Por que é necessário abraçar sempre o seu bebê

· 20 de setembro de 2017

Você sabe sobre os benefícios que traz um abraço e por que é necessário para o desenvolvimento emocional do seu filho? Vamos explicar a você por que é necessário abraçar o seu bebê sempre.

Por que devemos nos abraçar?

Os benefícios dos abraços influenciam diretamente a nossa saúde. Não importa a idade, nós seres humanos precisamos receber abraços e carinho desde o momento do nosso nascimento.

O contato físico desempenha um papel muito importante no desenvolvimento de nossos neurônios, e para que eles não morram é importante estimulá-los desde que começamos a viver. Graças aos abraços somos capazes de reduzir e prevenir inúmeras doenças, tanto físicas quanto emocionais.

Quando abraçamos os outros liberamos o estresse, a ansiedade, a depressão, e aumenta a secreção de oxitocina, melhorando a nossa saúde.

Sempre que posso, vou ver meus amigos: abraço-os e deixo que me abracem

-Jorge Bucay-

Os benefícios de dar abraços

Aumento do nível de serotonina e dopamina

Conseguimos reduzir os níveis de estresse e melhoramos o nosso estado de espírito.

Melhora do sistema imunológico

O sistema imunológico se fortalece e aumentam a quantidade de glóbulos brancos.

Redução da pressão arterial

O abraço ativa os receptores de pressão arterial chamados de corpúsculos de Pacini, que em seguida enviam sinais ao nervo vago, uma área do cérebro que é responsável pela redução da pressão arterial.

Cuida do coração

Abraçar uma pessoa faz com que o ritmo cardíaco dela melhore.

Alivia o medo

Os abraços favorecem a oxigenação dos tecidos, isso aumenta o tempo de vida das células e impede o envelhecimento precoce.

Melhora o humor e traz felicidade

Quando alguém nos abraça sentimos a felicidade e segurança necessárias para elevar nossa autoestima, devido ao aumento da produção de serotonina.

Reduz o risco de demência

Precisamos dar e receber abraços durante toda a nossa vida, isso nos ajuda a prevenir a demência.

Os abraços tranquilizam e equilibram o nosso sistema nervoso.

Por que é necessário abraçar sempre o seu bebê 

Os cientistas consideram que o fator mais importante para o correto desenvolvimento de um bebê é o apego.

O apego é simplesmente o contato físico positivo, quer dizer, abraçar, beijar e fazer carinho no seu filho. Essas atitudes causam respostas neuroquímicas específicas no cérebro e levam à organização normal dos sistemas cerebrais responsáveis pelo vínculo.

Todos nós sabemos que durante os primeiros três anos de vida, o cérebro desenvolve por volta de 90% do seu tamanho adulto. Durante esse tempo o cérebro do bebê vai colocar em seu lugar a maior parte dos sistemas e estruturas que serão responsáveis por todo o funcionamento emocional, comportamental, social, e fisiológico para o resto da vida.

Por esse motivo inúmeros estudos científicos demonstraram que as crianças que recebem abraços e consolidaram o apego no seu dia-a-dia desde seu nascimento desenvolvem:

  • Melhores habilidades para controlar o estresse.
  • Estabelecem relações mais saudáveis.
  • Seu rendimento escolar é excelente.
  • Têm maior autoestima.

O que é a teoria do apego?

Os bebês tentam criar um vínculo com as pessoas que se encarregam de tomar conta deles, inclusive, com os adultos que não são muito afetuosos. Esse vínculo não está baseado somente na comida, mas também vai além da necessidade de alimentar o bebê.

Quando um bebê nasce ele busca essa proximidade da mãe através do choro, da necessidade de ficar no colo, de receber sorrisos e de ser amamentado. Nosso filho age assim porque precisa ser aceito e protegido incondicionalmente. E isso é a base da continuidade da espécie humana.

O apego vai ser um diferencial para toda vida. Os bebês que criam um apego saudável e seguro veem seus pais como uma fonte de consolo, e uma base sólida de onde podem explorar o mundo e brincar.

Graças à essa forte base emocional fundamentada na confiança eles vão se tornar adultos seguros, carinhosos e competentes.

O vínculo afetivo entre pais e filhos é fruto do cuidado e carinho diários. Embora o seu bebê seja o mais belo e encantador que você já viu, também é uma pessoa nova em sua vida, que você terá que ir conhecendo. Então anime-se, você tem a vida toda pela frente!