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O que é a aprendizagem por pesquisa?

4 minutos
Surge uma interessante abordagem do ensino, denominada aprendizagem por pesquisa, que tem como objetivo promover uma atitude ativa dos alunos através da pesquisa como uma forma de aprendizagem.
O que é a aprendizagem por pesquisa?
María Matilde

Escrito e verificado por a pedagoga María Matilde

Publicado: 20 janeiro, 2021 20:00
Última atualização: 27 dezembro, 2022 11:01

Para que um aluno aprenda, não basta que ele memorize conceitos. Também é preciso que o seu interesse por um problema seja despertado e que ele se sinta motivado a buscar soluções e respostas. No âmbito da aprendizagem por pesquisa, a surpresa e a descoberta de ideias são os gatilhos para a exploração, a análise e a reflexão sobre os conhecimentos.

Curiosidade e pesquisa, as bases da aprendizagem por pesquisa

A aprendizagem por pesquisa é uma abordagem de ensino-aprendizagem por meio da qual o professor ajuda os alunos a encontrar soluções para problemas educacionais. Assim, a aprendizagem por pesquisa tem como objetivo motivar os alunos a participar, de forma ativa e colaborativa, de um processo de pesquisa.

Nesse processo, devem ser feitas perguntas, iniciando um caminho ativo de observação, coleta e análise de informações, bem como de busca bibliográfica e empírica, para que seja possível interpretar os dados e chegar a conclusões a partir de diferentes hipóteses e suposições relativas a um problema inicial.

o ensino por investigação

Portanto, é interessante o que propõe o estudo La indagación: una estrategia innovadora para el aprendizaje de procesos de investigación (A pesquisa: uma estratégia inovadora para a aprendizagem de processos de pesquisa, em tradução livre).

Nele, afirma-se que o ensino com base na pesquisa ajuda os alunos a estabelecer relações entre o teórico e o empírico de uma forma mais simples e a reconhecer a teoria que fundamenta o conhecimento prático.

Portanto, os pilares da aprendizagem por pesquisa são a curiosidade constante e a copesquisa realizada entre professor-aluno e aluno-aluno. E, conforme indica Patricia Escalante Arauz em um artigo, a aprendizagem por pesquisa consiste em “um processo que ocorre em um ambiente de aprendizagem física, intelectual e social”.

Principais vantagens da aprendizagem por pesquisa

  • Motiva e desperta o interesse e a curiosidade pelo conhecimento.
  • Incentiva e desenvolve a aprendizagem cooperativa e colaborativa, bem como a copesquisa.
  • Potencializa o pensamento sistemático.
  • Aguça a observação e a memória.
  • Promove a participação ativa dos alunos na aquisição de conhecimentos.
  • Desenvolve o pensamento crítico e a capacidade analítica.
  • Estimula a criatividade para justificar, argumentar e refutar conceitos e ideias.
  • Incentiva o uso de recursos tecnológicos que auxiliem na visualização, coleta, análise e armazenamento de informações e conhecimentos.

A importância das questões essenciais na pesquisa

É necessário enfatizar que, para que o ensino por investigação seja realmente significativo, a proposta de ensino desempenha um papel fundamental. Ou seja, é muito importante a forma como o educador levanta o problema inicial que os alunos devem pesquisar.

Nesse sentido, para que a investigação seja efetiva, é preciso partir de questões essenciais e não de perguntas simples, pois estas últimas, conforme também sugere Patricia Escalante Arauz, são “uma janela aberta para o entendimento”.

A autora sustenta que não é igual fazer uma pergunta simples a partir de um fato, como, por exemplo: “O que é a arte do Renascimento?”, do que estabelecer uma questão essencial como: “Como a arte reflete ou muda a cultura?”

Certamente, uma questão substancial não tem uma resposta única e, portanto, ela incita e estimula a pesquisa e a investigação para compreender a sua resposta. É o próprio processo de investigação que leva os alunos à participação, ao diálogo, ao debate e à integração de disciplinas ou matérias para encontrar soluções.

o ensino por investigação

A aprendizagem por pesquisa e o papel da tecnologia

A incorporação da tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem por pesquisa de forma significativa. Internet, infinitos sites, aplicativos e plataformas de diversos tipos permitem que a pesquisa, em um processo de investigação, seja muito mais ampla, complexa e detalhada.

Graças à tecnologia, os alunos têm acesso a uma infinidade de conteúdos e informações. Além disso, eles também podem acessar diferentes formas de visualizar, organizar e armazenar as informações. E isso não é tudo, pois a tecnologia também permite que as crianças trabalhem remotamente, mas, ao mesmo tempo, de forma colaborativa.

Portanto, a aprendizagem por pesquisa, juntamente com os recursos tecnológicos que temos atualmente, é algo muito eficaz e poderoso. A tecnologia abre aos alunos um universo de infinitas possibilidades para explorar e descobrir o conhecimento.

Conforme mencionado no início, a pesquisa é um estado mental caracterizado pela curiosidade e pela investigação. Pesquisar é buscar a verdade, a informação ou o conhecimento. Portanto, a aprendizagem por pesquisa nunca é uma aprendizagem passiva, mas sim um ensino com base em um processo ativo no qual participam tanto o aluno quanto o professor.

Desse modo, faz muito sentido um postulado ao qual se referem muitos dos estudos e pesquisas que falam sobre a aprendizagem por pesquisa: “Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu lembrarei. Envolva-me e eu aprenderei”. Certamente, esse postulado define a essência da aprendizagem por pesquisa 

Para que um aluno aprenda, não basta que ele memorize conceitos. Também é preciso que o seu interesse por um problema seja despertado e que ele se sinta motivado a buscar soluções e respostas. No âmbito da aprendizagem por pesquisa, a surpresa e a descoberta de ideias são os gatilhos para a exploração, a análise e a reflexão sobre os conhecimentos.

Curiosidade e pesquisa, as bases da aprendizagem por pesquisa

A aprendizagem por pesquisa é uma abordagem de ensino-aprendizagem por meio da qual o professor ajuda os alunos a encontrar soluções para problemas educacionais. Assim, a aprendizagem por pesquisa tem como objetivo motivar os alunos a participar, de forma ativa e colaborativa, de um processo de pesquisa.

Nesse processo, devem ser feitas perguntas, iniciando um caminho ativo de observação, coleta e análise de informações, bem como de busca bibliográfica e empírica, para que seja possível interpretar os dados e chegar a conclusões a partir de diferentes hipóteses e suposições relativas a um problema inicial.

o ensino por investigação

Portanto, é interessante o que propõe o estudo La indagación: una estrategia innovadora para el aprendizaje de procesos de investigación (A pesquisa: uma estratégia inovadora para a aprendizagem de processos de pesquisa, em tradução livre).

Nele, afirma-se que o ensino com base na pesquisa ajuda os alunos a estabelecer relações entre o teórico e o empírico de uma forma mais simples e a reconhecer a teoria que fundamenta o conhecimento prático.

Portanto, os pilares da aprendizagem por pesquisa são a curiosidade constante e a copesquisa realizada entre professor-aluno e aluno-aluno. E, conforme indica Patricia Escalante Arauz em um artigo, a aprendizagem por pesquisa consiste em “um processo que ocorre em um ambiente de aprendizagem física, intelectual e social”.

Principais vantagens da aprendizagem por pesquisa

  • Motiva e desperta o interesse e a curiosidade pelo conhecimento.
  • Incentiva e desenvolve a aprendizagem cooperativa e colaborativa, bem como a copesquisa.
  • Potencializa o pensamento sistemático.
  • Aguça a observação e a memória.
  • Promove a participação ativa dos alunos na aquisição de conhecimentos.
  • Desenvolve o pensamento crítico e a capacidade analítica.
  • Estimula a criatividade para justificar, argumentar e refutar conceitos e ideias.
  • Incentiva o uso de recursos tecnológicos que auxiliem na visualização, coleta, análise e armazenamento de informações e conhecimentos.

A importância das questões essenciais na pesquisa

É necessário enfatizar que, para que o ensino por investigação seja realmente significativo, a proposta de ensino desempenha um papel fundamental. Ou seja, é muito importante a forma como o educador levanta o problema inicial que os alunos devem pesquisar.

Nesse sentido, para que a investigação seja efetiva, é preciso partir de questões essenciais e não de perguntas simples, pois estas últimas, conforme também sugere Patricia Escalante Arauz, são “uma janela aberta para o entendimento”.

A autora sustenta que não é igual fazer uma pergunta simples a partir de um fato, como, por exemplo: “O que é a arte do Renascimento?”, do que estabelecer uma questão essencial como: “Como a arte reflete ou muda a cultura?”

Certamente, uma questão substancial não tem uma resposta única e, portanto, ela incita e estimula a pesquisa e a investigação para compreender a sua resposta. É o próprio processo de investigação que leva os alunos à participação, ao diálogo, ao debate e à integração de disciplinas ou matérias para encontrar soluções.

o ensino por investigação

A aprendizagem por pesquisa e o papel da tecnologia

A incorporação da tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem por pesquisa de forma significativa. Internet, infinitos sites, aplicativos e plataformas de diversos tipos permitem que a pesquisa, em um processo de investigação, seja muito mais ampla, complexa e detalhada.

Graças à tecnologia, os alunos têm acesso a uma infinidade de conteúdos e informações. Além disso, eles também podem acessar diferentes formas de visualizar, organizar e armazenar as informações. E isso não é tudo, pois a tecnologia também permite que as crianças trabalhem remotamente, mas, ao mesmo tempo, de forma colaborativa.

Portanto, a aprendizagem por pesquisa, juntamente com os recursos tecnológicos que temos atualmente, é algo muito eficaz e poderoso. A tecnologia abre aos alunos um universo de infinitas possibilidades para explorar e descobrir o conhecimento.

Conforme mencionado no início, a pesquisa é um estado mental caracterizado pela curiosidade e pela investigação. Pesquisar é buscar a verdade, a informação ou o conhecimento. Portanto, a aprendizagem por pesquisa nunca é uma aprendizagem passiva, mas sim um ensino com base em um processo ativo no qual participam tanto o aluno quanto o professor.

Desse modo, faz muito sentido um postulado ao qual se referem muitos dos estudos e pesquisas que falam sobre a aprendizagem por pesquisa: “Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu lembrarei. Envolva-me e eu aprenderei”. Certamente, esse postulado define a essência da aprendizagem por pesquisa 


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