Carta de um bebê que acorda à noite procurando pela mamãe

27 de agosto de 2017

Querida mamãe, eu sei que desde a minha chegada suas noites mudaram bastante. Cada noite se tornou mais difícil que a outra. Entendo também que isso afeta principalmente os seus dias . Eu observo você e reconheço seu olhar de cansaço. Por isso me sinto sortudo, abençoado. 

Mesmo se sacrificando e oferecendo tudo em troca de nada, eu percebo a felicidade que você sente apenas por me ter ao seu lado. Eu encontro nos seus braços o meu melhor refúgio, a verdade da vida e do amor. Você é calor e ternura. A alegria pela qual meu mundo gira.

Obrigada mamãezinha por me amar e dedicar pacientemente o seu tempo a mim. Por me ninar com tanta delicadeza e doçura. Eu também agradeço por cada vez que me ninou no colo, me tranquilizando à noite. E principalmente por aqueles lindo contos clássicos que você me conta enquanto deixa voar sua imaginação.

Não há nada mais relaxante para um bebê que a voz da sua mamãe

-Autor desconhecido-

As noites que temos desde quando eu nasci

noites

Eu consigo perceber, mamãe, como são as noites que passamos juntos desde o dia em que eu cheguei na sua vida. Por exemplo, ontem eu acordei várias vezes sempre pedindo que você me pegasse no colo. Eu fiz isso porque realmente precisava de você. Esse mundo, no qual não sinto a cada segundo as batidas do seu coração, me assusta.

Eu preciso da sua proteção, do seu colo e do seu carinho. Eu sinto tanta paz, amor e segurança nos seus braços, que não tenho palavras para fazer você compreender. De qualquer maneira, apesar da minha insistência, eu vi seu rosto compreensivo, resignado e disposto a satisfazer minhas necessidades.

Com o melhor dos seus sorrisos, você me oferece riqueza e saúde: o leite materno. Eu acariciei seu seio e me segurei em você com meus pequenos dedos. E embora suas pálpebras lutassem para se fechar devido ao sono, você não tirou os olhos de mim. Você olhava fixamente nos meus olhinhos, como se enxergasse mais além.

Eu compreendi assim, o que é o valor do sacrifício, da entrega, da dedicação. O amor verdadeiro e incondicional. A generosidade mais forte. Eu realmente valorizo tudo o que você fez e faz por mim todos os dias. Por isso, lhe ofereço minhas desculpas, mas explicando que eu apenas precisava sentir perto de mim o afeto e o carinho da minha heroína nessa jornada.

Eu sei que você precisa dormir. Mas sabe qual é o problema? Eu ainda não consigo controlar minhas fases do sono nem minhas necessidades. São respostas biológicas. Não escute quem afirma que tento manipular você. Eu preciso de segurança, assim como de uma barriguinha cheia de leite ou de uma fralda que não irrite minha pele.

O que eu quero que você saiba sobre mim

Não, eu não sei ainda qual é a importância e a função dos tetos e das paredes. Para mim, meu refúgio são seus braços. Minha salvação é você. Você é meu mundo, meu alimento e minha vida eterna. E não, não ouça quem diz que já é a hora de você tentar fazer com que eu seja mais independente.

Pois eu não deixo de ser um simples bebê de poucos meses. Com o tempo, vou aprender sobre autonomia e liberdade. E no momento certo você estará à altura desses ensinamentos e aprendizados. Mas agora me deixe aproveitar seu colo com todas as forças. Porque o tempo passa rápido, e quando você se der conta vai ser tarde demais: o tempo não volta atrás.

noites

Sim, não nego que preciso de você para absolutamente tudo. Você é o meu apoio e minha orientação. Minha luz e meu caminho. Acredite que eu preciso de verdade que você responda ao meu choro, que não é nem um pouco de capricho da minha parte. Obrigado por me fazer essa gentileza sem importar a hora.

Com todos esses bonitos gestos de amor você me ensina pouco a pouco que o mundo, afinal de contas, é um lugar confiável. Obrigado por me dar esse conforto de que tanto preciso todas as noites. Você até se esquece de que no dia seguinte precisa ir trabalhar ou fazer várias tarefas domésticas.

Força mamãe! Você está indo muito bem

Seja como for, fique tranquila, mantenha a cabeça erguida, sabendo que esse tempo é um investimento. No futuro esses detalhes que deixam as noites mais difíceis serão apenas uma lembrança. Uma história momentânea da sua força e da sua coragem. Um ligeiro sorriso vai aparecer no seu rosto porque para cada aborrecimento, mil bênçãos maternais virão à sua mente.

Enquanto isso, seus abraços, seus beijos e seus carinhos são tudo o que eu preciso. Mas, por enquanto, prometo que assim que estiver pronto seguirei o meu caminho. E aí sim, graças a tudo o que você fez por mim, minha trajetória será segura e feliz, por causa de todo o amor que recebi da minha pessoa favorita no mundo todo. Amo você com minha alma e meu coração.
Seu bebê