5 histórias infantis para educar seus filhos em valores

As histórias infantis são clássicas, divertidas e muito úteis na criação dos filhos. Descubra algumas das mais apropriados e quais valores você pode transmitir aos seus filhos com a leitura frequente.
5 histórias infantis para educar seus filhos em valores

Última atualização: 11 Junho, 2021

Educar em valores é essencial na infância. Esse tipo de educação, tão fundamental para qualquer ser humano em sociedade, começa em casa. Depois, são as instituições educacionais que reforçarão essas normas éticas. Porém, também existe uma série de histórias infantis para educar as crianças em valores.

Você sente que às vezes é difícil falar de solidariedade, empatia, tolerância e respeito com seu filho? É lógico, visto que esses são conceitos muito abstratos. No entanto, como bem sabemos, o valor dessas palavras na vida real é incalculável.

Você não conhece bibliografia adequada para abordar essas questões com seus filhos? Então confira a lista a seguir. Nela você encontrará as melhores histórias infantis para educar seus filhos em valores. Tome nota das seguintes histórias e fábulas que fornecem princípios morais aplicáveis à vida cotidiana.

Histórias infantis para educar em valores, por tema

 

Crianças lendo juntas.

  • A Guerra. Essa narrativa de Anaïs Vaugelade é recomendada para crianças maiores de 6 anos. Consiste na descrição da pior parte de uma guerra cuja origem ninguém se lembrava. Para encerrar a situação depois de tantos anos, Júlio declara guerra a Fabiano. Este último elabora um plano astuto e ousado para que ambos os lados levantem a bandeira branca. O percurso do texto convida os pequenos a refletir sobre a importância do diálogo e da comunicação na resolução de problemas.
  • A Força da Gazela. Carmen Vázquez-Vigo conta como um tigre malvado muda a vida na selva da Congolândia. Sua chegada ao local representou a morte da paz e da harmonia. Por essa razão, o Rei da selva (leão) junta forças para derrotar o tigre em equipe. No entanto, o plano não dá certo e, após esse aparente fracasso, a gazela se oferece para pôr fim ao conflito. O método pacífico mas eficaz da gazela revoluciona a selva. Dessa forma, a história infantil destaca a importância do diálogo na resolução de problemas.

Contra a discriminação e a favor da inclusão

  • Um e 7. A história de Gianni Rodari apresenta sete crianças de oito anos que são diferentes, mas iguais. Apesar de possuírem diversos traços físicos, gostos e habilidades, algo os unia. Basicamente, o fato de todos rirem na mesma língua. Nesse caso, o autor destaca a irracionalidade intrínseca à discriminação.

 

Crianças lendo uma história com ilustrações.

Moral sobre a empatia

  • Dois Monstros. De autoria de David Mckee, essa conto infantil traz a história de dois monstros que vivem em encostas diferentes da mesma montanha. Eles nunca conseguiram se ver, mas podiam conversar. Um dia eles brigaram, pois não conseguiam entrar em acordo sobre se o dia estava começando ou terminando. Assim, dos insultos, eles passam à agressão por meio de pedras, mas uma delas derruba o morro. Dessa forma, eles descobrem que ambos estavam certos. Essa simpática narrativa destaca o valor da empatia e mostra que toda verdade depende do ponto de vista a partir do qual se observa.

Uma história sobre tolerância e amizade

  • Sete Camundongos Cegos. Ed Young se baseia em uma fábula hindu clássica. Na obra, os sete camundongos cegos e coloridos encontram algo que chama a atenção na lagoa. Cada um tem uma hipótese diferente em relação ao que se trata, por isso a comunicação, a escuta, a tolerância e o respeito se tornam fundamentais para compreender cada ponto de vista.
Pode interessar a você...
Os contos de Perrault e sua influência na infância
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Os contos de Perrault e sua influência na infância

Os contos de Perrault contêm muitos valores que influenciam a educação emocional e moral das crianças, mesmo após mais de 300 anos.