Você vai ter um bebê! 8 conselhos para pais de primeira viagem

· 12 de setembro de 2017

Você vai ter um bebê! Tudo é felicidade, emoção e ansiedade ao seu redor. Mais ainda quando se trata de pais de primeira viagem. Por isso mesmo você vai começar a perceber que um tsunami de conselhos vai começar a chover, vindos de muitos lados. A primeira regra para enfrentar esse novo papel consistirá, primeiramente, em seguir seu instinto: Ignore 90% dos conselhos!

Ninguém duvida. Certamente aquelas típicas dicas das avós, dos vizinhos, das mães são dadas com a melhor das intenções. No entanto, muitas delas podem ter ficado obsoletas ou não ter fundamentação científica. Você vai confirmar, com neonatologistas e pediatras, que é conveniente não dar muita atenção para essas antiquadas sugestões.

Você está a ponto de se transformar em uma mãe ou um pai e quer mergulhar com tudo nesse assunto? Então tome nota, porque os seguintes conselhos que oferecemos em Sou Mamãe são realmente excelentes.

8 dicas para pais de primeira viagem

É possível que o fato de ser pais de primeira viagem os deixe um pouco assustados. A ideia de estar verdadeiramente preparados para ser bons pais nos tortura dia e noite. Mas a realidade é que você precisa simplesmente seguir essas dicas para viver esse maravilhoso momento de uma maneira única, aproveitando do início ao fim:

de primeira viagem

  • Você pode, você é perfeitamente capaz. Trata-se simplesmente de pensar o que é o melhor para você e para o seu filho. Sem muitos rodeios. Com a ajuda do seu pediatra você vai saber muito bem como cuidar do seu filho, sem se importar com o que os outros vão pensar de você.
  • Funções divididas. Preparar mamadeiras, trocar fraldas ou se levantar no meio da noite se o bebê chorar é tarefa dos dois. Envolver-se no cuidado e na proteção da criança cabe tanto à mamãe quanto ao papai, igualmente. Inclusive, e talvez isso lhe surpreenda; essas tarefas são tão positivas que fortalecem o vínculo com o recém-nascido.
  • Conciliar os horários e as rotinas. Se vocês desejam ser pais de primeira viagem felizes, é essencial estabelecer momentos e horários para determinadas atividades e permissões para proporcionar ordem, bom comportamento e hábitos saudáveis para seu bebê.

Quando um recém-nascido aperta, com sua pequena mão, o dedo do seu pai pela primeira vez, este fica preso para sempre

-Gabriel García Márquez-

  • Permita-se. Presenteie algum ‘tempo livre’ para você mesmo. Provavelmente ninguém vai dizer isso para você, mas ser pai ou mãe é uma atividade complexa. Tudo é tão complexo, que muitas vezes você vai se sentir tão frustrado ao ponto de achar que não é capaz. Não é errado separar uma hora por semana para passar um tempo com sua vó, sair um pouco de casa, tomar um ar, comer tranquilamente ou tirar um cochilo.
  • Cuide das suas asas e se permita voar. Em vez de tentar moldar seu filho como você desejaria que ele fosse; o mais importante é pensar no seu filho. Simplesmente se trata de descobrir quem ele é para, finalmente, deixá-lo ser. É sempre bom estar preparado para o inesperado porque uma hora vai acontecer.
de primeira viagem

  • Adeus autocobrança. Não seja muito duro consigo mesmo. É normal que em alguns dias você não esteja com toda a paciência do mundo. Também é positivo se permitir deixar de lado aquelas coisas que não tem tanta importância. As tarefas domésticas podem esperar, a vida não. Não exija tanto de si mesmo, descubra todas as emoções que invadem sua vida nesse momento.
  • Agradeça! Aprecie a chance de ter dado a vida ao seu filho. Porque até aqueles aspectos que provavelmente você vai achar desagradável vão valer a pena. O cocô, as melecas do nariz, os choros, os gritos e as brigas serão apenas um detalhe da melhor coisa que já aconteceu na sua vida de casal.
  • Preparem-se para morrer de amor. É difícil de entender, complexo de se preparar, já que não se sabe como é até sentir na própria pele: o amor. Quando menos esperar vocês estarão amando mais do que poderiam imaginar, aquele pequenino ser. Acreditem, vocês ainda não chegaram a esse ponto, pelo menos não dessa maneira. Vai ser o dia mais maravilhoso de todos.

Como vocês podem ver, ser pais tem a ver com estar unidos e viver as mudanças de maneira positiva. Se entregar por completo à essa nova chama que se ilumina diante dos seus olhos apaixonados. Separe um tempo para viver esse momento e deixe sair todo o amor que está em você. Siga aquilo que suas batidas do coração disserem e relaxem porque vocês vão se sair muito bem nessa tarefa.