Hora de brincar! Atividades semanais para o primeiro ano do seu bebê

16 de novembro de 2016

Durante o primeiro ano da vida de um bebê os jogos e mimos são fundamentais para o seu desenvolvimento saudável. Nesta lista, apresentamos uma série de jogos separados de acordo com as etapas do crescimento que ajudam a fortalecer os laços efetivos com o seu bebê. A estimulação de sentidos da parte físico-motora e o estabelecimento de um ambiente que demonstre claramente ao bebê que ele está seguro e é amado, se alcança através destes pequenos sinais que são estabelecidos diariamente entre os pais e o bebê.

Através dos jogos a criança compreende pela primeira vez o mundo. Assim, vamos às atividades:

Hora de brincar! Atividades semanais para o primeiro ano:

Atividades de 0 a 3 meses

Durante esses meses o bebê praticamente não exerce outras funções que não sejam comer e dormir. A estimulação, então, deve ocorrer nos momentos em que o nenê esteja acordado, ativo e à espera da alimentação. Estimule seus sentidos ninando seu bebê com canções de berço, chamando seu nome e segurando sua mão, deixando que segure seus dedos e identifique você.

Após o banho, uma boa ideia é fazer pequenas massagens com cremes e óleos nas regiões do estômago e extremidades; isso ajudará na digestão e na movimentação de suas pernas e braços. Segure suas pernas e, movimente-as suavemente como uma bicicleta para fortalecer seus músculos. Ele também gostará de beijinhos nos pés.

Os pediatras recomendam a realização de passeios matutinos com o bebê para que os raios de sol da manhã estimulem em seu organismo a produção de vitamina D. Durante estes passeios, coloque algum brinquedo que emita sons perto dele.

Dance suavemente com o bebê em seus braços e cante para ele, fazendo caretas. Isso o divertirá muito e o ajudará na identificação da sua voz e gestos. Fale com ele alegremente.

Estabeleça rituais de relaxamento e proteção durante o banho e na hora de dormir. Posteriormente isso facilitará as coisas. Assim, antes do banho deixe-o envolto em panos ou nu por alguns minutos sobre seu berço, e ele saberá que rapidamente chegará a hora do banho.

Da mesma forma, antes de dormir climatize o quarto com luz fraca, pouco ruído e aparelhos eletrônicos desligados. O bebê rapidamente se acostumara a estes hábitos.

Atividades de 3 a 6 meses

bebe2

Nesta idade o bebê já identificou seu entorno e está ativo por mais tempo. Torne o banho uma brincadeira. Deixe que o bebê se divirta batendo na água com seus pés ou tentando pegar um patinho de borracha com as mãos.

Trocar as fraldas também é um momento para estimulá-lo e brincar. Faça “cosquinhas” em sua barriga, brinque e aproxime de seu rosto bonecos de pelúcia que ele goste. Cante para ele.

Nesta idade o bebê quer segurar tudo e colocar na boca. Atenção com os brinquedos, ele não deve ter peças pequenas. Chocalhos, bonecos de pelúcia que cantem e dancem com o toque e bolas são boas opções de diversão.

Deixe que fique de pé sobre suas pernas ou cama enquanto o apoia e canta. Os bebês amam que cantem para eles.

É uma boa idade para começar a ler livros infantis com muitas repetições e onomatopeias.

Atividade de 6 a 9 meses

bebe3

Nesta idade a criança já tem força o suficiente em suas extremidades para engatinhar. Brinque com ele com uma bola, ou faça com que pegue e jogue brinquedos.

Deixe que produza barulhos com um xilofone, piano ou qualquer brinquedo para crianças que emita sons ao ser tocado.

Introduza em seus brinquedos figuras geométricas. Ele já está começando a fazer pequenos barulhos para identificar objetos.

Atividade de 9 a 12 meses

A curiosidade impera nesta fase. Se já consegue engatinhar com segurança, a criança vai querer correr. Vai buscar formas de ficar de pé, se apoiando em mesas pequenas ou na parede.

Você deve supervisioná-lo a todo momento. Além de estabelecer um ambiente seguro, colocando protetores em tomadas e plugs. É aconselhável montar um acolchoado de espuma onde o bebê possa brincar e explorar sem riscos.

Continue ampliando seu repertório musical e realizando leituras. Chame-o pelo nome, expresse emoções com seu rosto. Nesta idade ele já poderá brincar de cavalinho e aproximar-se de animais domésticos para que brinque com eles.