não estão presentes, sobretudo quando chega o momento no qual a mãe deve começar a trabalhar.

os bichos de pelúcia são os brinquedos preferidos das crianças

Benefícios emocionais

Uma das razões pela qual os bichos de pelúcia são os brinquedos preferidos das crianças é que, com os seus lindos olhos, o seu nariz e o grande sorriso, eles fazem com que se sintam como se uma pessoa estivesse as acompanhando constantemente.

Com o passar do tempo, os bichos de pelúcia se transformam nos seus mais fiéis aliados de aventuras e passam a ser os seus primeiros amigos e confidentes. Ao ver as crianças interagirem com os bichos, você vai poder notar como o seu desenvolvimento social melhora.

Isso ocorre porque a criança dota de vida o seu querido brinquedo e o utiliza para expressar tanto a sua alegria e o seu carinho quanto as suas dores e a sua frustração. Isso o transforma na ferramenta perfeita para ensinar a criança sobre normas e bom comportamento.

“Os bichos de pelúcia são os brinquedos preferidos das crianças não apenas por serem como eles são, mas também pelo que eles representam para eles. A sua textura e as suas características físicas criam uma grande empatia entre o objeto e o pequeno”.

Novas habilidades de brincadeira

Esses brinquedos podem ser os melhores aliados para que o seu pequeno pratique algumas das suas habilidades como, por exemplo, explicar algum processo. Quando for a hora de escovar os dentes ou de se vestir, você pode pedir ao seu filho para mostrar ao seu bicho de pelúcia como isso é feito.

Além disso, as crianças em idade pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino fundamental adoram as brincadeiras nas quais devem assumir papéis diferentes. Isso porque esses momentos permitem que elas se comportem como adultos por um tempo.

Esse tipo de brincadeira é fundamental no desenvolvimento de diversas áreas de aprendizagem da criança. Essencialmente, trata-se de compreender como funciona o mundo que as rodeia por meio dessas atividades.

os bichos de pelúcia são os brinquedos preferidos das crianças

Quando a criança deve se separar do seu bicho de pelúcia preferido?

Em geral, os pequenos precisam de um objeto de apego entre 8 meses e 3 anos de vida. No entanto, isso não quer dizer que vão querer tirar tal objeto de suas vidas definitivamente depois de passar dessa fase.

O laço criado é de suma importância para o pequeno. O seu bicho de pelúcia vai ajudá-lo a ficar um pouco mais independente dos seus pais. Posteriormente, quando o pequeno for se sentindo mais seguro de si mesmo, esse amigo vai perdendo o protagonismo na sua vida.

Não é recomendável sermos drásticos com a decisão de que a criança deve largá-lo porque achamos que ela já está muito grande para carregar um bicho de pelúcia. Devemos nos lembrar de que esse é um objeto de apoio emocional e que, com o tempo, ela, por si mesma, vai encontrar o momento adequado para deixá-lo.

De modo algum tire o bichinho dela subitamente, nem faça com que ela se sinta mal falando que os bichos de pelúcia são para as criancinhas. Pelo contrário, devemos aceitar que eles representam uma parte importante da personalidade da criança e ajudá-la a buscar o melhor momento para se despedir deles.

Devemos nos lembrar de que os bichos de pelúcia são os brinquedos preferidos das crianças e, portanto, têm um lugar especial nos seus corações. Devemos deixar que elas curtam eles ao máximo e imortalizar com fotos essa conexão entre o amigo felpudo e as crianças.