4 artesanatos para trabalhar valores com as crianças

O artesanato ajuda a educar de maneira divertida e compartilhar momentos com a família. Nesta ocasião, você descobrirá como incutir valores para os seus pequenos através dessas atividades.
4 artesanatos para trabalhar valores com as crianças
Elena Sanz Martín

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Última atualização: 16 março, 2023

Para transmitir um ensinamento a uma criança, não é necessário dar longas explicações. Na realidade, os pequenos aprendem naturalmente interagindo com o ambiente e com seus educadores. Além disso, quando há um componente lúdico, esse aprendizado ocorre de forma simples e significativa. Por tudo isto, queremos apresentar alguns artesanatos para trabalhar os valores com as crianças e transmitir a elas os princípios que irão nortear as suas vidas.

Existem inúmeros valores e nem todas as pessoas os possuem e os priorizam. Por exemplo, o Ph.D. em Psicologia Simon L. Dolan foi capaz de identificar, por meio de sua pesquisa e muitos anos de trabalho na Área 51, valores universais básicos. Isso implica que nem sempre poderemos dedicar atividades específicas para que nossos filhos entendam cada um deles, mas sem dúvida poderão adquiri-los se puderem observá-los em seu ambiente.

No entanto, o artesanato pode ser uma excelente forma de aproximar os seus filhos daqueles princípios e qualidades que lhe parecem mais necessários e que você gostaria de incutir neles para o futuro. Os valores irão ajudá-los a tomar decisões, guiar seu comportamento e viver uma vida mais plena e harmoniosa ao aderir a eles. Então, por que não mostrá-los por meio de divertidas atividades familiares?

Artesanato para trabalhar valores com crianças

Aqui estão algumas opções divertidas que podem contribuir para esse propósito educacional. No entanto, lembre-se de de que você pode modificá-los ao seu gosto para adequá-los às necessidades e preferências de sua família.

1. Histórias com valor

As histórias infantis são uma ótima ferramenta para transmitir valores. Mas, e se em vez de apenas lê-las, você ousasse criar suas próprias histórias? Se os seus filhos forem maiores, cada um pode escolher um valor e criar uma história em torno dele, cujo tema e narrativa refletem uma situação em que é utilizado. Além disso, podem incluir desenhos.

Se seus filhos forem pequenos, é preferível que você trabalhe com eles e os oriente. Você pode propor uma situação inicial e deixá-los escolher o final captando o uso daquele valor. Por exemplo, dois esquilos se encontram na floresta, um deles tem muitas nozes e o outro nenhuma. Como a história se desenrolaria se o valor da generosidade fosse seguido?

O fato de as crianças poderem criar histórias com valores permite que elas também trabalhem a criatividade e a inovação. Se forem muito pequenas, podem receber ajuda ou orientação de um adulto.

2. As cartas dos valores

Seguindo o trabalho de Dolan, esse autor e sua equipe criaram um jogo de cartas chamado O valor dos valores, que ajuda as pessoas a identificar seus valores centrais. Se você não pode ou não quer comprá-lo, é possível fazer um artesanato relacionado que servirá para o mesmo propósito. Você pode fazer da seguinte forma:

  • Recorte vários cartões em forma de letras e escreva em cada um deles o nome de um valor. Você também pode adicionar um desenho que represente seu significado.
  • Quando todos estiverem prontos, distribua três cartões para cada jogador. Cada um terá que compará-los com os outros. Se algum cartão externo contiver um valor que lhe pareça mais importante do que os dos seus próprios cartões, você pode alterá-lo. Assim, ao final, você terá identificado quais são seus três principais valores.
  • Cada vez que um novo cartão é retirado, você pode falar sobre o que esse valor significa e em que situações ele ocorre. Assim, os pequenos irão entendê-los cada vez melhor. Ao brincar com crianças pequenas, pode ser benéfico dividir o jogo em várias sessões e completá-lo em dias diferentes para não sobrecarregá-las.

3. Receber as estações

Este é um dos artesanatos mais versáteis para trabalhar os valores, pois permite abordar muitos princípios diferentes. A ideia é que, no início de cada estação, a família se reúna para criar os enfeites de acordo com o momento, que depois serão colocados na casa.

Será um membro da família quem assumirá o controle: será decidido que tipo de decoração criar (um pôster, uma guirlanda ou uma colagem) e o tema (bonecos de neve, flores ou animais, entre outros). Além disso, esse mesmo membro atribuirá as funções aos restantes (quem desenha, quem corta, quem cola).

Com tudo isso, são trabalhados vários valores: cooperação, tradições familiares, liderança, planejamento e criatividade. Se você quiser fazer maior frequência, pode fazer o artesanato no início de cada mês e selecionar um tema adequado, como o carnaval em fevereiro ou a praia em agosto.

Para fazer um presente de coração, você pode usar garrafas, tampas, rolos de papelão, vasilhames, caixas e tudo que não se usa mais em casa. Além disso, se vocês colaborarem uns com os outros, a cooperação será reforçada.

4. Um presente do coração

Este último artesanato ajuda a trabalhar o cuidado com o meio ambiente, a inovação e o carinho, entre outros valores. Consiste em confeccionar, a cada aniversário da família, um presente para o homenageado com materiais reciclados.

É importante incentivar as crianças a levar em consideração o que o aniversariante gosta e tentar capturá-lo no presente. Por exemplo, se uma criança adora carros, pode ganhar um cartão com esse tema. Ou, se a mamãe gosta de corujas, pode ganhar um prato de café da manhã no formato desse animal.

Crie seu próprio artesanato para trabalhar os valores com crianças

As ideias acima são apenas algumas dicas que você pode colocar em prática, mas as opções são infinitas. Pense em um valor que você deseja transmitir aos seus pequenos e use o desenho, as brincadeiras, a arte e a criatividade para desenvolver novas atividades. Você pode até incentivar as crianças a proporem suas próprias ideias e, assim, potencializar sua iniciativa e fortalecer sua autoestima.

De qualquer forma, vocês poderão desfrutar de um momento agradável em família que, além disso, contribuirá para forjar aquela herança de valores que seus filhos poderão adquirir ao longo de suas vidas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.