As vantagens das artes marciais

· 5 de julho de 2018
Quando alguém pratica artes marciais, sua vida muda. Assim como alguém muda quando leva alguma prática a sério. A marcialidade, o combate, oferece estrutura e disciplina à nossa vida e a arte nos dá destreza, beleza e suavidade.

Há um ano conheci um garoto de 7 anos. Ambos estávamos num centro chamado Céu, Terra e Homem, onde ensinam conhecimentos de meditação e também praticam Tai Chi, Karatê, Tae Kwon Do e outras artes marciais.

Esse garoto me disse enquanto esperávamos o mestre – que se chama Saúl Terán – que seus pais o tinham matriculado ali porque ele tinha problemas para controlar sua raiva. Mas que ele já havia superado isso, e que com o karatê tinha aprendido a controlar suas emoções.

O que ele disse me surpreendeu. Me pareceu impressionante que uma pessoa de 7 anos de idade falasse com tanta certeza e desenvoltura sobre a resolução de problemas profundos. O caminho dele foi o Karatê, mas há muito outros.

As artes marciais ajudam a controlar a mente

Um dos objetivos das artes marciais é ensinar métodos de defesa pessoal, movimentos que também permitem diminuir o risco de lesões em outros esportes ao oferecer o conhecimento de como cair ou escapar do contato de uma maneira segura.

artes marciais

 

Mas as artes marciais também concentram-se na autoconfiança, no respeito e na disciplina. Especialmente as artes que provêm do leste asiático, como o Karatê, o Tae Kwon Do e o Kendô, nas quais é crucial a imagem do sensei e a hierarquização entre as pessoas que as praticam.

A Associação Britânica de Artes Marciais ressalta que “ao dominar uma arte marcial, as pessoas usam tanto o corpo como a mente, o que não se pode dizer de todos os tipos de exercícios”.

A prática de alguma arte marcial implica, de maneira implícita, o aprendizado e o exercício da disciplina. Os aprendizes devem atender às indicações de seu mestre, além de ter que manter um uniforme limpo, ser pontuais, respeitosos, compassivos, constantes…

Seus praticantes se transformam em pessoas seguras e com maior autoestima porque a arte os motiva a aperfeiçoar sua técnica, a alcançar sucessos e ir ascendendo na arte. Faz com que seus praticantes tenham autoconfiança porque adquirem sucesso ao superar as dificuldades dos movimentos com perseverança.

A maioria das artes marciais provenientes do Oriente têm um grande componente espiritual, que busca a harmonia consigo mesmo, com o outro e com a Natureza. Pode-se meditar e fortalecer o espírito através da prática desses esportes.

Uma das diferenças entre as artes marciais e a mera belicosidade com violência física (brigas de rua), é a organização de suas técnicas num sistema coerente e a codificação de métodos efetivos.

artes marciais

 

Benefícios das artes marciais

Por tratar de muitas disciplinas, as artes marciais oferecem muitos tipos de benefícios. Mas em geral é possível conseguir uma redução de peso, tonificação muscular e um aumento na resistência cardiovascular por meio de sessões intensas de exercícios.

No Judô, por exemplo, podem ser queimadas mais de 300 calorias em um combate. Além de melhorar o estado físico e aumentar os níveis de equilíbrio, coordenação e flexibilidade.

O Kung Fu, por sua vez, é um combate muito completo, pois utiliza posturas baixas e bloqueios potentes, e tende a proporcionar um treinamento completo do corpo. Da mesma maneira, é uma das formas de arte marcial de maior disciplina.

Mas se o Kung Fu trabalha todos os seus músculos, existem artes marciais que enfatizam a força e a flexibilidade da parte superior e inferior do corpo. Assim, se você prefere trabalhar a força da parte superior do seu corpo, você pode escolher o estilo de boxe ocidental ou talvez o Karatê Shotokan do Japão.

Como alternativa, se você quer que suas pernas fiquem em forma, pode escolher um estilo de arte marcial com grande ênfase na força e na agilidade das pernas como o Tae Kwon Do. As artes marciais, em geral, podem nos ajudar a melhorar nossa capacidade pulmonar e respiratória, de modo que nosso corpo se oxigene de maneira eficiente – o que pode ser benéfico para controlar condições como a asma e outras doenças respiratórias.

Força, flexibilidade, elasticidade, rapidez e resistência são algumas das capacidades físicas que mais se beneficiam no treinamento de artes marciais. Por outro lado, no terreno da defesa pessoal, você deve saber que o que ensinam pode salvar vidas.