Aprendendo a reciclar em família

03 Julho, 2020
Uma das melhores maneiras de ensinar seus filhos é pelo exemplo. Por isso, reciclar em família é uma boa ideia. Assim, todos ajudam o meio ambiente enquanto se divertem e aprendem sobre responsabilidade e compromisso.
 

Não há nada melhor do que transmitir certos valores aos filhos, aqueles ensinamentos que eles nunca esquecerão e que poderão até passar de geração em geração. Por esse motivo, reciclar em família é uma das atividades mais bonitas que podemos organizar. Vamos mostrar como fazer isso neste artigo.

Reciclar em família, uma tarefa de todos

A sociedade atual é uma grande geradora de lixo. No entanto, a boa notícia é que podemos fazer algo para mudar ou melhorar essa situação. A reciclagem e a reutilização de resíduos permitem cuidar do meio ambiente e, também, economizar dinheiro.

Além disso, reciclar em família é uma excelente alternativa para fortalecer os laços, criar vínculos mais estreitos e passar momentos divertidos e inesquecíveis, deixando de lado a Internet e as telas.

A conscientização sobre a importância de reciclar é o primeiro passo. Certamente, esses hábitos ecológicos devem ser praticados por todos os membros da família, mas principalmente pelos adultos, que são os exemplos ou os guias mais próximos das crianças.

Portanto, se você deseja que seus filhos reciclem, comece você primeiro! E não se trata apenas de separar os resíduos ou fazer vasos de flores com recipientes de plástico vazios, mas também desligar as luzes não utilizadas, fechar a torneira, entre outras ações cotidianas.

Alguns casais já têm esse hábito antes de serem pais, enquanto outros se conscientizam quando os filhos chegam. Outros pais, ainda, acabam aprendendo sobre reciclagem quando as crianças fazem perguntas ou com as informações fornecidas na pré-escola ou na escola.

 

Não importa quando você começa, o importante é começar o quanto antes. Reciclar em família nos torna partícipes de algo superior – em prol do planeta – e, ao mesmo tempo, nos dá a cumplicidade que tanto amamos com nossos filhos.

O fato de o seu filho pegar uma caixa de papelão e dizer que deve ser reciclado é um orgulho que poucos adultos podem desfrutar.

Aprendendo a reciclar em família

Como reciclar em família

Não é uma questão de se tornar um especialista em reciclagem de objetos e ir a extremos de um dia para o outro. As mudanças devem ser graduais, mas conscientes e crescentes.

Isso significa que você pode começar com uma ação simples e, uma vez que se torne um hábito, adicionar outra nova ação. Assim, sem perceber, você será um especialista na arte de reutilização de objetos.

Para reciclar em família, você pode seguir algumas diretrizes ou ideias, como as que  indicamos a seguir:

1. Aprenda

A base para transmitir algo às crianças é ter conhecimento. Recomendamos que você leia alguns artigos de jornal ou assista alguns documentários sobre tratamento, reutilização e reciclagem de resíduos. Dessa forma, você terá mais ‘autoridade’ para explicar aos seus filhos por que separar ou reduzir os resíduos.

 

2. Ensine

O segundo passo é educar e, embora possamos usar o exemplo, também seria bom se você tirasse algum tempo para explicar aos seus filhos o que aprendeu. Você terá que adaptar suas palavras à idade deles e oferecer exemplos para que fique mais claro. Sem dúvida, eles vão entender e se juntar à equipe ambientalista.

“Reciclar em família é uma excelente alternativa para fortalecer os laços, criar vínculos mais estreitos e passar momentos divertidos.”

3. Faça com que seja divertido

Não se trata de a partir de agora, como uma professora exigente, você passar a exigir que todos reciclem em casa. Você pode transmitir esses valores através de jogos ou atividades divertidas.

Por exemplo, monte ou coloque recipientes ou lixeiras de diferentes cores, de acordo com o material— papel, plástico, alumínio, vidro etc. — e cada vez que jogar um objeto no lixo, pergunte aos seus filhos qual o recipiente adequado.

Aprendendo a reciclar em família

4. Crie brinquedos

Artesanato e reciclagem andam de mãos dadas. Podemos usar todo tipo de coisas para fazer brinquedos e jogos para crianças. Assim, ao mesmo tempo que cuidamos do meio ambiente, também nos divertimos.

 

Existem muitas opções e tudo vai depender da nossa criatividade. Uma tarde chuvosa pode ser o momento perfeito para usar materiais recicláveis e transformá-los em castelos de princesa, foguetes espaciais, pistas de corrida, utensílios de cozinha ou qualquer outra coisa.

Reciclar em família é muito mais divertido e enriquecedor do que reciclar sozinho. Além disso, os benefícios são para todos. Anime-se e experimente!

Morales, R. (2017). La enseñanza por medio del juego para un mejor aprendizaje. Praxis Pedagogica.