Do que um bebê precisa ao sair do hospital?

14 Outubro, 2020
Não perca os detalhes de tudo o que deve estar preparado para quando você sair do hospital com o seu bebê para voltar para casa. Isso será muito útil!

Quando uma mulher está grávida, antes de dar à luz, ela pensa em tudo o que ela e o bebê vão precisar enquanto estiverem no hospital. De fato, as malas para esse lindo momento já ficam prontas dias antes. Mas do que um bebê precisa ao sair do hospital? Assim como é importante saber do que um bebê precisa enquanto está no hospital, também é importante estar atento para o que ele vai precisar ao sair.

Quando um bebê nasce saudável, ele pode ir para casa com os pais entre 24 e 48 horas após o nascimento. Alguns bebês prematuros tardios (nascidos entre a 34ª e a 36ª semana de gestação) também podem estar saudáveis ​​o suficiente para ir para casa após 48 horas no hospital.

Os bebês nascidos por cesariana (e suas mães) ou os bebês com complicações de saúde podem permanecer no hospital um pouco mais. Os bebês nascidos antes da 34ª semana de gestação precisam de cuidados hospitalares mais prolongados. Se o seu filho nasceu prematuro, talvez você fique nervosa ao voltar para casa, mas o médico vai te aconselhar antes desse momento para tranquilizá-la.

Do que o seu bebê precisa ao sair do hospital?

Muitos pais de primeira viagem fazem aulas de pré-natal antes do nascimento do primeiro filhoEssas aulas ajudam na preparação para o parto e fornecem informações sobre os cuidados básicos com o recém-nascido.

Coisas de que um bebê precisa ao sair do hospital

Embora cada aula seja diferente da outra, elas geralmente incluem dicas sobre alimentação, doenças comuns, cuidados diários, amamentação e segurança no assento do carro.

Antes que o bebê nasça, é preciso decidir quem vai dar a ele os cuidados médicos regulares e contínuos, mas, ao sair do hospital, você deve saber algumas coisas de que o seu filho vai precisar:

  • Um quarto mobiliado em casa. O espaço deve ter tudo o que for necessário para cuidar do seu bebê, por exemplo, uma cômoda, um berço com colchão adequado, câmeras de vigilância, etc.
  • Um carrinho de bebê. Adequado para o seu filho, confortável e seguro.
  • Roupas de recém-nascido. Não precisam ser muitas porque o seu bebê vai crescer rapidamente e mudar de tamanho em breve.
  • Fraldas. Pense se você quer fraldas ecológicos, de pano ou normais.
  • Produtos de higiene para recém-nascidos. Você vai precisar de gel e xampu para bebês, escova para a cabeça, gaze, soro fisiológico para o nariz, aspirador nasal, entre outros.
  • Cadeira para automóvel homologada para recém-nascido (grupo 0). Você pode comprar uma cadeira evolutiva para que dure mais tempo.
  • O cartão do bebê que será dado no hospital. Nesse cartão, estarão as informações do seu bebê desde o nascimento: peso, altura, anomalias (se houver), etc.
  • ChupetaCaso tenha dado uma chupeta ao seu bebê, você pode levá-la com você.
  • Produtos alimentícios. Se você não for alimentar o seu bebê através da amamentação, vai precisar de alguns itens, tais como mamadeiras (melhor ainda se forem anticólicas), esterilizador de mamadeiras, limpador de mamadeiras, etc.

Do que se lembrar ao chegar em casa?

É normal ficar nervosa na primeira vez que você leva o seu bebê para casa. Portanto, tente guardar esse momento para você e para a sua família, para que você possa se adaptar a todas as mudanças. E lembre-se do seguinte:

  • Bebês recém-nascidos podem ficar doentes facilmente. Tente manter o seu filho longe de qualquer pessoa com sintomas de resfriado ou gripe, principalmente nos meses de inverno.
  • Lave as mãos com frequência para ajudar a proteger o seu filho. Peça aos outros para que façam o mesmo.
Coisas de que um bebê precisa ao sair do hospital

Quando você deve levar o seu bebê para uma primeira consulta com o médico?

Um profissional da saúde deve examinar o seu bebê dentro das primeiras 48-72 horas após a alta do hospital ou a qualquer momento, se você sentir que o seu bebê não está bem.

Se o seu bebê nasceu prematuro, será desenvolvido um plano de acompanhamento com a equipe médica antes que o pequeno deixe o hospital. A equipe também vai garantir que você reconheça os primeiros sinais ou sintomas de qualquer problema.

Na primeira consulta, o médico vai:

  • Pesar o bebê, medir seu comprimento e a circunferência da cabeça se isso não tiver sido feito antes no hospital.
  • Verificar se há sinais de icterícia.
  • Verificar o tipo de alimentação.
  • Fazer um exame de saúde física.
  • Perguntar como vocês estão se adaptando.

O exame pode ser realizado pelo médico do hospital onde você deu à luz, pela sua parteira ou por uma enfermeira de saúde pública. Pode ser em casa, em um ambulatório ou na clínica de um hospital.

Com tudo isso em mente, você estará bem equipada para que nada esteja faltando ao levar o seu bebê do hospital para casa. A transição pode parecer assustadora, porém é mais fácil do que você imagina! O que importa é que todos estejam bem.

  • P., Rubio., Correia, C,. (2019) Embarazada, ¿y ahora qué?: Plan para cuidarse durante y después del embarazo. Editorial: Grijalbo