Areia Mágica! Vamos brincar com as crianças!
A areia mágica também é conhecida como areia cinética ou da lua. O melhor de tudo é que fabricá-la é muito fácil, simples e divertido.
Essa areia mágica deve seu nome às suas características. Trata-se de um objeto maleável que pode adotar diferentes formas. Também é possível fabricá-la em diferentes cores com a mesma técnica básica.
Quer conhecer outro dado que irá te conquistar? Esse cativante elemento requer poucos materiais para ser fabricado, e é absolutamente reutilizável. O que você está esperando para colocar as mãos à obra junto ao seu filho?
Materiais para fabricar a areia mágica
Como você verá a seguir, são poucos os ingredientes que você precisará para fascinar o seu filho com a sua criação. Você ficará surpresa de descobrir que a grande maioria dos elementos necessários podem ser encontrados na maioria das vezes em casa.
Preste atenção e anote. Com apenas quatro ou cinco ingredientes simples, você deixará os seus filhos tão felizes que eles te agradecerão por um longo tempo:
- Areia de cores
- Água
- Sabão
- Maisena
- Purpurina (opcional)
“Não existe presente melhor para o seu filho do que o seu tempo”
– Autor desconhecido –
Areia mágica, passo a passo
- Em primeiro lugar, escolha um recipiente grande e profundo para realizar a mistura inicial. Ali você terá que colocar toda a areia colorida e adicionar uma colher de maisena.
- É fundamental acrescentar de maneira correta esses ingredientes.
- Também é essencial evitar que os grãos da fécula de milho fiquem separados da areia.
- Lembre-se que você pode escolher a cor favorita do seu filho.
- Em um recipiente diferente, acrescente uma colher de água com um pouco de detergente ou sabão. Misture até obter um líquido homogêneo.
- Em seguida, você deve acrescentar essa última preparação líquida (água com detergente) no recipiente que contém a mistura anterior formada pela areia e pela maisena. Misture corretamente com o intuito de obter uma massa úmida.
- Retire o conteúdo do recipiente para amassar de maneira uniforme toda a mistura fazendo uso das suas próprias mãos.
- No caso de querer que a areia cinética tenha um aspecto brilhante, é possível agregar purpurina ou brilhantina da cor desejada.
- Pois bem, uma vez que você conseguiu uma massa semelhante à massinha, mas de corpo mais frágil, você já tem sua areia mágica pronta para começar a brincar com o seu filho.
Considerações sobre a areia cinética
Lembre-se de que as medidas exatas dos materiais para conseguir sua areia mágica dependerá sempre da quantidade de areia que você deseja fabricar.
Recomenda-se trabalhar com um recipiente de aproximadamente 100 gramas. Mas esse detalhe corresponde à necessidade pessoal de cada família.
Por outro lado, não se esqueça de que é fundamental conservar adequadamente essa preparação. Você não deve nunca deixá-la exposta ao mau tempo. Tome os cuidados necessários para, dessa maneira, poder conservar essa criação familiar.
Assim, sugerimos guardar a massa dentro de um recipiente fechado. Cheque se a tampa fecha perfeitamente. Porque disso dependerá a duração dessa invenção, já que assim estaremos evitando que se deteriore mais rápido.
Uma vez que você tenha a sua areia cinética em mãos, não se arrependerá de a ter fabricado, pois esse objeto com movimento próprio é tão estranho e curioso que você não entenderá nada até tê-lo em mãos. Os benefícios para as crianças são enormes!
Entre eles, podemos destacar que a areia não mancha nem cheira mal. Também não suja, já que os grãozinhos não se desprendem, permanecem juntos. Além disso, estamos falando de um material antibacteriano.
E você, se atreve a presentear o seu filho com esse maravilhoso objeto? Você verá que esse material único, a experimentação e o estímulo sensorial te deixará de boca aberta assim que você tocar nele pela primeira vez.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Andreeva, I., Petuhova, O., Vavilova, K., Volkova, T., & Shalaeva, S. DEVELOPMENT OF CHILDREN’S CREATIVE ABILITIES WHILE WORKING WITH KINETIC SAND. http://www.ocerints.org/socioint18_e-publication/abstracts/papers/153.pdf