Aproveite sua maternidade

24 Setembro, 2017
 

Quando você fica grávida pela primeira vez, sente um pânico. Pouco a pouco, esse medo se dissipa e dá espaço para outras emoções, como a expectativa e a alegria. Tanto a gravidez quanto a chegada do bebê podem assustar, no entanto, o tempo e a paciência serão seus melhores aliados para poder superar cada etapa da criação. O segredo do sucesso nesta tarefa que nunca termina é: aproveitar a maternidade.

Aproveite cada minuto de sua gravidez. Todo dia será um desafio nesta nova etapa de sua vida, na qual você começa a sentir que tudo vira de cabeça para baixo, e que você faz parte de algo maravilhoso. Tente relaxar e mantenha-se sempre informada. Busque informações para que possa se antecipar e estar sempre prevenida para o que pode vir a acontecer. Esta já é uma característica das mães!

A fase de gestação passará em um piscar de olhos. Serão nove meses nos quais você deve estar atenta à sua saúde e às mudanças que o seu corpo experimenta, já que estará se adaptando para acolher o bebê mais lindo do mundo: o seu. Logo você se dará conta de que o bebê com quem tanto sonhava já está em seus braços. Quando você o carrega pela primeira vez, todas as células do seu corpo ficarão embriagadas de alegria e amor sem precedentes. Então aproveite, pois a vida é um presente e esse tempo passará muito rápido.

Esse bebê que veio ao mundo, e que tanto precisa de você, logo crescerá e se tornará uma criança independente e maravilhosa, que irá surpreendê-la com suas peripécias e a sua capacidade de raciocinar e aprender. Ria com ele, desfrute, e aproveite cada minuto ao seu lado porque é disso que a felicidade é feita: de pequenos momentos.

 
Aproveite sua maternidade

Aproveite a sua maternidade: a paciência é fundamental

Ao longo da experiência de criar o seu filho, provavelmente nem tudo será cor-de-rosa. É provável que haja momentos de angústia, de tensão, de raiva e até mesmo de frustração. Esses serão os momentos que a farão crescer como mãe.

Ser mãe não se mede pelo que se deixa para trás ao ter um bebê, mas pelo que se ganha ao tê-lo

– Anônimo –

É verdade. A maternidade está repleta de sacrifícios e muitos esforços, mas você verá que tudo valerá a pena; especialmente se no final do dia você pode se perder nos olhos de seu filho, e se fundir em seus abraços. Aproveite a sua maternidade!

Logo você verá que todos os esforços não são nada comparados ao amor que você recebe daquela criaturinha que lhe chama de mamãe. Cada momento ao seu lado será único. Cada fase será uma aventura e um desafio para ambos, e cada idade lhe trará um presente.

No seu caminho, com certeza, você encontrará centenas de conselhos, sugestões e lições. Considere-os e pense neles com a cabeça fria. Estar relaxada, calma, e em paz é uma das melhores atitudes para levar a vida e vencer essa tarefa transformadora que significa ser mãe.

 

Para poder desfrutar a maternidade é necessário que você esteja sempre bem informada. Procure informações de fontes seguras. Dessa forma você conseguirá esclarecer suas dúvidas além de libertá-se de possíveis preconceitos que possam impedir que você aproveite essa fase.

Aproveite sua maternidade

Aproveite a sua maternidade dia-a-dia

Tente sempre fazer o que sente. Você verá que ser mãe vai fazer de você uma mulher muito intuitiva. Esse papel lhe ajudará a se conectar com a profundidade do seu ser, onde você encontrará o melhor guia para enfrentar os desafios de ser mãe.

Tente primeiro ouvir a si mesma antes dos demais. As mães costumam ser cercadas por muitas pessoas que opinam sem terem sido consultadas.

Outro conselho que a ajudará a aproveitar a maternidade é diminuir as suas expectativas. Tente ser gentil consigo mesma, cercar-se por outras mães que estão na mesma situação que você, e levar a vida passo a passo. Tire um tempo para você, cuide do seu ser interior, do seu corpo e das suas emoções.

Nunca desista, e se alguma vez se sentir sobrecarregada não tenha receio de pedir ajuda. Manter o equilíbrio interno de sua vida lhe levará a tomar boas decisões e permitir que veja as coisas com uma outra perspectiva.

 

E, acima de tudo, tenha em mente que o seu bebê crescerá. Por isso, o momento presente é o melhor momento que você tem. Estar presente aqui agora para o seu filho lhe permitirá aproveitar a maternidade da melhor maneira, e a guardar lindas lembranças que alimentarão a sua alma durante toda a vida.

  • Bowlby, J. (1986). Vínculos afectivos: formación, desarrollo y pérdida. Madrid: Morata.
  • Bowlby, J. (1995). Teoría del apego. Lebovici, Weil-HalpernF.
  • Garrido-Rojas, L. (2006). Apego, emoción y regulación emocional. Implicaciones para la salud. Revista latinoamericana de psicología, 38(3), 493-507. https://www.redalyc.org/pdf/805/80538304.pdf
  • Marrone, M., Diamond, N., Juri, L., & Bleichmar, H. (2001). La teoría del apego: un enfoque actual. Madrid: Psimática.
  • Moneta, M. (2003). El Apego. Aspectos clínicos y psicobiológicos de la díada madre-hijo. Santiago: Cuatro Vientos.