O que é a assembleia na educação infantil?
Muitos pais certamente se perguntam: “O que é a assembleia na educação infantil?”. E, quase certamente, quem faz essa pergunta são aqueles pais que começam a levar seus filhos à pré-escola pela primeira vez.
A assembleia na educação infantil refere-se a um recurso e uma atividade em si, mas que, por sua vez, é composta por uma série de tarefas. Vamos ver o que é isso especificamente.
O que é a assembleia na educação infantil?
É uma metodologia que é desenvolvida diariamente nas escolas, tanto no início como no final do dia letivo. Seu principal objetivo é gerar um espaço de diálogo e reflexão entre as crianças e seu professor.
Com isso, implica uma disposição específica das crianças, que devem se sentar em círculo ou em U, como em uma assembleia, e contando com o professor como guia ou moderador.
Trata-se de motivar os pequenos a colocar em prática todos os dias, através de várias tarefas e atividades, o desenvolvimento de suas competências linguísticas, cognitivas e sociais.
Todos os dias, a assembleia permitirá que os pequenos se cumprimentem, reconheçam o dia da semana, conversem e contem sobre suas experiências e necessidades, e que os professores proponham as tarefas e atividades que realizarão durante o dia na escola.
As referidas atividades estarão relacionadas com a unidade didática ou os centros de interesse que estão sendo trabalhados em sala de aula. Ou, se a assembleia acontecer no final do dia, o tema serão as experiências de aprendizado.
Portanto, por meio de diversas atividades, a assembleia é proposta como metodologia para gerar nos alunos aprendizados relacionados à autonomia, à aquisição e ao uso correto da linguagem, à ampliação do vocabulário, com a internalização de normas e escuta ativa, ou seja, o respeito pela vez e pela palavra do outro.
Em suma, a assembleia estimula a expressão, a comunicação e a socialização, ajudando e motivando as crianças a participarem e a expressarem as suas experiências e emoções aos colegas e professores. Dessa forma, contribui para reforçar valores como companheirismo, solidariedade e empatia.
Quais benefícios a assembleia proporciona na educação infantil?
Em primeiro lugar, a assembleia é um evento eminentemente comunicativo. Dele decorrem os objetivos, na forma de acordo e consenso que regerá democraticamente o cotidiano escolar.
É um espaço para construir rotinas e práticas baseadas em regras de diálogo, alterando o sentido histórico da disciplina tradicional que ordenava as tarefas com base na superioridade. A assembleia fixa objetivos cujo cumprimento recai sobre a responsabilidade assumida pelos membros e grupos que na sua interação formam o grupo de alunos.
Torna–se assim um espaço democrático , no qual as crianças expressam suas emoções, debatem e organizam a sala de aula, como um trabalho comunitário .
Na assembleia, elas aprendem a se colocar no lugar dos outros , praticam a escuta e a atenção, forjando sua personalidade.
Atividades realizadas em uma assembleia na educação infantil
A seguir estão algumas das atividades e tarefas que podem ser realizadas em uma assembleia.
Lista
Cada criança pode dizer bom dia e se apresentar. Uma atividade divertida ao fazer isso é pedir para os pequenos lembrarem aos colegas as vogais que estão presentes em seu nome.
Identificar a data
Em um calendário, os pequenos devem marcar o dia correspondente com círculos coloridos. Assim, eles estão aprendendo e revisando os números, e também aprendendo os meses do ano e sua ordem.
Contar aos colegas como foi o dia anterior
Os pequenos podem dizer se foram ao parque, contar histórias ou compartilhar o que jantaram na noite anterior, por exemplo. Essas informações podem ser usadas para apresentar uma atividade relacionada aos alimentos, seus tipos, de onde vêm e falar sobre a importância de se alimentar bem.
Fazer um registro climático
As crianças podem anotar em um diário específico para isso como está o dia, com sol, nuvens ou chuva, e até fazer desenhos. Elas também podem anotar e desenhar se estamos no verão, outono, inverno ou primavera, e assim aprender as estações do ano.
Lembrar as regras
As regras podem ser escritas em um cartaz ou parede com desenhos feitos pelos próprios alunos. Essas regras podem ser: cumprimentar ao entrar e sair da aula, levantar a mão para falar, esperar sua vez de falar, dizer se quer ir ao banheiro, agradecer, pedir desculpas e perdão, dar abraços, arrumar a sala depois de brincar, entre outros.
Falar sobre o que será aprendido no dia
Considerando a unidade didática ou o centro de interesse correspondente, podemos contar às crianças, por exemplo, que hoje elas vão conhecer alguns animais que vivem na água. Em seguida, fazendo perguntas como: “Você conhece algum?”, “Você sabe como eles respiram?”, “Você acha que eles são grandes?”
Essas perguntas podem ser usadas para descobrir o conhecimento prévio das crianças sobre o assunto. E pode ser uma atividade válida para todos os dias e todos os tópicos, unidades didáticas, trabalhos por centros de interesse que são trabalhados.
Mais atividades que acontecem em uma assembleia na educação infantil
Distribuir tarefas e organizar o grupo
Uma boa ideia é distribuir tarefas, mesmo que sejam simples como: “Ivan, você pode ficar de olho e avisar quando seus colegas quiserem falar?”, ou “Clara, hoje você é responsável por manter a lousa bem limpa”.
É sempre bom que as crianças assumam alguma responsabilidade e sejam elogiadas se forem bem depois que o dia escolar terminar.
Armazenar e organizar tudo em seu lugar
Como a assembleia também é válida para encerrar o dia letivo, uma atividade que pode ser feita antes de sair da aula é uma rotina de pedidos diários. No ritmo de uma música, os pequenos devem arrumar e organizar os brinquedos, ordenar as cadeiras, pegar coisas do chão, procurar suas mochilas e casacos, etc.
O que considerar no que diz respeito à assembleia na educação infantil
A duração e as características da assembleia na educação infantil vão depender da peculiaridade do grupo de alunos. Com isso, a assembleia deve ser flexível e se adaptar às circunstâncias do dia, aos interesses, e às necessidades e particularidades tanto da classe, em geral, como de cada um dos seus membros, em particular.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Angelo, E. D., & Medina, A. (1997). La asamblea en educación infantil: su relación con el aprendizaje y con la construcción de la autonomía. Revista Investigación en la Escuela, 33, 79-88. Recuperado de https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/59831/La%20asamblea%20en%20educaci%C3%B3n%20infantil%20su%20relaci%C3%B3n%20con%20el%20aprendizaje%20y%20con%20la%20construcci%C3%B3n%20de%20la%20autonom%C3%ADa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Paniagua, G. (2006). Asamblea con los más pequeños. Aula de Infantil, 30, 11-15.