O que fazer com as hemorroidas após a gravidez?

9 de abril de 2017

Embora não seja um tema elegante do qual nos encante falar, a verdade é que muitas mulheres sofrem em silêncio os incômodos e as dores das hemorroidas após a gravidez. Pode ser que algumas não tenham sofrido isso até agora, mas se você está sofrendo, tome nota destas dicas.

Sua aparição é muito comum devido ao esforço produzido durante o parto para causar a dilatação, e pela pressão que o bebê exerce sobre os vasos sanguíneos da pelves, dificultando o retorno venoso.

Aqui vamos lhe indicar o que fazer com as hemorroidas após a gravidez.

O que são as hemorroidas?

As hemorroidas pós-gravidez são veias que incharam e ficaram cheias de sangue. Estes tecidos inflamados aparecem na área retal e podem variar desde o tamanho de uma ervilha até um grão de uva.

Há hemorroidas internas e externas. Dependendo da pessoa, as hemorroidas podem causar coceira em algumas mulheres e para outras podem ser absolutamente dolorosas.

Se você teve hemorroidas antes da gravidez, há poucas possibilidades de voltar como antes. A boa notícia é que as hemorroidas podem ser tratadas em casa.

O que causa as hemorroidas pós-gravidez?

Para as grávidas, as hemorroidas são frequentemente o resultado do estresse nos meses antes e durante a gravidez. Você está carregando um ser humano em seu ventre, o que faz com que suas veias trabalhem mais fortemente para que o sangue chegue ao coração.

Quando essas válvulas se despertam, podem sangrar. Provavelmente você pode imaginar todo o estresse de carregar um bebê e depois empurrá-lo durante o parto. Isso faz com que as veias saiam.

Além disso, todos os hormônios que passam através do corpo da futura mãe afetam a maneira com que funciona resto do organismo.

As mulheres grávidas têm um considerável aumento do hormônio progesterona. Isso faz com que as veias se relaxem e seja gerado um pouco de esforço adicional para poder funcionar bem.

Por muitas razões, as mães também experimentam constipação antes do parto. Esta constipação começa um ciclo vicioso que gera as terríveis hemorroidas.

Como posso tratar as hemorroidas em casa? 

Há muitas coisas que você pode tentar para tratar as hemorroidas pós-gravidez em casa.

  • Aplicar cubos de gelo envoltos em um pano macio. Se você estiver no hospital ou um centro de parto deve preparar isso imediatamente após o parto
  • Aplicar um banho nessa área com água morna
  • Você pode alternar entre os cubos de gelo e o banho morno
  • Limpar a área genital de maneira suave com água morna e não usar papel higiênico
  • Nenhum produto de higiene pode ser usado, seja papel higiênico, toalhas sanitárias, entre outros
  • Converse com seu médico sobre os possíveis tratamentos de hemorroidas pós gravidez
  • Você pode tomar paracetamol ou ibuprofeno em doses recomendadas pelo seu médico. Ambos são seguros para remover a dor que geram as hemorroidas para as mães que estão amamentando.

O que mais posso fazer?

Se você quiser acelerar as coisas um pouco, poderá fazer algumas outras coisas.

  • Você pode seguir um tratamento para a constipação
  • Ir ao banheiro quando sentir necessidade de ir. Não se contenha por medo de sentir mais dor. A longo prazo, quanto mais você esperar, mais difícil será para poder recuperar, e suas hemorroidas irão piorar
  • Faça exercícios de Kegel para a sua área vaginal

Quando devo consultar meu médico sobre as hemorroidas?

Os momentos em que você deve recorrer ao seu médico são:

  • Quando estiver fazendo todo o tratamento em casa e ainda não notar nenhuma melhora depois de várias semanas após o parto
  • Se você observar que sua hemorroida é agressiva e persistente
  • Quando você tiver sangramento retal

Com isto em mente, certamente agora você tem mais claro como lidar com as hemorroidas pós-gravidez. Não deixe que este problema limite a sua qualidade de vida.